Anuncie no TUDO À MÃO. Ligue: (15) 3224 4123ASSINE O DIÁRIO. LIGUE: (15) 3224 4123
 
 
 
Ultima Edição:
24/10/2014
Outras Edições
 
publicado em: 07/01/2012 às 20h27:
Ônibus Rosa e Azul fazem cerca de 25 mil atendimentos em 2011
 
Texto:
 
 

Os ônibus rosa e azul oferecem exames e orientações gratuitos para a população (Foto: Fernando Rezende)
 
 
Os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, fizeram, juntos, 24.803 atendimentos durante todo o ano de 2011. Deste total, o Ônibus Rosa foi responsável por 14.230 atendimentos e o Ônibus Azul atendeu a 10.573 homens ao longo do ano passado. O balanço mostra que a população utiliza os serviços oferecidos pelas duas unidades que percorrem, praticamente, todos os bairros da cidade.

 “O Ônibus da Mulher mantém a média do número de atendimentos realizados nos últimos anos; o que comprova a aceitação da unidade móvel pela população feminina da cidade. O Ônibus do Homem, com um pouco mais de um ano e meio de funcionamento, apresentou um número expressivo de atendimentos – quase 11 mil –, o que revela que o sorocabano está cuidando mais da sua saúde e isso é muito bom”, avalia o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe.

Cristiane Andréa Rosa, coordenadora do Programa de Planejamento Familiar da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), atribui o sucesso do Ônibus Rosa junto às mulheres sorocabanas ao fato de a unidade ir até elas. “Com o Ônibus, o acesso aos serviços de saúde fica mais fácil para as mulheres, porque a unidade vai até os bairros. Além disso, não tem agendamento; os atendimentos são abertos à população feminina, por livre demanda. Tudo isso, somado ao trabalho da equipe do Ônibus Rosa, que é formada por mulheres comprometidas, faz com que a unidade seja muito querida pela população”, comenta a enfermeira.

O coordenador do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem (Paish) da SES, o urologista Fernando Guimarães Russo Ramos, também acredita que a facilidade do acesso aos serviços de saúde fez com que o Ônibus do Homem prestasse uma média de quase mil atendimentos mensais no ano passado. “A população masculina vem aderindo cada vez mais aos serviços oferecidos pelo Ônibus do Homem porque é uma unidade móvel, ou seja, existe a praticidade e o acesso fácil ao atendimento prestado por um profissional de saúde: isso faz toda a diferença. Para este ano de 2012, queremos consolidar a função do Ônibus Azul como um promotor da saúde preventiva do homem”, diz.

SERVIÇOS - O balanço dos atendimentos do Ônibus Rosa aponta quase 1,2 mil registros mensais no ano passado, incluindo procedimentos de enfermagem, coletas de exames, testes de gravidez e orientações, entre outros serviços. Em 2010, foram 17.364 atendimentos no total.

Seguindo tendência de anos anteriores, o exame de papanicolau continua sendo o serviço mais procurado, com mais de 3 mil mulheres atendidas em 2011. Além disso, foram registrados 2.048 encaminhamentos para mamografia.

Também foram realizados 303 testes de gravidez; 2.518 mulheres foram encaminhadas para o Programa de Planejamento Familiar; 397 solicitações para a ultrassonografia e 2.469 testes de HIV e sífilis, pela campanha Fique Sabendo.

O Ônibus do Homem fez 8.077 consultas médicas no total; 1.546 homens passaram por atendimentos com enfermeiro e fizeram testes de HIV/ Sífilis, pela campanha Fique Sabendo e 46 foram atendidos dentro do Programa de Planejamento Familiar pedindo orientações sobre a vasectomia.

AGENDA - Entre esta segunda e quinta-feira, a equipe do Ônibus do Homem fará atendimentos em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. A unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba está passando por manutenção e deve voltar a circular pelos bairros na segunda quinzena do mês.

Na segunda-feira (9), a equipe do Ônibus Azul estará, das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas na UBS da Vila Nova Sorocaba, localizada na avenida Americana, 351; na terça-feira (10), os atendimentos serão prestados das 14 às 16 horas na UBS da Vila Haro, na rua Aristides Silva Lobo, 379.

Na quarta-feira (11), o médico urologista e os enfermeiros do Ônibus do Homem estarão das 9 às 12 horas e das 14 às 16 horas, na UBS Nova Esperança, localizada na rua Paula Mayer Cattani, 689; e, na quinta-feira (12), a equipe estará, das 9 às 12 horas, na UBS Vila Hortência, na rua Teodoro Kaisel, 677.

O Ônibus da Mulher também está passando por manutenção e deve voltar aos atendimentos normais ainda neste mês.

  
 
 
 
voltar  
     
 
Diário de Sorocaba no Twitter