Anuncie no TUDO À MÃO. Ligue: (15) 3224 4123ASSINE O DIÁRIO. LIGUE: (15) 3224 4123
 
 
 
Ultima Edição:
23/4/2014
Outras Edições
 
publicado em: 29/06/2011 às 17h09:
Votorantim firma nova parceria para promoçäo de oficinas culturais
 
Texto:
 
 

"Monteiro Lobato" já há algum tempo vinha atendendo crianças de Votorantim em aulas como de dança (Foto: Secom/PMV)
 
 
O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta, assinou protocolo de parceria técnica com o Lar-Escola "Monteiro Lobato", de Sorocaba, que estabelece a promoção de oficinas culturais para todos os atendidos no local. A parceria terá início com aulas de dança de rua e dança contemporânea. A Prefeitura é responsável pelo intercâmbio dos profissionais, enquanto o Lar-Escola oferece apoio logístico e coordenação das aulas. 

O Lar-Escola "Monteiro Lobato" atende mais de 300 crianças e adolescentes com idades entre 06 e 15 anos e, desse total, 80% moram em Votorantim, nos bairros Jardim Tatiana, Jardim Novo Mundo e Green Valley. Na oportunidade, Pivetta foi homenageado pelas crianças com apresentações de dança e da fanfarra mirim. 

Pivetta ressalta que essas parcerias já começam a dar frutos, aliás. "A apresentação de hoje mostra que estamos no caminho certo. Nosso objetivo é garantir qualidade no desenvolvimento das crianças, formando cidadãos responsáveis. Em breve, teremos outras parcerias que já estão sendo pensadas, como uma creche para que os cuidados comecem desde o bebê e sigam até a adolescência", adiantou.

Para José Oswair Drigo, diretor educacional do "Nonteiro Lobato", o resultado são aulas de qualidade para as crianças. "O primeiro objetivo da parceria é que os alunos não fiquem ociosos e aprendam se divertindo. A Prefeitura de Votorantim nos recebeu muito bem, esperamos ampliar isso e desenvolver cada dia mais a cidadania", asseverou.

Durante a apresentação de dança, as crianças e adolescentes mostraram muito gingado. Um exemplo foi Carlos Eduardo Lopes, 12 anos, morador do Jardim Tatiana, que faz parte do grupo de dança formada 90% por meninas. "Dançar é divertido. Todo mundo deveria aprender, não é só coisa de menina não, porque ajuda também na coordenação motora, sem contar que fazemos vários amigos", contou ele.

Além das atividades culturais, o município de Votorantim oferece também o curso de cabeleireira para os pais de alunos e comunidade em espaço cedido pelo Lar-Escola "Monteiro Lobato".
 
 
Capäo Bonito quer melhorar a eficiência
do tratamento dos resíduos do lixo

Técnicos especializados no tratamento de esgoto e de resíduos da Sabesp, acompanhados de representantes da Prefeitura local, estiveram visitando o aterro sanitário de Capão Bonito, localizado na estrada vicinal do Mato Comprido. O objetivo foi levantar dados técnicos para aperfeiçoar o tratamento dos resíduos do lixo, o chorume, visando reduzir o máximo possível os impactos ambientais. A iniciativa também faz parte das várias ações desencadeadas para a cidade conseguir a certificação de "Município Verde-Azul". "Temos um dos aterros sanitários com melhor nota da região, com um bom trabalho da empresa Urbana Sandro André, e queremos aperfeiçoar ainda mais o tratamento do lixo. A meta é ter um aterro atendendo todas as determinações ambientais, sendo, inclusive, referência na região", destacam os técnicos da Prefeitura de Capão Bonito.

A Prefeitura de Capão Bonito já vem investindo no aterro e pretende fazer melhoramentos nas lagoas de tratamento de resíduos para que o processo tenha um melhor desempenho. Amostras de material foram retiradas da lagoa para análises. Conforme os técnicos, essas amostras serão importantes para saber a concentração de Demanda Biológica de Oxigênio (DBO).

A IMPORTÂNCIA DO TRATAMENTO - Chorume é uma substância líquida resultante do processo de putrefação (apodrecimento) de matérias orgânicas. Este líquido é muito encontrado em lixões e aterros sanitários. É viscoso e possui um cheiro muito forte e desagradável.

O processo de tratamento do chorume é muito importante para o Meio Ambiente. Caso não seja tratado, ele pode atingir lençóis freáticos, rios e córregos, levando a contaminação para estes recursos hídricos. Neste caso, os peixes podem ser contaminados e, caso a água seja usada na irrigação agrícola, a contaminação pode chegar aos alimentos (frutas, verduras, legumes, etc.). Em função da grande quantidade de matéria orgânica presente no chorume, este costuma atrair moscas que também podem trazer doenças aos seres humanos.  
 
 

Unidades do Programa `Minha Casa, Minha 
Vida' serão entregues em agosto

Já estão em fase de finalização as 359 casas do Empreendimento Gramado I, localizadas no bairro Taboãozinho. O atual convênio foi o primeiro assinado dentro do Programa "Minha Casa, Minha Vida" em Itapetininga, por intermédio da Superintendência Regional de Sorocaba da Caixa Econômica Federal. No momento, está sendo iniciada a implantação da rede elétrica no local, a cargo da concessionária que administra o serviço no Município, a Companhia de Força e Luz (CPFL). Tão logo a concessionária finalize os serviços, a construtora providenciará a conclusão dos arremates das casas, como reposição de vidros e colocação da fiação.

Até a entrega oficial, a responsabilidade pelas unidades é da construtora que mantém contrato com a Caixa Econômica Federal. Entre as cláusulas do mesmo, está a entrega das unidades em perfeitas condições e legalizadas. Em Itapetininga, o Programa "Minha Casa, Minha Vida" atende aquelas famílias com renda até 3 salários mínimos, que não possuem casa própria.

As novas moradias no bairro Taboäozinho contam com sala, cozinha, banheiro, dois quartos e área externa com tanque, num investimento total de R$ 15.078.000,00, valor este que inclui também as despesas de legalização dos imóveis.
 
As famílias que receberão as unidades já foram cadastradas pela Prefeitura de Itapetininga e o critério de seleção segue o normativo estipulado pela Caixa Econômica Federal, respeitando a Portaria 140 do Ministério das Cidades, bem como a lei municipal 5.264/2008, priorizando-se, assim, as famílias com maior grau de vulnerabilidade social. A entrega das chaves das casas para as famílias contempladas está prevista para o mês de agosto.

CASAS DO RECHÃ TAMBÉM EM FASE FINAL - Por outro lado, a Prefeitura de Itapetininga trabalha também na fase de finalização das 100 unidades habitacionais, pelo regime de autoconstrução (mutirão), que estäo sendo implantadas no empreendimento denominado Itapetininga I, no Distrito do Rechã. As moradias são compostas por sala, dois quartos, cozinha e banheiro, com área total construída de 43,13 metros quadrados. No momento, a Secretaria de Obras e Serviços do Município realiza a construção de calçadas na área. Dentro de alguns dias, será dado início ao plantio de árvores e gramas na entrada de todas as unidades do local.

O sonho da casa própria no Distrito do Rechã só foi possível após a realização de diversas reuniões entre o prefeito Ramalhoatual e representantes da CDHU (Companhia Estadual de Desenvolvimento Habitacional Urbano). As obras tiveram início no ano de 2005 e, no mesmo ano, outro convênio foi celebrado, visando recursos para a execução de outras obras de infraestrutura no local. Em outubro de 2010, a Administração conseguiu junto à CDHU recursos financeiros destinados à aquisição de material de construção e também para a execução de pavimentação asfáltica. No local, foram realizados ainda os serviços de drenagem, guias e sarjetas, dotando assim o empreendimento de toda a infraestrutura necessária para a entrega das unidades habitacionais.

Todas as famílias que fazem parte do Programa não pagam qualquer taxa pelas casas. Só passarão a pagar pelo imóvel após a entrega oficial, que está prevista para a segunda quinzena de julho.
 
 
 
Salto de Pirapora intensifica 
ações ambientais na cidade

A preocupação com o Meio Ambiente está entre as prioridades da atual administração do município de Salto de Pirapora. Desde o ano passado, a Prefeitura conta, inclusive, com uma secretaria especial, que realiza diversas ações e, assim, contribui para com a preservação do Meio Ambiente e auxilia para colocar a cidade em boa posição no ranking do Programa Município Verde, do Governo do Estado.

Entre as inúmeras atividades desenvolvidas em Salto de Pirapora, está o 1º Fórum de Meio Ambiente, com a participação de mais de 150 pessoas entre representantes dos órgãos públicos, indústrias, instituições de ensino, ONGS e representantes da sociedade civil, com o propósito de integrar a população nas ações de implementação da agenda ambiental local, além de identificar e motivar as pessoas interessadas em fazer parte do Conselho Municipal de Meio Ambiente. A partir desse Fórum, foi gerada uma "Carta de Intenções", que serve de apoio na seleção de prioridades das decisões político-orçamentárias em relação aos temas ambientais. 

A Secretaria também foi responsável pela constituição do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), um importante passo para discussão dos temas ecológicos. A criação de um espaço de Educação Ambiental na Biblioteca Municipal também fez parte das ações desenvolvidas pela Secretaria. Nesse espaço, os moradores têm acesso a publicações específicas com temas ambientais, desde livros, revistas e cartilhas até matérias digitalizadas.

A Prefeitura de Salto de Pirapora também já realizou o plantio de mais de 12 mil mudas, distribuídas em diversas áreas da cidade. Muitas leis ambientais foram igualmente criadas, contribuindo para a formação do futuro Código Ambiental de Salto de Pirapora, o qual servirá de parâmetro para a criação de novos projetos. Uma das leis foi criada para a proteção de mananciais, outra prevê diretrizes para a implantação de arborização urbana. A inspeção veicular e controle da fumaça preta também entraram na legislação, além da implantação da política de educação ambiental e a criação de calendário ecológico.
 
 
 
 
Porangaba inicia reforma 
da Piscina Municipal

A Prefeitura de Porangaba deu início, no último dia 15, às obras de reforma da Piscina Municipal, com a remoção das lajotas do seu entorno. Os trabalhos, com investimento total superior a R$ 131 mil, serão realizados em etapas e prevêem a reforma total da entrada, dos vestiários e do calçamento interno, além da construção de um deck que irá integrar a piscina ao Centro de Lazer "José Domingos Fogaça".

As obras da Piscina se juntarão às de reforma do Centro de Lazer e do Ginásio de Esportes, os quais fazem parte de um verdadeiro complexo de convivência e interação social, que ainda conta com os recém-inaugurados Centro de Apoio ao Turista, Biblioteca e praça do Idoso. Para o prefeito Luiz do Deraldo, a obra irá revitalizar a piscina e deixar o local em condições de uso para população. "Com a realização de mais essa obra, conseguida por intermédio do deputado federal Arlindo Chinaglia, o porangabense terá de volta esse importante espaço de lazer", aduziu. 

POSTO DE ATENDIMENTO ELEITORAL - Os eleitores e a Prefeitura de Porangaba foram pegos de surpresa pelo fechamento do Posto de Atendimento Eleitoral em maio último e comunicados da decisäo somente após o fechamento do local, que tinha suas atividades integradas ao Cartório Eleitoral de Tatuí (140ª Zona Eleitoral) e que funcionava com sala, mobiliário e funcionário cedido pela Prefeitura. 

Ainda surpreso, o prefeito Luiz do Deraldo esteve pessoalmente no Cartório Eleitoral, para obter esclarecimento dos fatos para retomar as atividades do Posto de Atendimento no Município. Porém, foi informado por uma funcionária, responsável pelo Cartório Eleitoral, que a medida foi necessária para aumentar o número de funcionários na sede do Cartório.

Diante do ocorrido, o prefeito Luiz do Deraldo enviou um oficio aos deputados estaduais Maria Lúcia Amary e Celso Giglio, informando o fechamento do Posto Eleitoral e solicitando a intervenção de ambos no sentido de se obter uma audiência junto ao presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), da qual deverão participar também os prefeitos de Guareí, Cesário Lange, Quadra e Capela do Alto, para sanar as divergências e retomar o atendimento no município. 

Para o prefeito Luiz do Deraldo, o fechamento do Posto do Cartório no Município trouxe prejuízo à todos os munícipes interessados na expedição de títulos de eleitor ou de outros serviços. "Não vejo motivos para o fechamento do Posto Eleitoral do Município, até porque o mesmo não acarreta nenhuma despesa ao TRE, pois era mantido pela Prefeitura de Porangaba. Estamos lutando pela permanência do Posto em Porangaba, para que a população não seja prejudicada", completou. 
 
 
 
 
Inverno Cultural promete
`esquentar' julho em Tietê

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Tietê promoveu, no Paço Municipal, o lançamento oficial da programação do "Inverno Cultural'2011". Na oportunidade, os presentes puderem conferir algumas das atrações que participarão da terceira edição do evento, que tem início nesta quinta-feira, 30 de junho, e se estende até o dia 7 de agosto. A academia de dança Anabete Ballet, os alunos da Oficina Cultural "Maestro Orlando da Silveira", a banda Rock História e o escritor Luís Silva, autor do romance "Era uma vez na Primavera", fizeram apresentações ecléticas e muito especiais que deixaram todo o público encantado.

De acordo com o secretário Pablo Civitella, o "Inverno Cultural'2011" terá efetivamente 19 dias e 41 atrações diferentes, entre dança, teatro e música. Bastante diversificada, a programação contempla estilos musicais como rock, rap, sertanejo e pagode, dança clássica, contemporânea e de rua. Entre os destaques, o Circo de Teatro Tubinho e, para celebrar o Dia Mundial do Rock, a premiada big band Adam Presley and Elvisback.

Além de Civitella, participaram do lançamento do projeto o prefeito José Carlos Melaré, a secretária de Obras, Lyria Pontes Pasquali Dias, o vereador Palmiro Belotto Franzini, o coordenador do Projeto Culturando, Luciano Freitas, e o presidente do Conselho Municipal de Músicos e Intérpretes, Domingos Evangelista.

A PROGRAMAÇÁO - A abertura hoje (30) do "Inverno Cultural'2011" de Tietê terá no salão nobre do Paço Municipal, às 20h30, Homenagem a Chico Buarque, pela Escola "Camargo Guarnieri". Sábado (2) e domingo (30), na avenida Beira Rio, às 20 horas, acontecerá a 4º Dancei - Mostra de Dança (solos, duos e trios), a cargo da Academia Anabete Ballet e convidados

Dia 10, sempre a partir das 20 horas, na avenida Beira Rio, apresentar-se-á o Coral "8 de março" e Banda da Guarda Municipal; dia 13, apresentação de música clássica e popular da Escola "Camargo Guarnieri"; dia 15, bandas Mr. Bulldog e Evil Ways; dia 16, bandas Hellbound, Rockland e Adam Presley and Elvisback e Escola da Dança "Nos passos & Compassos"; dia 17 (este excepcionalmente no salão nobre do Paço Municipal), seresta com músicos tieteenses; dia 21, Circo de Teatro Tubinho; dia 22, Canção Fatal, Paulo César e Grupo Audácia; dia 23, Banda "Ao que Reina", Control C e Grupo de Dança "Resgate"; dia 27, no salão nobre do Paço Municipal, às 19h30 e 21 horas, teatro "Favores da Lua - O prólogo", por Juliano Casimiro (Eu Outro - Núcleo de Pesquisa Cênica); dia 29, bandas Lumosine OverDrive e Porão 365 e Grupo de Dança Rítmica da Oficina Cultural; dia 30, Grupos Difusão de Rua, DJ Kaju e Só de Brincadeira, Grupo de Dança Cras São Pedro e Grupo de Teatro "Viver da Arte" - Oficina Cultural; dia 31, Ricardo Morales, Dhan e Renan e Grupo de Dança Rítmica da Oficina Cultural; dia 4 de agosto, no Teatro Santa Terezinha, Circo de Teatro Tubinho; dia 5, bandas Santo Jorge e Mix 360º e Grupo de Dança Rítmica da Oficina Cultural; dia 6, Rush Cover, Rock História e Academia "La Danse"; e dia 7, Fisionomia R.A.P e Cosntelação. Grafitagem Mateus e Escola da Dança "Nos Passos & Compassos". 
 
 
 
 
Estação Elevatória de Iperó

A Prefeitura de Iperó está finalizando a primeira fase das obras na Estação Elevatória do bairro Bela Vista. Falta apenas a colocação das bombas e de grades de proteção. A próxima etapa da obra consiste na implantação da linha de recalque, que será responsável por coletar o esgoto da estação elevatória e mandar para outras estações até chegar na lagoa de tratamento. O valor estimado da obra é de R$ 263 mil.
 
 


Passarela do Novo Horizonte

Também em Iperó, a Prefeitura local começou nesta semana a segunda fase das obras de implantaçäo da passarela do Novo Horizonte. A passarela interligará o bairro Novo Horizonte aos bairros próximos ao Centro. Serão feitas as estruturas de aço, além da colocação do piso com laje pré-fabricada e iluminação. O prazo para o término das obras é de 90 dias. Na primeira fase, foram feitos os pilares de sustentação e a parte de fundação da obra. 
 
 
 
 
voltar  
     
 
Diário de Sorocaba no Twitter