Domingo, 5 de Abril de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Estudantes fazem manifestação contra suposto racismo em frente a shopping

Publicada em 08/05/2015 às 10:05
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Um protesto contra um suposto caso de racismo envolvendo uma cliente e um gerente do McDonald's do shopping Cianê, reuniu cerca de 20 pessoas na tarde desta quinta-feira (7), em frente ao shopping. O ato começou às 17 horas e terminou por volta de 18h30. Os manifestantes utilizaram cartazes, faixas e um megafone para declamar palavras de ordem contra o racismo.
 
Segunda Ana Beathris, coordenadora da Rede Emancipa, que organizou o ato, há cerca de duas semanas, a cliente, que também é aluna de um curso organizado pela rede, foi comprar um sorvete e quis trocar o pedido por um mais caro; o gerente do estabelecimento foi chamado para cancelar a solicitação e teria questionado se ela poderia pagar um novo pedido. Indignada com a situação, ela pediu para falar com alguém superior ao gerente que teria dito que tudo não havia passado de um mal-entendido e ofereceu a ela lanches para encerrar o problema, o que a fez sentir-se ofendida e rebaixada por ser negra. “Nós organizamos esta intervenção em solidariedade a ela (que não participou do ato porque estava trabalhando). Esperamos que o McDonald's se retrate”, afirmou. 
 
COMUNICADO DA MCDONALD'S - Contatada, a empresa manifestou-se afirmando que repudia qualquer tipo de discriminação, não tolerando nenhum tipo de infração nesse sentido, que prevê punições aos envolvidos; que a empresa nunca teve registrado nenhum fato referente a qualquer tipo de discriminação seja com seus clientes ou seu quadro de funcionários. "Ao receber a reclamação de nossa cliente Larissa Cerylo, a empresa buscou apurar todos os fatos, o que incluiu o contato com a cliente, inicialmente no próprio local, através da gerente do restaurante, superior hierárquico do gerente acusado e junto à equipe que trabalhava naquela momento. O McDonald’s tem como procedimento padrão, quando o cliente solicita a mudança de algum item já registrado, a intervenção de um dos gerentes do restaurante, que procede ao cancelamento e nova inclusão no sistema do caixa. Ao realizar essa intervenção o gerente perguntou à cliente como ela iria pagar a diferença. Essa é uma informação básica para realizar a alteração no sistema, porque o cliente pode optar por pagar em dinheiro, cartão de débito ou de crédito e isso precisa ser registrado antes da finalização da compra. Infelizmente, a forma como a pergunta foi feita ofendeu a nossa cliente, que entendeu que estava sendo colocada em dúvida sua capacidade financeira de pagar a diferença de R$ 4,00. O McDonald’s lamenta que esse tenha sido o entendimento de nossa cliente (...). A gerente do restaurante convidou a cliente Larissa que voltasse ao McDonald’s e que avaliasse novamente os nossos serviços e o atendimento prestado. Larissa aceitou o convite e esteve por duas vezes no McDonald’s do Shopping após o incidente". 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar