Sábado, 8 de Agosto de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Estações do Integrabike serão gradativamente desativadas para chegada de nova empresa Primeiras estações serão desligadas a partir de segunda-feira

Publicada em 02/04/2016 às 07:00
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Fernando Rezende)
Para que a nova empresa ganhadora da licitação do serviço de bicicletas públicas comece a operar na cidade, a partir de segunda-feira (4) as estações do Integrabike serão desabilitadas por etapas, conforme cronograma já estabelecido. Nesta primeira etapa, seis estações serão desligadas. A meta da Urbes – Trânsito e Transportes neste momento de transição é causar o menor impacto possível ao usuário do sistema, informou ontem à tarde sua direção, destacando que o período de transição do serviço é necessário para que haja a migração para a instalação das estações, já que algumas delas serão realocadas e outras fixadas em novos pontos da cidade. 
 
Estações e bicicletas terão seus layouts renovados; os layouts estão sendo finalizados. Para o usuário das bicicletas públicas já cadastrado, o sistema de empréstimos continuará sendo o mesmo ao término da transição, ou seja, através do uso do cartão do transporte coletivo, sem nenhuma necessidade de novo cadastramento. 
 
A TRANSIÇÃO - Na primeira fase de transição, serão desativadas as seguintes estações: * Praça Fernando Prestes (5 de abril); * Ponte da rua XV de Novembro (4 de abril); * Poupatempo (7 de abril); * Ponte Pinga Pinga (6 de abril); * Parque das Águas (7 de abril); e * Biblioteca Municipal (6 de abril).
 
A expectativa da Urbes é de que, em 12 de abril, 10 estações e 80 bicicletas já estejam disponíveis ao público nos seguintes locais: Praça Fernando Prestes; Parque Kasato Maru, Ponte da rua XV de Novembro, Poupatempo, Ponte Pinga Pinga, Parque das Águas, Biblioteca Municipal, Avenida Dom Aguirre, Parque dos Espanhóis e Parque do Campolim. 
 
 
Novidades no Sistema Integrabike
 
Sorocaba ganhará mais seis estações do Integrabike e, com isso, haverá a ampliação do número de bicicletas para atendimento da população que passarão dos atuais 152 equipamentos para 200 unidades. No novo modelo, serão criadas 11 novas estações e retiradas cinco atuais. A cidade conta atualmente com 19 estações do Integrabike e passará a ter 25 estações. Além das 200 bicicletas que serão colocadas em uso, haverá uma cota reserva de outras 20 unidades.
 
O contrato com a empresa M2 Soluções em Engenharia Ltda – ME foi feito por meio de licitação da modalidade Pregão Presencial e representou uma economia de 45,45% aos cofres públicos. O preço inicial era de R$ 1.650.000 e, durante o processo licitatório, passou para R$ 900.000.
 
Após estudos da Urbes que indicaram baixa utilização, cinco estações deixarão de operar. São as que ficam na rua Barão do Rio Branco, no largo do Rosário, praça Dr. Carlos Campos, Jardim do Canhão e rua Dr. Álvaro Soares. Esses cinco locais serão compensados com outras estações que serão implantadas em onze locais.
 
O Sistema Público de Bicicletas está em operação desde maio de 2012. De acordo com a Urbes, existem mais de 30.400 usuários cadastrados para utilização do sistema público de bike.
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar