Sábado, 4 de Abril de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Cidade tem poucas reclamações relacionadas a comércio eletrônico

Publicada em 08/05/2015 às 11:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Nos primeiros quatro meses do ano, o Procon de Sorocaba registrou 11.829 reclamações de consumidores, deste total apenas 320 estão relacionadas a compras na internet, número inferior ao mesmo período de 2014, quando foram registradas 405 reclamações, de um total de 14.900. Um ranking apresentado pelo Procon-SP mostra que, em 2014, os sites que apresentaram mais reclamações na cidade, ficando em 6° lugar, foram o Pontofrio.com e Casasbahia.com.
 
Segundo o chefe de fiscalização do Procon de Sorocaba, Roberto Romero, as poucas reclamações direcionadas ao comércio eletrônico estão ligadas aos cuidados tomados pelo consumidor na hora de efetuar alguma compra, assim como os sites, que estão cada vez mais corrigindo os problemas. “Tanto o comércio eletrônico, quanto as lojas físicas estão percebendo que o Procon está atento às reclamações e fazendo as autuações. E o consumidor também está bem mais atento.” 
 
O consumidor que tiver seus direitos violados deve primeiro entrar em contato com a empresa para tentar uma solução ao problema; caso isso não aconteça, ele deve, então, registrar uma reclamação que pode ser feito através do portal consumidor.gov.br. As empresas que são autuadas por não cumprirem o que foi combinado podem até ficar fora do ar, segundo o chefe de fiscalização.
 
Romero ainda dá algumas orientações para que cada vez menos pessoas enfrentem problemas com compras na internet. Ele afirma que verificar o nome da empresa, ver se ela tem CNPJ e endereço, a política de troca e devolução do site, podem ajudar a evitar futuras dores de cabeça. “O consumidor não pode se iludir com os preços e precisa analisar que o barato pode sair caro e não agir por impulso”, explica.
 
OUTRAS DICAS – O Procon-SP ainda alerta que é preciso verificar a segurança do site na hora de contratar, efetuar compras ou transações bancárias pela internet quando é solicitado o envio de dados pessoais, número de telefone, endereço para entrega, número de cartões de crédito, para evitar que esses dados sejam interceptados e utilizados de forma indevida. 
 
EVITE ESTES SITES – Desde 2011, o Procon-SP mantém uma lista de sites que devem ser evitados por consumidores. Sites como adorocompraronline.com, aikade.com, apetrexo.com.br, apostilaconcursos.com.br, armazemgames.com, atacadomix.com.br, ateliersonhosencantados.com são alguns deles. A lista completa pode ser encontrada na própria página do Procon-SP, no link “Evite esses Dados”.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar