Anuncie no TUDO À MÃO. Ligue: (15) 3224 4123ASSINE O DIÁRIO. LIGUE: (15) 3224 4123
 
 
 
Ultima Edição:
31/10/2014
Outras Edições
 
publicado em: 10/07/2012 às 21h47:
Oficina ‘Grande Otelo’ abre inscrições para atividades dia 16
 
Texto:
 
 

Irão ocorrer atividades de formação, como oficinas práticas e palestras, e também ações de difusão cultural (Foto: Jota Abreu)
 
 
A Oficina Cultural “Grande Otelo” abre no próximo dia 16 de julho, segunda-feira, inscrições para a programação de atividades do segundo semestre. Vão ocorrer atividades de formação, como oficinas práticas e palestras, e também ações de difusão cultural, como espetáculos de teatro, dança, música, mostra de cinema e exposição fotográfica. As inscrições poderão ser feitas, a partir do dia 16, de segunda a sexta-feira, das 14 às 19 horas, e aos sábados, das 13 às 17 horas. A Oficina “Grande Otelo” está na Praça Frei Baraúna, s/nº, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3224-3377/3232-9329. As atividades são gratuitas, confira:

ARTES PLÁSTICAS

Oficina “OLHAR SOBRE SI – AUTORREFERÊNCIA/ AUTORRETRATO NAS ARTES VISUAIS”
Coordenação: Adriana Dias.
3/8 a 28/9 - sextas-feiras - 14h às 17h
Público: professores, artistas plásticos e estudantes de arte a partir de 16 anos
Inscrições: 16 a 31/7
Seleção: carta de interesse
15 vagas
A partir do olhar sobre si e da análise da obra e da biografia de artistas modernos e contemporâneos, que utilizaram a própria imagem como tema para sua produção, o participante será instigado a refletir sobre os conceitos pertinentes à autorrepresentação na arte e a realizar trabalhos exercitando sua capacidade expressiva e potencial poético.

AUDIOVISUAL

“Cinema de Quinta - Filmes de Primeira” 
Coordenação: Oficina Cultural Grande Otelo
16/8 a 27/9 - quintas-feiras - 19h às 21h
Indicação: ver classificação indicativa de cada filme
40 lugares por sessão
Projeto de exibição gratuita de obras cinematográficas aclamadas pela crítica e pelo grande público. Pautada pela qualidade e variedade de gêneros, a programação do será sempre diversificada, oferecendo ao público uma possibilidade de apreciação artística e cultural sempre às quintas-feiras.

COMUNICAÇÃO

“Jornalismo Cultural: O Discurso Contemporâneo”
11 a 13/9 - terça a quinta-feira - 19h30 às 21h30
Público: artistas, publicitários, jornalistas, estudantes de jornalismo e demais interessados
Inscrições: 16/7 a 11/9.
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas por palestra
Ciclo de três palestras em que os convidados debaterão a importância do jornalismo cultural, buscando a relação entre arte, cultura e mídia, além de fomentar a troca de informações entre veículos de comunicação, produtores culturais e artistas.

DANÇA

“Oficina de Dança Contemporânea: a Dança que Também Pertence às Ruas”
Coordenação: Douglas Emilio
11 a 27/9 - terças e quintas-feiras - 18h30 às 21h30.
Público: bailarinos, atores e demais interessados a partir de 15 anos com alguma experiência em dança
Inscrições: 16/7 a 6/9
Seleção: carta de interesse
15 vagas
Por meio do estudo e prática das técnicas e experimentos da dança contemporânea, a oficina propõe um trabalho de investigação da composição coreográfica e da performance que buscam a interlocução com os espectadores em espaços abertos e públicos.

“Solo de Dança Frágil”
Bailarina: Nathália Catharina
28/7 - sábado - 20h
Público: interessados em geral
Retirar convite uma hora antes do início da apresentação
40 lugares
A partir dos estudos de pinturas e fotografias de figuras femininas de mais de três séculos, a bailarina Nathalia Catharina transforma a bidimensionalidade das imagens em tridimensionalidade em seu segundo solo de dança. 

FOTOGRAFIA/LITERATURA

“Projeto: Sorocaba em Imagens e Palavras”

Para celebrar os 358 anos de Sorocaba, este projeto une fotografia e literatura com a proposta de compor narrativas com olhar voltado à ressignificação de paisagens e habitantes da cidade:

Exposição Fotográfica “Sorocaba, 358”
Curadoria: Beto Rocha
Abertura: 7/8 - terça-feira -visitação até 18/8 - segunda a sexta-feira - das 13h às 21h - sábados - 13h às 18h
Classificação: livre

Palestra inaugural: 
Fotografia de Rua, a Estética do Banal
7/8 – terça-feira – 19h às 20h
Público: interessados em geral
Inscrições: 16/7 a 4/8
Seleção: primeiros inscritos
20 vagas
A exposição “Sorocaba, 358” apresenta o cotidiano atual da cidade em 30 fotos. Na palestra antecedendo a abertura da exposição, Beto Rocha falará sobre a construção do olhar urbano e o desenvolvimento de uma “estética do banal” na imagem fotografada.

“Workshop de Fotografia: Cidade-Poesia, a Imagem que ninguém vê”
Coordenação: Rafael Pieroni
6 a 27/8 - segundas-feiras - 18h45 às 21h45
Público: interessados a partir de 16 anos com alguma experiência na área
Inscrições: 16/7 a 3/8
Seleção: carta de interesse e currículo
20 vagas
A partir da abordagem de conceitos de fotografia e exploração de recursos técnicos do equipamento digital, o workshop estimulará os participantes a criar ensaios e narrativas visuais tendo por tema o cenário urbano e os habitantes de Sorocaba. 

Workshop de Escrita: “Sorocaba entre cronistas e poetas” Coordenação: Camila Tardelli
31/8 a 28/9 - sextas-feiras - 18h45 às 21h45
Público: interessados em literatura a partir de 16 anos
Inscrições: 16/7 a 29/8
Seleção: carta de interesse
20 vagas
O workshop instigará a produção de crônicas e poemas a partir da leitura compartilhada de textos de diversos autores (como Drummond e Italo Calvino) e das imagens fotografadas no workshop “Cidade-Poesia, a Imagem que Ninguém Vê”, culminando em um evento com sarau e exposição conjunta dos textos literários e fotografias.

MÚSICA

Projeto “Sonoridades”
Numa mesma semana, este projeto traz uma pluralidade de sons nos cinco shows programados: artistas de tendências distintas apresentam repertórios cuja característica comum é a fusão de ritmos e influências de diferentes expressões musicais.
31/7 a 4/8 – terça-feira a sábado – 20h
Indicação: livre
50 lugares por show (retirar convite 1 hora antes do início de cada apresentação)

Programa:

Terça-feira - 31/7
ORQUESTRA DE CONTRABAIXOS TROPICAL
Repleto de elementos cênicos inusitados, o espetáculo “Carrancas Brasileiras” apresenta um repertório de músicas populares e eruditas escritas ou arranjadas para a inédita formação de cinco contrabaixos acústicos, apresentados de forma nada convencional. 

Quarta-feira - 1/8  
ANDRÉ MARQUES TRIO
O trio é o novo projeto do pianista e maestro André Marques, que integra também a Vintena Brasileira e Trio Curupira, além de fazer parte do grupo de Hermeto Pascoal. O repertório, em grande parte de sua autoria, é influenciado por ritmos de todo o Brasil e do mundo. 

Quinta-feira - 2/8
BANDA VELHA COTAÇÃO
Formada por músicos com experiência no rock e no jazz, a Banda Velha Cotação traz o show “Matizes do Rock: Elvis, Beatles e a Jovem Guarda”, que apresenta um repertório de clássicos do rock das décadas de 50 e 60, entremeado com comentários sobre a história das canções e seus célebres intérpretes. 

Sexta-feira - 3/8
NHOCUNÉ SOUL
O show “Banzo” traz uma mistura das raízes do samba e do soul, com entonações de peso da guitarra, resultando numa sonoridade dançante. Trata-se do trabalho mais recente do grupo e a apresentação faz parte da turnê de lançamento do álbum “Banzo”, que percorrerá seis cidades do interior com o apoio do ProAC da Secretaria de Estado da Cultura. 

Sábado - 4/8 
BANDA CATAIA
Com músicas originais e versões rearranjadas, a banda Cataia faz da pluralidade da terra da garoa e das influências trazidas de norte a sul do país suas bases sonoras. O show “Multicultural” apresenta um mosaico musical que alia baião, cordel, ciranda, forró e rock.

TEATRO

Espetáculo “Para desaprender as coisas” 
Direção e dramaturgia: Bruno Gavranic
21/7 - sábado - 20h
Indicação: livre
50 lugares (retirar convite 1 hora antes da apresentação)
“Para Desaprender as Coisas”, inspirado na obra de Manoel de Barros, nasceu de uma pesquisa sobre a potência expressiva da palavra como base da construção cênica e acompanha a formação do olhar de um menino que, através das palavras, constrói sua maneira de “desver” o mundo à sua volta. O espetáculo, contemplado pelo ProAC, traz no elenco artistas formados na Escola de Arte Dramática da USP: Fabiano Benigno, Liliana Junqueira e Vinícius Meloni.  

Espetáculos do Grupo Macumbambê de Teatro

Programa
18 e 25/8 - sábados - 17h: “Quinamba” e “Alumiai”;
1º e 15/9 - sábados - 17h: “Maria Amada”
Indicação: livre
50 lugares por dia (retirar convite 1 hora antes das apresentações)
O Grupo Macumbambê de Teatro apresenta “Quinamba”, história do capoeirista Tonho do Gunga, que deixou como herança a seus netos um berimbau – e agora os meninos devem seguir a tradição do avô; “Alumiai”, espetáculo composto por três histórias adaptadas de lendas folclóricas; e “Maria Amada”, em que Maria sofre por conta das maquinações de sua irmã, Alícia.

Projeto: “A dramaturgia de Luis Alberto de Abreu sob a ótica de grupos sorocabanos”

A partir de quatro esquetes cômicos, ambientados no interior de um ônibus urbano e escritos pelo dramaturgo e roteirista Luis Alberto de Abreu, este projeto convida companhias de teatro de Sorocaba para realizar quatro espetáculos diferentes, agregando, em cada uma das montagens, cinco jovens atores ou estudantes de teatro. 

Aula Inaugural: Tipos e Imagens Cômicas - A Função da comédia no Teatro Contemporâneo
Palestrante: Luis Alberto de Abreu
30/7 - segunda-feira - 19h às 21h
Público: diretores e atores das companhias convidadas e demais interessados em dramaturgia, a partir de 16 anos
Inscrições: 16 a 28/7
Seleção: primeiros inscritos
40 vagas
O autor discorrerá sobre a função da comédia no processo de crítica e desqualificação dos velhos valores, bem como sobre seu papel na construção de uma nova visão de mundo, de sociedade e do próprio ser humano.

OFICINAS DE MONTAGEM TEATRAL:

“Final de Novela Mexicana”
Coordenação: Cia. Clássica de Repertório
1/8 a 26/9 - quartas-feiras - 18h30 às 21h30 
Público: atores acima de 18 anos
Inscrições: 16 a 28/7
Seleção: carta de interesse e currículo
Cinco vagas
A montagem de “Final de Novela Mexicana” se pautará pela sátira ao desbragado melodrama característico das telenovelas mexicanas. 

“A Sensitiva e a Mulher-Macaco”
Coordenação: Camarim Cia. de Teatro
1/8 a 26/9 - quartas-feiras - 18h45 às 21h45
Público: atores a partir de 14 anos
Inscrições: 16 a 28/7
Seleção: carta de interesse e currículo
5 vagas
Na montagem desse texto que traz Xantra, a adivinha, e Monga, a mulher-macaco, os participantes poderão desenvolver uma linguagem relativa ao universo cômico popular que remonta aos saltimbancos e às trupes itinerantes. 

“O Homem ao Avesso”
Coordenação: Grupo Nativos Terra Rasgada
3/8 a 28/9 - sextas-feiras - 17h às 20h
Público: atores acima de 18 anos
Inscrições: 16 a 26/7
Seleção: carta de interesse, currículo e entrevista (27/7 - sexta-feira - 17 horas)
5 vagas
As confusões causadas por um bêbado no interior de um ônibus serão encenadas pelo Nativos Terra Rasgada, grupo contemplado diversas vezes pela Linc municipal e indicado ao prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro em 2011 pela montagem “Ditinho Curadô”. 

“O Parto”
Coordenação: Trupé de Teatro
6/8 a 24/9 - segundas-feiras - 18h30 às 21h30
Público: atores acima de 18 anos
Inscrições: 16 a 21/7
Seleção: carta de interesse, currículo e entrevista (23/7 - segunda-feira - 18h30)
5 vagas
A Trupé de Teatro, que pesquisa inúmeras linguagens teatrais com foco no teatro popular e na pesquisa clownesca, compartilhará seu processo de criação na montagem deste esquete sobre um absurdo e farsesco parto. 

Apresentação das Montagens e Diálogo com Luís Alberto de Abreu 
19/10 - sexta-feira - 17h
Indicação: livre
60 lugares (retirar convite 1 hora antes do início da apresentação)
Apresentação das quatro montagens ao público e ao autor Luis Alberto de Abreu, que conversará com todos sobre as propostas de encenações e sobre as experiências ocorridas ao longo do processo.

  

 
 
 
voltar  
     
 
Diário de Sorocaba no Twitter