Anuncie no TUDO À MÃO. Ligue: (15) 3224 4123ASSINE O DIÁRIO. LIGUE: (15) 3224 4123
 
 
 
Ultima Edição:
28/8/2014
Outras Edições
 
publicado em: 06/07/2011 às 20h15:
Aparecidinha se prepara para receber romeiros
Expectativa é de 50 mil pessoas neste domingo
 
Texto:
 
 

Infraestrutura do bairro já está sendo preparada para receber os romeiros devotos da Padroeira do Brasil (Foto: Fernando Rezende)
 
Veja mais Fotos
 
O bairro de Aparecidinha se prepara para receber neste domingo (10) cerca de 50 mil pessoas na tradicional romaria que leva, da Catedral Metropolitana de Sorocaba para o Santuário Arquidiocesano, a imagem de Nossa Senhora Aparecida. Oficialmente, a procissão ocorre há mais de cem anos, e a Prefeitura iniciou nesta semana os serviços de infraestrutura no bairro para receber os romeiros.

Segundo o padre José Antônio Leite, da Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida, o público deverá ser muito grande. Segundo ele, em 2010, a romaria foi prejudicada pelo feriado de 9 de Julho, mas, apesar disso, sempre fica em torno de 50 mil pessoas. “Com chuva ou com sol, o pessoal vem." Ele se diz encantado por uma imagem de apenas 13 centímetros, que sobreviveu a dois incêndios, trazer tanta gente, e deixa um convite à população sorocabana. “Todos serão bem acolhidos. É um local pobre, mas de coração grande, que acolhe com carinho a todos que vêm para cá.”

Leite explica que a imagem foi trazida de Lorena em 1782 por Antônio José da Silva, responsável pela construção da igreja antiga – que passou por dois incêndios provocados pelas velas que a iluminavam. “Oficialmente, as procissões acontecem a partir de 1899, mas se calcula que elas já existiam desde 1804”, lembra. Segundo ele, as romarias surgiram para levar a proteção da Santa à cidade de Sorocaba, que sofria com um surto de Febre Amarela.

INFRAESTRUTURA E COMÉRCIO – Nesta semana, a Prefeitura está executando os serviços de limpeza no bairro e a melhoria da estrada que liga a região do Alto da Boa Vista, devendo deixar disponível, no domingo, banheiros químicos para os romeiros, e reforçar a fiscalização do comércio ambulante que tradicionalmente se concentra na região. A restrição foi solicitada pela paróquia à Guarda Civil Municipal para que a aglomeração dos ambulantes ao redor da igreja não atrapalhasse as comemorações. “Muitos comerciantes de fora vêm para cá e formam uma feira”, explica a moradora Patrícia Ribeiro dos Santos. A Urbes vai oferecer ônibus extras do transporte coletivo para os romeiros retornarem para casa, após as missas, e o Samu-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) também manterá equipe para acompanhar o trajeto.

Além da concorrência dos ambulantes, alguns comerciantes da região se dizem prejudicados com a mudança de local da procissão, que, antigamente, tinha final na igreja central do bairro. ”O pessoal não entra muito, a maioria fica andando e depois da Missa na igreja nova nem sobe até o Centro, vai embora”, explica o comerciante Calino Antônio Bueno. Segundo ele, no ano passado, a praça defronte a igreja antiga só encheu no momento da segunda Missa – a primeira, às 10h30, é celebrada na nova igreja de Aparecidinha.

PROGRAMAÇÃO - A romaria começa às 6 horas, após uma Missa de despedida da imagem na Catedral Metropolitana, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, marcada para as 5 da manhã. Após a chegada dos romeiros em Aparecidinha, serão celebradas duas Missas: uma às 10h30, na igreja nova, e outra ao meio-dia, na antiga.
 
 
Romaria terá esquema especial de ônibus

A Urbes – Trânsito e Transportes preparou uma programação especial com a colocação de carros extras para a Romaria de Aparecidinha que será realizada no próximo domingo, em Sorocaba. 

Ao todo, serão colocados 46 ônibus extras para atender à demanda de usuários. Os ônibus partirão do Terminal Santo Antônio, Plataforma P5 – Ponto “Q”, e seguirão para o bairro Aparecidinha pela avenida Dom Aguirre e rodovia Senador José Ermínio de Moraes até o local de embarque e desembarque na praça Professor João Oscar Mascarenhas, na rua do Terço, no bairro Aparecidinha. Perto do local também haverá um ponto de táxi criado especialmente para atender ao evento.

A programação completa para domingo é a seguinte:

- Duas viagens extras na linha 46 – Paineiras com destino ao Centro partindo do ponto final às 4h40 e 5h30;

- Duas viagens extras na linha 55 – Rodrigo com destino ao Centro partindo do ponto final às 4h e 4h30min;

- Duas viagens extras na linha 58 – Vitória Régia partindo do ponto final às 3h50 e 5h30;

- Duas viagens extras na linha 62 – São Bento partindo do ponto final às 3h50 e 5h30. 

Em razão da procissão, que partirá da Catedral de Sorocaba e seguirá pelas ruas São Bento, XV de Novembro, Padre Madureira, e avenidas Carlos Reinaldo Mendes, Três de Março e Dom José Melhado de Campos, as diversas linhas que circulam pelas avenidas São Paulo e Nogueira Padilha, assim como as que atendem à região das vilas Barcelona e Sabiá, terão seus itinerários alterados nas horas do acontecimento religioso.

As linhas 33 – Mato Dentro e 34 – Aparecidinha / via Terra terão suas operações suspensas na parte da manhã. Quanto às linhas 38 – Aparecidinha / Éden e 48 – Aparecidinha / Castelinho, devido à impossibilidade de cumprimento do itinerário dentro do bairro Aparecidinha, atenderão à rua do Terço nos dois  sentidos e farão ponto final na avenida Antônio de Souza Neto. Para a linha 304 – Interbairros IV, a opção será a rodovia Celso Charuri, servindo a rua do Terço e seguindo para a área de Transferência do Éden ou de Brigadeiro Tobias.

A Urbes lembra, ainda, que quem possui o cartão eletrônico do sistema de transporte coletivo paga apenas R$ 1 pela tarifa no domingo. 
 
 
 
 
 
 
 
voltar  
     
 
Diário de Sorocaba no Twitter