Terça-Feira, 26 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Série de documentários sobre a negritude será lançada em Sorocaba “Relatos que revelam parte da identidade sorocabana, cujos interlocutores trazem aflorada em suas veias a mesma origem, reverenciada com um orgulho justo, comum aos guerreiros que sabem que deram o melhor de si, mesmo que seja em uma batalha secular”

Publicada em 28/08/2012 às 12:07
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Centro Cultural Quilombinho, em parceria com a Associação Cultura Votorantim, lançará na próxima quarta-feira, 29/08, como resultado de uma oficina de documentário ministrada pelo jornalista e documentarista Werinton Kermes, a série de vídeos “Negros Nós”.


Com um título homônimo à música de abertura (composta por Míriam Cris Carlos e Carlos Madia), a série de documentários tem como principal objetivo registrar, através da transmissão oral, vivências e conhecimentos armazenados na memória de cada um dos depoentes. Uma das inspirações do projeto vem dos chamados “griots”, que são os contadores de histórias africanos.


A série traz relatos de vinte pessoas que revelam parte da identidade sorocabana, com destaque para a cultura negra. Para cada história editou-se um vídeo, que poderá ser visto por estudantes e pessoas interessadas em conhecer um pouco da cultura local. Os roteiros foram formulados pelos próprios alunos da oficina de documentário. Fatos e histórias captados por olhares jovens, curiosos e dispostos a perpetuarem suas descobertas.


A intenção dos realizadores é dar prosseguimento ao projeto, e a cada ano lançar novos vídeos. “Sabemos que neste primeiro momento apresentaremos apenas um recorte de tudo aquilo que queremos retratar e deixar para a posteridade como memória do nosso povo, mas já estamos captando novos depoimentos para uma nova série que será lançada no ano que vem”, disse Werinton Kermes, coordenador do projeto.


Cada vídeo tem a duração média de 40 minutos e será exibido das TVs Comunitárias de Sorocaba e Votorantim. Cópias serão disponibilizadas para bibliotecas e centros culturais.
Dentre os retratados nesta primeira etapa do projeto, está o músico Cassiano Moraes, falecido no último dia 19, que contou um pouco das suas experiências na gravação realizada há cerca de dois meses. “Com esse vídeo, podemos perpetuar um pouco da sua obra e matar um pouco a saudade que ele deixou”, disse Rosângela Alves, diretora do Centro Cultural Quilombinho. Ela ainda comentou que está programando uma homenagem musical para o artista no evento de lançamento da série com o grupo Malungos. “Já estávamos preparando diversas apresentações, mas agora, com certeza, utilizaremos o espaço para prestar uma homenagem a ele, que tanto contribuiu com o Quilombinho”, ressaltou Rosângela.


Na ocasião será apresentando um vídeo especial para o lançamento, de 30 minutos, com pequenos trechos de cada um dos entrevistados, que também receberão um DVD com o seu vídeo e um certificado de congratulação. Participam da série: Ademir Barros dos Santos, Ana Maria Souza Mendes, Antonio José de Almeida (Toninho Pitico), Benedita Silva de Toledo Alves, Bernardino Antonio Francisco, Cassiano Moraes, Fidelcino Marsal, Itamar Sudário da Silva, João de Campos Júnior, Joel Quintino, José Carlos dos Santos (Santão), José Marciano, Marco Antonio Pereira, Maria Angélica dos Reis, Marilda Aparecida Corrêa, Nivaldo de Logunèdé, Olga Domingues Camilo, Palmira Rodrigues, Rosângela Cecília da Silva Alves e Rosemari da Conceição Galvão.


O evento de lançamento da série de documentários “Negros Nós” será realizado na próxima quarta-feira, 29/08, às 19h na Sala Fundec, que está localizada na Rua Brigadeiro Tobias nº 73, Centro, Sorocaba. Os convites são limitados e deverão ser retirados com uma hora de antecedência no local.


Mais informações e a ficha técnica estão disponíveis no site http://negrosnos.blogspot.com.br

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar