Anuncie no TUDO À MÃO. Ligue: (15) 3224 4123ASSINE O DIÁRIO. LIGUE: (15) 3224 4123
 
 
 
Ultima Edição:
22/11/2014
Outras Edições
 
publicado em: 22/06/2011 às 16h23:
Salto de Pirapora abre hoje suas festas da aniversário
Festa do Peão é o destaque, em meio às comemoraçöes em honra do Padroeiro da cidade, Säo Joäo Batista
 
Texto:
 
 

Salto de Pirapora foi fundada 105 anos atrás, no dia dedicado a Säo Joäo Batista, crescendo em torno de capela dedicada ao Padroeiro. Esta é sua Igreja Matriz (Foto: Arquivo/DS)
 
Veja mais Fotos
 
O município de Salto de Pirapora abre nesta quinta-feira (23), feriado religioso de Corpus Christi, as festividades comemorativas ao 105º aniversário de fundaçäo da cidade, com o início de sua 28ª Festa do Peão, em meio às homenagens a São João Batista, seu excelso Padroeiro, que tem sua festa litúrgica assinalada amanhä, 24 de junho, pelo calendário romano - além de ser a data magna de Salto de Pirapora. A exemplo dos últimos seis anos, a programação das festas está repleta de atrativos do mais alto nível. 

No Recinto "Antônio Carlos Farrapo", onde acontece a Festa do Peão, a entrada será franca todos os dias, inclusive aos shows. A Festa do Peão de Salto de Pirapora, a cada ano vem, aliás, se consolidando uma das melhores do Estado. Para este ano, por exemplo, os shows dos artistas contratados deverão atrair grande público. Assim, hoje (23), na abertura oficial da Festa, já haverá um show com artistas regionais; amanhä, dia 24, no aniversário da cidade, o show será com a banda sertaneja Barra da Saia; dia 25, sábado, é a vez da dupla sertaneja João Neto & Frederico e encerrando a festa, no domingo (26), show da dupla Chitãozinho & Xororó.

A PROGRAMAÇÃO - Nesta quinta-feira (23), a abertura oficial da 28ª Festa do Peão de Boiadeiro de Salto de Pirapora, no Recinto de Festas, será às 20 horas, seguindo-se o rodeio profissional e o show com artistas regionais.
 
Amanhã, data magna do Município, o dia festivo começa logo às 6 horas, com alvorada da Banda Lyra São João Batista, na praça do Calçadão. Ás 8 horas, acontece ato cívico de hasteamento das Bandeiras, junto ao Paço Municipal "David José Haddad"; às 9, desfile cívico pelas ruas centrais da cidade; às 16, prova de laço vaca gorda em duplas no Recinto de Festas; às 17, missa solene em louvor ao Padroeiro São João Batista e de ação de graças pelo aniversário da cidade na Igreja Matriz; às 19, baile na Churrascaria do Recinto de Festas, com show de Índio Aragano; às 21, rodeio profissional e, às 22h30, show com a banda sertaneja Barra da Saia.

Sábado, dia 25, os eventos seräo centralizados no Recinto de Festas: às 8 horas, prova de laço doador de gado; às 11, prova de laço individual; às 19, baile na Churrascaria com show do grupo Fúria Campeira; às 21, rodeio profissional; às 22h30, show com a dupla sertaneja João Neto e Frederico e, às 23h30, Baile Gaúcho, com João Luiz Corrêa e Grupo Campeirismo.
 
Domingo (26), a partir das 7 horas, acontece a final das provas de laço mirim, juvenil, amazonas e veteranos no Recinto de Festas; às 8h30, final da prova de laço individual (serão lançados até 40 laços, após sorteio); às 9, desfile de cavaleiros pelas ruas centrais da cidade (início no ponto final do bairro Campo Largo); às 11, premiação do desfile de cavaleiros, no Recinto de Festas; às 13, prova de laço de bezerros (duplas); às 14, prova da pega do garrote (duplas); às 15, prova do chucro; às 15h30, prova tirar leite da vaca (duplas); às 16h30, prova tirar colar do touro (nos intervalos, provas livres: angola e leitoa); às 18, baile na Churrascaria, com show do grupo Fúria Campeira; às 21, final do rodeio profissional; às 22h30, show com a dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó; e às 23h30, grande queima de fogos no encerramento da Festa do Peäo de Boiadeiro.
 
 
Uma nova cidade. Desenvolvimento 
é a meta para o próximos ano
 
Uma nova cidade! Esta sempre foi a principal proposta do plano de urbanização idealizado pela atual Administração de Salto de Pirapora. Com muita transparência, a Prefeitura vem empenhando-se, assim, em dar andamento a uma série de obras importantes para o Município, como a implantação do novo distrito industrial e a ampliação da Santa Casa de Misericórdia, como informa o prefeito Joel Haddad. 

A exemplo dos bairros Dona Madalena, Jardim Paulistano e Jardim Agenor, que já receberam áreas de lazer, agora a Prefeitura está construindo dois novos espaços de recreação, nos bairros São Manoel e Santa Maria, nos mesmos moldes das áreas já existentes, com academia a céu aberto e brinquedos. Também já deu início às obras no terreno entre os jardins Áurea e Agenor, onde foram construídos uma quadra poliesportiva e um espaço para administração do local, com banheiros e vestiários, além de estar prevista a construção de uma pista de bicicross. Outro bairro que está sendo beneficiado é o Jardim Teixeira, que está recebendo uma quadra poliesportiva para atender a comunidade daquela regiäo da cidade.

A Prefeitura também concluiu a nova Escola Municipal de Ensino Fundamental dos jardins Maria Clara e Teixeira. Tem área construída de 2.144 metros quadrados em um terreno de 5.615, localizado à rua Salvador Leme dos Santos. Essa unidade escolar conta com dez salas de aula, área administrativa com sala de múltiplo uso, secretaria, coordenadoria e diretoria, além das áreas de serviço, como cozinha e refeitório, e leva o nome de "Pracídio Barros de Oliveira". As instalações vão ainda atender em sua totalidade a Lei de Acessibilidade que, entre outras exigências, prevê o acesso de pessoas portadoras de deficiências a todas as dependências de prédios públicos. O prédio é dotado, inclusive, de rampas interligando os pavimentos e banheiros apropriados para cadeirantes.

105 ANOS E DE OLHO NO DESENVOLVIMENTO - Mas não é somente o desenvolvimento econômico, urbanístico e sócio-educacional a principal esperança da Municipalidade. O prefeito Joel Haddad vem trabalhando intensamente para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos saltopiraporenses, tanto que a Prefeitura entregará ainda este ano mais duas áreas de lazer, sendo uma no Jardim Santa Maria e outra no bairro São Manoel. Segundo Joel Haddad, também será entregue o complexo esportivo do Jardim Primavera.

O Governo Municipal também adquiriu, por outro lado, uma área de 252,9 mil metros quadrados que já abriga o novo Distrito Industrial de Salto de Pirapora, às margens da Rodovia Francisco José Ayub (SP-264). Essa área abrigará ao menos 25 empresas de pequeno e médio porte, com a Prefeitura esperando abrir, assim, 2 mil vagas de emprego nos próximos anos e alavancar ainda mais o desenvolvimento do Município.

No Distrito Industrial 2 já foi, aliás, concluída a implantação de redes de água e esgoto e estão sendo construídas as Estações Elevatórias de Esgoto (EEEs). A área recebeu até o momento o plantio de 2 mil mudas de árvores que fazem parte do Projeto de Recuperação e Enriquecimento de Áreas de Preservação Permanentes (APPs). Nesta fase, o novo Distrito Industrial já está sendo preparada igualmente para receber as primeiras indústrias, além da implantação das redes de energia em todas as suas ruas.
 
 
 
 
 
 
 
voltar  
     
 
Diário de Sorocaba no Twitter