Segunda-Feira, 25 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Cresce a cada ano a procura por presépios

Publicada em 11/12/2015 às 02:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

(Fernando Rezende)
A procura por presépios cresce a cada ano também na cidade, principalmente por parte de famílias mais jovens e com filhos pequenos, na redescoberta desse verdadeiro símbolo natalino, que veio como que deixado bastante de lado por conta da propaganda massificadora em torno da figura consumista do gordo vermelho de barba branca chamado Papai Noel e de outras figuras como fadas, duendes e até urso polar, que de verdadeira mensagem e espírito natalino nada têm. Há em Sorocaba inclusive casais que nesta época já compram vários presépios de uma vez, para presentear amigos que se casarão no ano seguinte!
 
Faltando 15 dias para o Natal, lojistas confirmam o crescimento na procura por presépios, embora alguns não deixem de apontar que, infelizmente, às vezes o preço ainda assuste um pouquinho. O Presépio é, afinal, o verdadeiro símbolo maior do Natal, desde sua criação ainda no século XIII por São Francisco de Assis no interior da Itália, no afã de melhor representar os mistérios do nascimento do Menino Deus, única razão da comemoraação do Natal a cada ano, a 25 de dezembro. Segundo Fabiana Anário, vendedora da nova livraria católica inaugurada no final de outubro no bairro do Central Parque, junto ao Santuário Arquidiocesano de São Judas Tadeu, na rua Walter Luiz D'Ávila, a procura tem sido grande por presépios. "É o primeiro ano que nós estamos aqui e já vendemos bastante presépios, dos mais variados tamanhos e preços. Padre Flávio Júnior pede para montarmos todo ano o Presépio logo no início do Advento no interior do Santuário e, agora, também montamos aqui na loja para recordar o nascimento de Jesus... Os fiéis estão procurando bastante presépios também para levar para a casa", confirmou, destacando a importância de se trabalhar o Presépio como símbolo natalino maior.
 
"Em outubro e novembro, o pessoal já começa a procurar presépios para montar em suas residências e outros locais privados ou públicos, mas em dezembro sai muito mais. As pessoas que procuram são aquelas que têm no coração o verdadeiro sentido do Natal, que é o amor e carinho", reconhece também, por outro lado, Giane Cristina da Rocha, vendedora da Livraria Santuário do Centro, localizada na rua de São Bento, ratificando que o Presépio é o verdadeiro sentido do Natal e é por isso que há uma nova consciência em torno de sua importância. "Em outras lojas, a vitrine é decorada com Papai Noel. Como somos uma livraria católica, procuramos mostrar para as pessoas o verdadeiro sentido natalino, não essa coisa de comércio, mas sim do Menino Jesus, pois ele é o aniversariante do dia de Natal", prosseguiu.
 
Na frente da loja da Editora Santuário, muitas pessoas passantes e até crianças param para ver e admirar o Presépio que está montado na sua vitrine. "A gente percebe que todos querem sim contemplar a beleza da simplicidade do Presépio e da mensagem profunda dele emanada", conta ainda Giane Cristina, informando, inclusive, que nesta semana os presépios estão saindo com de 15% a 20% de desconto: "A gente está tentando dar esses descontos para que as pessoas possam também ter o seu Presépio em casa".
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar