Terça-Feira, 23 de Julho de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Fábio Luz ao piano em concertos da Sinfônica nas comemorações que abrem Ano Jubilar da Fundec Apresentações de amanhã e domingo da Orquestra Sinfônica de Sorocaba recebem exímio pianista sorocabano, com meio século de ascendente carreira, hoje radicado na Itália

Publicada em 06/04/2016 às 06:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Divulgação)

Com participação especial do exímio pianista sorocabano Fábio Luz, com 50 anos de ascendente carreira, conhecido mundialmente e hoje radicado na Itália, a Orquestra Sinfônica de Sorocaba sobe ao palco duas vezes esta semana para prestar homenagem ao 24º aniversário de instalação da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural). Ambas as apresentações serão na própria Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 – Centro), nesta quinta-feira (7), às 20 horas, e no domingo (10), às 19 horas.

Na primeira parte do concerto, os músicos, regidos pelo maestro Eduardo Ostergren, vão tocar a “Série Brasileira”, de Alberto Nepomuceno, em quatro movimentos: “Alvorada na Serra”, “Intermédio”, “A Sesta na Rede” e “Batuque”. Em seguida, será a vez de Fábio Luz mostrar o seu talento. Ele apresentará, em parceria com os músicos da Sinfônica, o Concerto nº2 em dó menor, op.18, para piano e orquestra, de Sergei Rachmaninoff. De acordo com o maestro Eduardo Ostergren, essa obra teve destaque no Cinema. Também era uma das músicas preferidas da Princesa Diana, segundo o livro “Diana crônicas íntimas”, de Tina Brown.

O EXÍMIO FÁBIO LUZ – Fábio Luz é um parceiro antigo da Sinfônica de Sorocaba, assim como da Fundec, que adentra agora a seu Ano Jubilar. De acordo com o maestro Eduardo Ostergren, o pianista foi o primeiro solista convidado por ele a participar de um concerto da Sinfônica, isso em 1993, quando estreou como regente titular. “É um enorme prazer poder me apresentar com os amigos da Fundec. Com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba tive sempre oportunidades muito felizes, desde que com o maestro Pedro Cameron toquei o 5º Concerto de Beethoven e logo depois, com o maestro Ostergren, o Concerto de Schumann e o em fá menor de Bach. Desta vez, o 2º de Rachmaninoff vai ser muito emocionante. Não vejo a hora”, comenta o músico. 

Mestre em Música Francesa pela Universidade Musical Internacional de Paris, Fábio Luz é sorocabano e está radicado na Itália há mais de 30 anos. “Eu comecei minha carreira de concertos aos 10 anos de idade. Vivo na Europa há 38 anos. Primeiro, tive uma ótima experiência em Paris, onde terminei meus estudos e, desde 1984, estou na Itália, radicado com muito orgulho por levar sempre ao público europeu a música de muitos compositores brasileiros”, declara o pianista, em nova passagem pela terra natal.

Fábio é considerado pela crítica internacional como um dos melhores intérpretes da sua geração, além de ser membro do júri de importantes concursos internacionais. Foi diretor artístico do Instituto Municipal de Música Giuseppe Verdi, em Asti, na Itália; possui o Prêmio Internacional Debussy 1978 (França), é coordenador do departamento de piano da Escola Superior CittàdellaMusica e del Teatro (Itália) e presidente da Fundação Franz Liszt, com sede na França.

SERVIÇO – Os ingressos para estes dois novos concertos especiais da Orquestra Sinfônica de Sorocaba custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada). Para o espetáculo de amanhã (7), estarão à venda nesta própria quinta-feira, a partir das 8h30, na própria Fundec. Para o concerto de domingo, a venda de ingressos será realizada na sexta-feira (8), das 8h30 às 18 horas, e no sábado (9), das 8h30 às 12 horas. Ingressos remanescentes serão vendidos com uma hora de antecedência.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar