Quarta-Feira, 8 de Abril de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Ato cívico recorda expedicionários sorocabanos

Publicada em 08/05/2015 às 11:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A passagem nesta sexta-feira, 8 de maio, do 70º aniversário do término da 2ª Guerra Mundial (1939/1945) na Europa também será lembrada em Sorocaba,, com a realização de uma solenidade cívica para celebrar a data às 10 horas na praça Frei Baraúna, os jardins do Fórum Velho, na região central da cidade, junto ao Obelisco ali erigido em 1948 em homenagem aos `pracinhas' sorocabanos que lutaram ao lado das forças aliadas em campos de batalha da Itália, integrando a FEB (Força Expedicionária Brasileira).
 
Organizado pela Secretaria da Cultura da Prefeitura, o evento acontece por insistência de um grupo de historiadores da cidade especializados nesse período histórico e sua incidência na vida sorocabana da época, como o professor Milton Marinho Martins, ex-diretor da Escola Municipal "Dr. Achilles de Almeida" e, inclusive, autor de um livro sobre a participação de jovens daqui na 2ª Guerra Mundia, e Aparício Tarcitani. 
 
Após o hasteamento da Bandeira, a execução do Hino Nacional e pronunciamento evocativo do professor Adilson Cezar, do Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS), os amigos dos heróis pracinhas depositarão um ramalhete de flores ao pé do Obelisco da FEB em comemoração aos 70 anos do término da 2ª Guerra Mundial. A solenidade contará ainda com a participação de oficiais e soldados da 14ª CSM (Circunscrição do Servço Militar)/Ministério do Exército, 7º Batalhão da Polícia Militar do Estado/BPM-I e Tiro de Guerra, além de alunos da Escola Municipal "Leonor Pinto Thomaz", da rua XV de Novembro.
 
`ENCONTRO PELA PAZ' NA BIBLIOTECA INFANTIL - Música, poesia e leitura de textos sobre a 2ª Guerra Mundial, além de um minuto de silêncio, farão parte, por outro lado, da programação do `Encontro pela Paz', também preparado pela Secretaria da Cultura da Prefeitura e que acontecerá ainda nesta sexta-feira (8), a partir das 15 horas, na Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury", à rua da Penha, 673, no Centro. Uma das obras a serem lidas na ocasião será "Pistóia: Cemitério Militar Brasileiro" (1955), de Cecília Meireles, uma das grandes escritoras brasileira. "Nosso objetivo é lembrar, no dia do 70º aniversário do término da 2ª Guerra, em que a 8 de maio de 1945, as forças aliadas finalmente derrotaram o avanço nazista sobre a Europa, o que foi esta grande tragédia do século XX. Porém, mais importante do que falar da guerra e de todas as coisas ruins que aconteceram, este encontro será uma união pela paz", ressalta o coordenador da Biblioteca Infantil, José Rubens Incao.
 
Ao final do evento, será feito um minuto de silêncio em favor da Paz Mundial. "Este é um dos símbolos mais eloquentes na história mundial. E não será pela guerra e nem por quem morreu, mas para a construção de um mundo melhor, para a construção da paz. Todos estão convidados. Será um grande prazer tê-los aqui", convida José Rubens.
 
O evento contará ainda com a participação do Grupo de Seresta "Entre Amigos", do grupo de Tai Chi Chuan, da Academia Sorocabana de Letras (ASL) e de Beto Costa.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar