Quinta-Feira, 4 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< EDUCAÇÃO Segunda escola é ocupada por grupo de estudantes

Publicada em 17/11/2016 às 06:32
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Segundo alunos, a ocupação será mantida por tempo indeterminado (Germano Schonfelder)
Um grupo de estudantes ocupou, desta vez, a Escola Técnica Estadual (Etec) “Rubens de Faria e Souza”, localizada na região central. Essa forma de manifestação é por conta da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 55 e reforma do Ensino Médio, da qual os alunos dizem ser contra as novas mudanças. A escola foi ocupada por volta das 10 horas, e os estudantes já fizeram uma assembleia. 
 
Até a tarde de ontem, 25 alunos ocupavam o prédio. Segundo a estudante Micaela Soares, 17 anos, houve conversa com a diretoria e secretaria, em que foi explicado o que é a PEC 55. “Tivemos a primeira assembleia e ganhamos por maioria; então, estamos mantendo ocupado e vamos esperar mais três assembleias para definir o que vai ser feito.”
 
Essa é a segunda ocupação que se dá no município neste mês. A primeira foi na EE “Profº Jorge Madureira”, no Jardim Guaíba, onde estudantes ainda estão mantendo o ato desde a última sexta-feira (11). Micaela afirma que a ocupação é definitiva, pois recebe o apoio da maioria dos alunos, e destaca que as aulas serão mantidas. “O nosso objetivo é lutar para a Educação; então, não faz sentido a gente cancelar as aulas. Não vamos tirar o direito de ninguém de estudar, o nosso propósito é justamente lutar pela Educação.” 
 
O ato será mantido por tempo indeterminado, segundo a estudante. “A gente é apartidário, não estamos levantando bandeira nenhuma, é secundarista por secundarista e estudante por estudante. Nossa movimentação toda foi de alunos daqui do "Rubens", que se organizaram e fizeram sem levantar bandeira nenhuma, partido nenhum”, conclui.
 
O Centro Paula Souza, que administra a Etec, confirma a ocupação pelo grupo de estudantes, entretanto informa que a maioria votou contra a ocupação. “Os alunos do período da manhã foram reunidos na quadra da escola e a maioria votou contra a ocupação. À tarde e à noite, os estudantes também serão ouvidos sobre a possibilidade de paralisação das atividades escolares; as aulas estão ocorrendo normalmente na unidade.”
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar