Segunda-Feira, 25 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< MudaMundo chega para disseminar valores nas escolas do Município com oficinas e teatro, projeto busca incutir práticas cidadãs para vivência dos alunos

Publicada em 04/09/2015 às 02:09
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foto: Divulgação
O projeto MudaMundo vem novamente à cidade nos próximos dias 14 e 15, agora com oficina de Sensibilização para professores e apresentações teatrais para alunos da rede pública do Município. Produzido e executado pela empresa Signi, a iniciativa é voltada para o resgate de valores em sala de aula, buscando contribuir para a transformação social tão necessária no País. Em Sorocaba, as atividades gratuitas são uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e contam com o apoio da Secretaria de Educação da Prefeitura. 
 
O MudaMundo tem como objetivo central disseminar conceitos e valores básicos para a formação de cidadãos críticos e comprometidos com suas comunidades. O projeto é destinado a professores e alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas públicas, colaborando tanto para a Educação, quanto para a formação de uma cultura de respeito ao próximo, de cuidados com o Meio Ambiente e com as cidades onde vivemos. Baseado no livro homônimo ao projeto, escrito em forma de roteiro teatral e que narra quatro aventuras vividas pelo menino João para mudar o mundo, a estrutura do projeto se desdobra na oficina de Sensibilização para os educadores, com distribuição de kit (composto pelo livro, o caderno de sugestões para o professor e um bloco) para os participantes e na apresentação do teatro MudaMundo para as crianças. O caderno de sugestões traz ideias de atividades para desenvolver em sala de aula, partindo de temas como inclusão, respeito às diferenças, cooperação e a importância do trabalho em grupo. Estão reunidas ainda sugestões de jogos cooperativos, que também são trabalhadas com os personagens do livro. 
 
"O objetivo da ação é reforçar a importância do professor como exemplo de ética para o aluno e propiciar a discussão de temas como cidadania, meio ambiente e bullying, entre outros, além de discutir sobre o papel da escola na formação do aluno e a importância da presença da família na educação das crianças", adianta a coordenadora geral do projeto MudaMundo, Cristiane Ostermann, acrescentando que para a apresentação do teatro MudaMundo o grupo teatral `Cuidado Que Mancha' traz novidades. Com um novo cenário e novos bonecos, eles contam as histórias do menino João utilizando materiais recicláveis e naturais.
 
SERVIÇO - A Oficina de Sensibilização para professores do projeto MudaMundo no dia 14, segunda-feira, ocorrerá às 8 e 13h30, no Centro de Referência em Educação "Dom José Lambert", à rua Artur Caldini, 211, no Jardim Saira, enquanto que o teatro para as crianças terá lugar no dia 15, terça-feira, às 10h20 e 13h50, no Auditório "Pedro Salomão José", anexo à Escola Municipal "Dr. Getúlio Vargas", à avenida Dr. Eugênio Salerno, 298.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar