Terça-Feira, 26 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< INTERNACIONAL RETROSPECTIVA INTERNACIONAL 2016 Confira os fatos que marcaram o mundo em 2016

Publicada em 31/12/2016 às 08:26
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A força de ‘Jonas’
 
Milhões de pessoas nos estados do Leste dos Estados Unidos tentaram voltar à normalidade, no dia 25 de janeiro, depois da passagem da tempestade “Jonas”, que provocou a morte de pelo menos 37 pessoas. Segundo as autoridades locais, pelo menos 37 pessoas morreram por hipotermia, intoxicação com monóxido de carbono e ataques de coração. A tempestade foi a segunda mais intensa da história de Nova York, com 68 centímetros de neve, levemente abaixo do recorde de fevereiro de 2006 (60,3 centímetros).
 
 
 
Encontro histórico do Papa 
 
“Finalmente!”, essa foi a exclamação do papa Francisco ao se encontrar, no dia 12 de fevereiro, com o líder da Igreja Ortodoxa Russa, o patriarca de Moscou, Cirilo I, na primeira reunião na história entre os líderes religiosos. “Somos irmãos”, disse o Pontífice logo em seguida, em espanhol. Durante a conversa, Cirilo disse que agora as coisas serão mais fáceis entre as Igrejas. Em resposta, o Santo Padre afirmou que aquela era a vontade de Deus. 
 
 
 
 
Nova presidência da Fifa 
 
O suíço Gianni Infantino foi eleito, no dia 26 de fevereiro, o novo presidente da Fifa. O ex-secretário-geral da Uefa derrotou três candidatos e, no segundo turno, foi eleito para um mandato até 2019, complementando o tempo deixado pelo antecessor, Joseph Blatter. Infantino passou a ser o nono mandatário da entidade, o oitavo europeu. Ele entrou com a missão de resgatar uma entidade devastada por escândalos de corrupção e na maior crise de credibilidade de sua história. 
 
 
Oscar vai 
para DiCaprio 
 
As atenções voltaram-se, no dia 28 de fevereiro, na cerimônia de entrega do Oscar, no Teatro Dolby, em Los Angeles, nos Estados Unidos, para o prêmio de melhor ator, que, finalmente, fez justiça a Leonardo DiCaprio, após quatro indicações frustradas. O ator foi laureado por seu trabalho em “O Regresso”, em que incorpora o explorador vingativo, Hugh Glass. 
 
 
Atentado 
na Bélgica 
 
Pelo menos 35 pessoas morreram e dezenas ficaram feridas em explosões no aeroporto e no metrô de Bruxelas, na Bélgica, no dia 22 de março. Na ocasião, o governo elevou o alerta para terrorismo no país para nível máximo. Os ataques ocorreram quatro dias após a prisão, em Bruxelas, de Salah Abdeslam, principal suspeito pelos ataques de Paris em novembro. De acordo com a ministra da Saúde belga, Maggie de Block, 14 pessoas teriam morrido nas duas explosões provocadas no aeroporto e mais de 80 ficaram feridas. O grupo que se autodenomina "Estado Islâmico" assumiu a autoria dos ataques em comunicado oficial.
 
 
 
Venezuelanos sem
trabalhar nas sextas 
 
Os funcionários públicos da Venezuela não trabalharam nas sextas-feiras durante dois meses para reduzir o consumo de eletricidade e água no país, afetado por uma seca provocada pelo fenômeno meteorológico El Niño, conforme havia anunciado no dia 6 de abril o presidente Nicolás Maduro. O decreto estabelecia também que os centros comerciais e hotéis tinham de passar a gerar nove horas diárias de eletricidade usando fontes próprias, em vez das atuais quatro a que são obrigados há várias semanas. 
 
 
Vaticano apresenta 
Exortação Apostólica 
 
O Vaticano apresentou no dia 8 de abril a Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Amoris laetitia”, do papa Francisco, documento tão esperado com as conclusões do Sínodo da Família. A exortação do Papa é ampla e articulada, e traz desde reflexões sobre família à luz da Palavra de Deus até orientações pastorais para a formação de famílias sólidas, sob a perspectiva divina. O documento é datado de 19 de março, data simbólica por ser a Solenidade de São José. 
 
 
Escassez de alimentos 
e protesto na Venezuela 
 
A escassez de alimentos e de produtos de primeira necessidade nos mercados mobilizou no dia 7 de maio cidadãos de várias localidades da Venezuela. Os manifestantes bloquearam a Estrada Nacional, que liga Guarenas a Guatire, impedindo a circulação de ônibus e caminhões, cenário que obrigou autoridades a enviar a Polícia Militar para o controle da situação. Em La Victória, no estado de Arágua, a oeste de Caracas, houve manifestações contra as falhas de fornecimento de eletricidade e contra a dificuldade de conseguir alimentos nos mercados. 
 
 
Francisco pede 
oração ao Brasil 
 
O papa Francisco saudou no dia 11 de maio os peregrinos de Língua Portuguesa, em particular, os fiéis brasileiros. Ele pediu, na audiência geral, na Praça São Pedro, em Roma, oração e diálogo pelo momento de dificuldade por qual passava o Brasil. A declaração do Santo Padre deu-se no dia em que o Senado votaria pela continuação do processo de impeachment de Dilma. "Que a proximidade de Nossa Senhora Aparecida, que, como uma boa Mãe jamais abandona os seus filhos, seja defesa e guia no caminho”, disse ao citar a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
 
 
 
 
Ataque à boate 
nos Estados Unidos 
 
O ataque que resultou na morte de 50 pessoas na boate Pulse, em Orlando, na Flórida, no dia 12 de junho, e frequentada por homossexuais, foi considerado um dos maiores massacres da história dos Estados Unidos. Levando-se em conta o número de mortos, a tragédia só perde para os acontecimentos de 11 de setembro de 2001, quando aviões se chocaram contra as Torres Gêmeas de Nova York. Além das mortes, o atirador deixou 53 pessoas feridas na casa noturna. O homem, identificado como Omar Mateen, foi morto a tiros pela polícia.
 
Reino Unido decide 
deixar União Europeia 
 
Com 52% dos votos a favor, o Reino Unido decidiu deixar a União Europeia (UE) após 43 anos de participação. O resultado do referendo, feito no dia 23 de junho, foi divulgado nas primeiras horas do dia 24. Em declaração ao país, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, anunciou a sua demissão. Cameron sempre posicionou-se favoravelmente à permanência do Reino Unido na UE e, durante os meses que antecederam o referendo, afirmou que o Brexit - união das palavras Britain (Grã-Bretanha) e exit (saída, em inglês) - poderia trazer graves consequências econômicas para o país.
 
 
 
Caminhão avança sobre multidão, 
mata 30 e fere 100 pessoas em Nice
 
Um caminhão avançou sobre a multidão, matou pelo menos 80 pessoas e feriu 100 no dia 14 de julho na cidade de Nice, no sul da França, durante as comemorações da Queda da Bastilha, um feriado nacional francês. A prefeitura de Nice disse, pelo Twiter, que houve um atentado. O motorista do caminhão foi morto a tiros pela polícia. A mídia francesa informou que o caminhão tinha atropelado as pessoas enquanto elas estavam reunidas assistindo a um show de fogos de artifício durante o feriado na Passeio dos Ingleses. 
 
Tentativa de golpe deixa 
mais de 260 mortos na Turquia
 
Pelo menos 265 pessoas morreram em consequência do caos e da revolta popular que tomou conta da Turquia por causa de uma tentativa de golpe de Estado, no dia 15 de julho, por uma facção rebelde das Forças Armadas. Para tentar concretizar o golpe, as forças militares rebeldes, representados em sua maioria por contingentes da Força Aérea, chegaram a fazer movimentos com tanques, aviões de combate e helicópteros. Eles assumiram a TV estatal, impuseram a lei marcial e um toque de recolher, atacaram a sede do órgão de inteligência turco e atiraram no prédio do Parlamento do país e em um resort na cidade portuária de Marmaris. Do total de mortos, pelo menos 100 estavam entre os rebeldes, segundo informou o chefe das Forças Armadas, general Umit Dundar. Na ocasião, foram pelo menos 1.440 feridos. Segundo o general Dundar, 161 pessoas mortas fazem parte da multidão de civis e policiais contrários ao golpe, que foram às ruas defender a permanência do presidente turco Tayyip Erdogan. Os civis e parte da forças policiais e militares foram mortos pelos rebeldes porque decidiram obedecer ao apelo do presidente Erdogan de resistir ao golpe.
 
Mortos em atentado
em shopping de Munique 
 
A polícia alemã informou, por rede social Twitter, que pessoas morreram no dia 22 de julho em um ataque em um shopping na cidade de Munique. Os oficiais pediram que os cidadãos evitassem áreas públicas, devido a relatos de violência e possíveis tiroteios. Segundo as autoridades, muitos policiais ficaram nas ruas à procura dos possíveis suspeitos, que fugiram do local após matarem as vítimas. Um vídeo divulgado nas redes sociais mostra que o tiroteio começou em frente a uma unidade do McDonald's. Dezenas de tiros foram ouvidos.
 
Em Auschwitz, Papa pede 
perdão por ‘tanta crueldade’
 
O papa Francisco fez no dia 29 de julho uma das visitas mais esperadas de sua viagem à Polônia, a ida aos campos de concentração nazista de Auschwitz-Birkenau, símbolos de horror da Segunda Guerra Mundial e palco da morte de milhões de judeus. Em espanhol, o Santo Padre escreveu uma mensagem no "Livro de Honra" às vítimas. "Senhor, tende piedade do teu povo! Senhor, perdoa tanta crueldade", marcou o Pontífice, de acordo com informações do Museu Memorial de Auschwitz. Francisco esteve na Polônia para a Jornada Mundial da Juventude. Francisco rezou sozinho por diversas vezes e parou por alguns minutos perante o Bloco 11 de Auschwitz, considerado o "Bloco da Morte" dos judeus presos pelos nazistas. No local, há também a cela do mártir franciscano São Maximiliano Kolbe, que trocou sua vida para que os militares de Adolf Hitler poupassem um judeu, que tinha família e não queria morrer. O Papa ainda encontrou um grupo de sobreviventes do Holocausto, em momento repleto de emoção, com troca de abraços e de algumas palavras. Um dos sobreviventes deu-lhe de presente uma vela, que o argentino acendeu em frente ao chamado "muro do fuzilamento".
 
 
 
Terremoto de 6 graus 
mata várias pessoas na Itália
 
Um terremoto de 6 graus na escala Richter atingiu, na madrugada do dia 24 de agosto, o centro da Itália e matou várias pessoas. Muitos ficaram debaixo de escombros. O tremor foi registrado às 3h36 (hora local), com epicentro a 2 quilômetros da cidade de Accumoli, situada a 145 quilômetros de Roma, onde o sismo também foi sentido. Seu epicentro - ponto onde se origina um terremoto - deu-se a 4 quilômetros de profundidade. Às 4h32 duas réplicas foram percebidas, uma nas proximidades de Norcia, na região da Úmbria, e outra em Castelsantangelo sul Nera, em Marcas. Nas horas seguintes, mais de 50 réplicas com magnitudes superiores a 2 graus foram registradas. Das 21 vítimas confirmadas, 11 foram no Lazio, das quais seis na cidade de Accumuli, e cinco em Amatrice. Essa última foi uma das mais atingidas e teve sua avenida principal devastada pelo tremor. Os feridos receberam os primeiros-socorros na rua e depois foram transferidos de ambulância para Rieti, a 60 quilômetros de distância.
 
 
Madre Teresa de 
Calcutá é canonizada 
 
Em Missa de canonização celebrada no dia 4 de setembro, na Praça São Pedro, no Vaticano, o papa Francisco declarou santa Madre Teresa de Calcutá. A cerimônia contou com a presença de cerca de 120 mil fiéis de diversas partes do mundo. A missão de Madre Teresa, segundo Francisco, permanece nos dias de hoje como um testemunho eloquente da proximidade de Deus junto aos mais pobres. O Pontífice também se referiu à religiosa, de origem albanesa, como modelo de santidade para todos os agentes de misericórdia. “Madre Teresa, ao longo de toda a sua existência, foi uma dispensadora generosa da misericórdia divina, fazendo-se disponível a todos, por meio do acolhimento e da defesa da vida humana, dos nascituros e daqueles abandonados e descartados.” O processo de canonização de Madre Teresa teve início com um milagre envolvendo o brasileiro Marcílio Haddad Andrino, morador da cidade de Santos (SP). Ele foi diagnosticado com hidrocefalia e uma infecção rara no cérebro, mas foi curado após sua esposa rezar pedindo a intercessão de Madre Teresa de Calcutá. A religiosa, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu, nasceu em uma comunidade albanesa no sul da antiga Iugoslávia. Consagrou-se freira na Índia, onde tomou o nome de Teresa. Em 1946, decidiu abandonar o convento e viver para os pobres. Sua atuação como missionária rendeu-lhe o Prêmio Nobel da Paz em 1979. Madre Teresa de Calcutá morreu em setembro de 1997 – seis anos antes de ser beatificada pelo papa São João Paulo II.
 
 
 
Candidatos trocam acusações 
e ironias em debate nos EUA
 
Os candidatos Donald Trump, do Partido Republicano, e Hillary Clinton, do Partido Democrata, participaram na noite do dia 26 de setembro de um tenso debate sobre suas propostas para a Presidência dos Estados Unidos. O debate, que ocorreu na Universidade de Hofstra, em Long Island, Nova York, durou 95 minutos, e foi marcado por intensa troca de acusações e ironias. O embate foi transmitido ao vivo para todo o país e atingiu o mesmo patamar de audiência dos finais de campeonato do futebol americano, eventos que costumam atrair mais de 100 milhões de telespectadores.  
 
No início do debate, Donald Trump conseguiu manter a iniciativa dos ataques contra Hillary Clinton. Ele criticou principalmente o Tratado de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), assinado durante a gestão do ex-presidente Bill Clinton, no início da década de 90, que levou muitas empresas norte-americanas a mudar para o México, provocando desemprego em Detroit, ex-sede da indústria automobilística, e em outras cidades. Aos poucos, porém, Hillary Clinton conseguiu inverter as iniciativas dos ataques, colocando Trump na defensiva durante o restante do debate. Ele passou a ter de explicar o seu temperamento, o tratamento que ele dá às mulheres e minorias, suas práticas empresariais e, principalmente, suas falsas declarações de que o presidente Barack Obama não teria nascido nos Estados Unidos. 
 
 
 
Furacão Matthew chega 
ao Haiti e causa mortes
 
O furacão Matthew atingiu o Haiti e deixou um rastro de destruição e mortes pelo caminho. Com ventos de até 230 km/h, o fenômeno foi considerado o mais forte da última década e deixou, de acordo com fontes oficiais, muitas mortes. Cerca de 70% da população ainda vivem em tendas improvisadas, desde o terremoto de 2010. O furacão Matthew chegou na manhã do dia 7 de outubro à costa da Flórida, com ventos de até 210 quilômetros por hora.
 
 
 
Francisco anuncia novos 
cardeais e nomeia brasileiro
 
O papa Francisco anunciou no dia 9 de outubro que nomearia 17 novos cardeais, sendo que 13 deles teriam poder de voto em um próximo consistório (reunião de cardeais para dar assistência ao Papa em suas decisões). Na lista, estava o brasileiro dom Sérgio da Rocha, arcebispo de Brasília. Dom Sérgio da Rocha tem 56 anos e foi nomeado arcebispo de Brasília em 15 de junho de 2011 pelo papa Bento XVI. Desde abril de 2015, preside a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar