Segunda-Feira, 13 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Alunos sorocabanos conquistam segundo lugar na Mostra Brasileira de Foguetes

Publicada em 07/11/2015 às 23:11
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O foguete foi produzido com garrafas PET e papelão (Foto: Assis Cavalcanti)
Alunos da Escola Municipal “Leonor Pinto Tomaz” conquistaram a segunda colocação em uma competição feita durante a Mostra Brasileira de Foguetes, em Barra do Piraí, no Rio Janeiro. A mostra reuniu estudantes do 1° ao 3° ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, cujos projetos obtiveram alcances maiores ou iguais a 140 metros. 
 
O voo do foguete feito pelos alunos de Sorocaba teve um alcance de 250 metros. A distância do voo é aquela medida perpendicularmente entre a linha de lançamento e a imaginária que passa pelo foguete e é paralela à linha de lançamento. Não foi medida a distância entre o ponto de lançamento e o de parada. 
 
“Nosso foguete é feito exclusivamente com garrafas PET e papelão”, explica João Victor de Almeida Prado, 16 anos, do 2º ano. O único combustível utilizado foi vinagre, bicarbonato e água. Ele explana que a água foi colocada em uma bexiga para que não ocorresse o contato direto com o bicarbonato e o vinagre. 
 
Uma rolha com uma agulha foi colocada para furar a bexiga. “Dessa maneira, tivemos uma reação melhor e liberando o CO2”, conclui o estudante. Junto com Prado, também fizeram parte da equipe sorocabana, Leonardo Matheus e Luís Augusto Gonçalves Querioga, os dois com 17 anos e alunos do 3º ano. 
 
O professor de Física da unidade, Edvaldo Gonçalves Barbosa, orientou os estudantes. “Cada um trouxe um pouco de material. Fizemos um projeto básico e em cada dia era uma etapa.” A base de lançamento foi produzida com peças da própria escola. “O que poderia ser reciclado utilizamos”, completa o educador. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar