Anuncie no TUDO À MÃO. Ligue: (15) 3224 4123ASSINE O DIÁRIO. LIGUE: (15) 3224 4123
 
 
 
Ultima Edição:
25/7/2014
Outras Edições
 
publicado em: 27/09/2013 às 21h19:
Sem 'Cantata na Estação', programação de Natal do Paço se restringirá à Praça
Cantata teve seis edições e Secretaria de Cultura acena com sua volta em 2014
 
Texto:
 
 

Secretária municipal de Cultura, Jaqueline Gomes da Silva, reuniu à imprensa ontem à tarde para divulgar a programação de Natal'2013 (Foto: Secom)
 
 
Conforme divulgado pelo DIÁRIO, neste ano não haverá mesmo "Cantata de Natal na Estação", apresentação que ocorria tradicionalmente e com grande afluência e sucesso de público desde 2007. Porém, o Natal não passará culturalmente em branco em Sorocaba este ano, como fez questão de anunciar em entrevista coletiva à imprensa ontem à tarde, no Palacete Scarpa, a secretário municipal de Cultura, Jaqueline Gomes da Silva, adiantando que a Prefeitura concentrará as apresentações na praça Coronel Fernando Prestes. A programação se estenderá, como de praxe, de 9 a 21 de dezembro, com apresentações de corais e orquestra. O local também receberá, como habitualmente ocorre, decoração natalina, como o tradicional Presépio e a casa do Papai Noel. Em 2014, a secretária acena com a volta da "Cantata de Natal" à programação, mas em um novo formato e local, caso a Estação Ferroviária ainda não esteja pronta para receber o evento com toda segurança necessária para obter o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). 

Desde o início do ano, explicou Jaqueline, era sabido que o interior da Estação não poderia ser usado para apresentações por questões de segurança. Os produtores culturais que montaram as edições desde 2007 foram orientados a procurar um novo espaço para o evento e sugeriram a fachada da Estação, o que não teria sido aceito pelo então secretário de Cultura, José Simões de Almeida Júnior. Com o passar dos meses, com a produção sem ter um espaço definido e sem poder captar recursos junto às empresas, perdeu-se tempo de organização. "Isso não depende somente da Prefeitura. Para restaurar-se um prédio histórico, é necessário um trabalho que envolve todo o patrimônio, autorizações e editais", explicou Jaqueline quanto às adequações necessárias para que a antiga Estação Ferroviária volte a ser ocupada. 

A atual secretária de Cultura da Prefeitura adiantou também que em 2014 a apresentação começa a ser planejada desde o início do ano e dará oportunidade a diversas idéias, abrindo-se edital e licitação para a realização do evento. "Mas a Cantata trouxe à tona uma discussão sobre o patrimônio, que vai ser uma das prioridades deste governo. Tanto a Estação, como o Museu Ferroviário, no Jardim Maylasky, e o Museu de Arte Contemporânea (Macs) são um conjunto histórico. O patrimônio ficou muito tempo sem ser debatido", asseverou ela, lembrando outra impossibilidade do espaço receber a Cantata, visto que com sua realização na Estação o trânsito da avenida Dr. Afonso Vergueiro sofria interrupção, "o que agora será praticamente impossível também, já que haverá um novo shopping próximo ao local, o que dificultaria ainda mais o movimento". 

PROGRAMAÇÃO - A professora Jaqueline Gomes da Silva assumiu a Secretaria de Cultura há menos de dois meses e afirma que a programação de Natal foi montada em cima do tempo hábil e da real possibilidade de espaços na cidade. "A praça Coronel Fernando Prestes, além de ser um ponto histórico, possui fácil acesso, banheiro público e estacionamentos, um conforto à população", destacou. As apresentações no local terão início no dia 9 de dezembro, sendo a abertura oficial às 19h30, com a apresentação do Coral e Conjunto de Sinos e Flautas da Igreja Batista Central. Durante a semana, a programação acontecerá em quatro horários ao longo do dia, às 16, 17, 19 e 20h30. Coros de Oficinas do Saber, escolas, igrejas e entidades, assim como a Banda da Polícia Militar/CPI-7 estão no calendário. Nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, haverá ainda apresentação do Coral e da Orquestra Sinfônica da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), num palco maior que será montado no dia 18. 

Cinco apresentações natalinas também estão programadas, por outro lado, para serem realizadas em bairros das zonas Norte, Oeste e Leste da cidade. As datas e atrações ainda serão definidas. No Parque São Bento, o evento acontece na área de lazer da rua Benedito de Oliveira Lousada; já no Parque Vitória Régia, será na rua João Martinez Peres. A arena do Parque João Pelegrini, no Central Parque, também receberá atrações e, na Zona Leste, os eventos ocorrem na área de lazer da rua Frei Henrique Schween, na Vila João Romão, e na rua Joaquim Machado, na praça em frente à igreja do bairro de Aparecidinha.  


 

 
 
 
voltar  
     
 
Diário de Sorocaba no Twitter