Domingo, 19 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Sorocaba se une a Votorantim para exibição especial da Locomotiva 58

Publicada em 13/11/2017 às 19:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Secom)
A Locomotiva 58 terá uma participação especial na programação de aniversário de Votorantim, que completa 54 anos no dia 8 de dezembro, a exemplo de como ocorreu nas comemorações de 363 anos de fundação de Sorocaba (15 de agosto). A iniciativa será possível graças à parceria entre os municípios vizinhos e o Movimento de Preservação da Estrada de Ferro Sorocabana. É o que foi definido entre os prefeitos José Crespo e Fernando de Oliveira Souza, secretários municipais e a entidade sem fins lucrativos, em reunião ocorrida na quinta-feira (9) na Prefeitura de Votorantim.
 
“Estou muito entusiasmado com este assunto. Estamos integrando as duas cidades, unindo as forças, para oferecer este presente ao povo de Votorantim. Vamos comemorar com uma grande festa”, destacou o prefeito José Crespo.
 
Patrimônio histórico de Sorocaba, a famosa maria-fumaça foi construída em 1891, pela empresa norte-americana Baldwin Locomotive Works, e permaneceu em atividades até os anos 1960. Em seguida passou a ser exposta como parte do acervo do Museu Histórico Sorocabano (MHS), localizado no interior do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”.
 
Após quatro anos sem manutenção periódica, a Locomotiva 58 voltou à ativa no aniversário deste ano de Sorocaba. Em sua apresentação, a maria-fumaça fez num primeiro instante um trajeto da Estação Paula Souza à ponte da rua 15 de Novembro, levando autoridades, como os prefeitos de Sorocaba e de Votorantim, e para encerrar se deslocou num trajeto de aproximadamente um quilômetro, até as proximidades da antiga fábrica de tecidos Santa Maria, localizada entre as vilas Assis e Hortência.
 
“Esta reunião tem um sabor especial. É um assunto que me empolga bastante. Nossa proposta é dar este presente ao povo de Votorantim, dando a mesma alegria que demos ao povo sorocabano. Foi um momento muito emocionante”, relembra o secretário de Cultura e Turismo, Werinton Kermes.
 
De acordo com o prefeito Fernando de Oliveira Souza, em Votorantim, a maria-fumaça fará um trajeto de seis quilômetros, da Estação Paula Souza, no Centro de Sorocaba, até o início da avenida Luís do Patrocínio Fernandes, próximo à Prefeitura de Votorantim, na região central.
 
Para viabilizar a apresentação da Locomotiva 58, uma equipe da Prefeitura de Votorantim percorreu nesta semana o trajeto para verificar as condições dos trilhos. A partir de agora, será feito um mutirão para executar a limpeza e outras manutenções que sejam necessárias em alguns trechos do trajeto. Sorocaba vai colaborar e o prefeito José Crespo colocou sua equipe à disposição para ajudar no que for necessário.
 
Também acompanharam o prefeito de Sorocaba, os secretários Luiz Alberto Fioravante (Planejamento e Projetos) e Eloy de Oliveira (Comunicação e Eventos). Pelo município vizinho, estiveram presentes no encontro os secretários Eric Romero (Governo), Edson Cortez (Cultura, Turismo e Lazer), Antonio Wilsom Prestes Miramontes (Meio Ambiente), Éder Cunha Neto (Obras e Urbanismo), além da presidente da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas) e primeira-dama, Luciane Nunes de Oliveira Souza. A reunião contou ainda com a presença do presidente do Movimento de Preservação da Estrada de Ferro Sorocabana, Paulo Sergio Vieira Filho, e o conselheiro Abílio Daniel Teles de Medeiros.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar