Domingo, 19 de Novembro de 2017 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< SOROCABA Convênio implantará Detecta até começo de outubro Intenção é fortalecer a atuação da Guarda Civil Municipal na detecção de veículos envolvidos em crime

Publicada em 13/09/2017 às 23:55
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Foto: Divulgação)
SEGURANÇA PÚBLICA
 
Com o objetivo de potencializar a atuação da Guarda Civil Municipal na detecção de veículos envolvidos em crimes, a prefeita Jaqueline Coutinho assinou, nesta quarta-feira (13), convênio com a Secretaria Estadual de Segurança Pública para implantação do Sistema “Detecta” em Sorocaba, que deverá entrar em funcionamento ainda neste mês ou no começo de outubro. A prefeita estava acompanhada do secretário municipal de Segurança e Defesa Civil, José Augusto de Barros Pupin, e foi recebida pelo secretário Mágino Alves Barbosa Filho. Segundo Jaqueline, o sistema será implantado através da GCM. Além disso, a Guarda receberá treinamentos por parte dos professores da Polícia Civil e que abrangerá a Região Metropolitana de Sorocaba. &quot;Com esse convênio, estamos garantindo mais segurança para nosso cidadão e maior agilidade no combate a crimes por parte da GCM, que é extremamente ativa e contará, agora, com informações das forças policiais do Estado para ter uma ação ainda mais assertiva, eficiente e rápida&quot;, ressaltou Jaqueline.
 
O sistema permitirá que a GCM receba informações das polícias Civil e Militar sobre registros de ocorrências, aumentando a capacidade da Guarda de atuar na detecção de veículos envolvidos em irregularidades. Ao mesmo tempo, o sistema compartilhará as imagens captadas pela GCM com as polícias, para que a Civil faça a investigação e a Militar atue preventivamente. Segundo o secretário Mágino Barbosa, o “Detecta” também agregará as imagens das concessionárias das rodovias Raposo Tavares e Castello Branco.
 
Para Pupin, o convênio trará ganhos para todas as partes envolvidas, uma vez que ampliará a capacidade da GCM, PM e Polícia Civil de combater crimes na região. “É um ganho para todos, mas principalmente para a população, que contará com uma GCM ainda mais efetiva e informada, potencializando nossa atuação”, garantiu.
 
De acordo com o Boletim Estratégico da Secretaria de Segurança Pública, o “Detecta” permitiu, entre 2014 e 2017, a prisão em flagrante de 5.634 pessoas, interceptação de 3.991 veículos e apreensão de 351 armas de fogo no Estado de São Paulo. Só no Interior, foram presas em flagrante 1.001 pessoas, interceptados 679 veículos e apreendidas 58 armas de fogo.
 
DEMANDAS - A prefeita Jaqueline Coutinho aproveitou a reunião para apresentar outras demandas do Município para a área de Segurança Pública. “Apresentamos também pleitos da Polícia Civil e da Polícia Militar em nossa região. O secretário mostrou-se muito receptivo e disse que analisará cada uma das solicitações que encaminhamos a ele”, afirmou.
 
Jaqueline entregou documentos ao secretário Mágino Alves Barbosa Filho solicitando a reforma e ampliação do Centro de Operações da Polícia Militar (Copom Regional); aumento do número de escrivães, investigadores e delegados de Polícia para Sorocaba e região; e recursos materiais para a Polícia Civil (viaturas descaracterizadas para uso de Sorocaba e região). Outra solicitação foi a liberação de recursos para implantação do estande de tiro de Itu, no valor de R$ 1,6 milhão. “Tal obra atenderá as necessidades de treinamento de todos os policiais em exercício nas unidades policiais vinculadas à Delegacia Seccional de Polícia de Sorocaba e propiciará local adequado para a realização de cursos de formação e de especialização dos policiais civis”, descreve o ofício.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar