Segunda-Feira, 25 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< São Miguel Arcanjo quer fazer parte da Região Metropolitana de Sorocaba

Publicada em 23/10/2013 às 21:22
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O deputado estadual Hamilton Pereira (PT) esteve reunido na Prefeitura de São Miguel Arcanjo para tratar de demandas do Município, entre elas a inclusão da cidade no projeto de criação da Região Metropolitana de Sorocaba. O deputado informou que já foi oficializado ao Estado o interesse de integração do Município à unidade de desenvolvimento regional.

Acompanhado da deputada federal Iara Bernardi (PT), os parlamentares se reuniram com o prefeito José Kodawara (PTB), o vice-prefeito Professor Branco, o chefe de Gabinete, Luís Carlos Pereira, e o ex-vereador João Gote, do PT, além de petistas da cidade. O ex-vereador reiterou a importância de São Miguel Arcanjo fazer parte da nova unidade de desenvolvimento da região, pois a cidade nos últimos anos `parou no tempo'. "Aqui era considerada uma região estratégica do Estado, foi passagem obrigatória para o sul do País, mas está esquecida", asseverou Gote. "Temos uma grande ligação com Sorocaba e, se ficarmos de fora da Região Metropolitana, continuaremos abandonados", completou.

O deputado Hamilton Pereira concordou com o ex-vereador e informou que foi já protocolado, em conjunto com os deputados sorocabanos Maria Lúcia Amary (PSDB) e Carlos Cezar (PSB), um ofício ao secretário da Casa Civil do Estado, Edson Aparecido, solicitando a integração de Sarapuí, Casário Lange, Conchas, Alambari e São Miguel Arcanjo ao projeto de implantação da Região Metropolitana de Sorocaba. Segundo o parlamentar, esses municípios devem integrar a RMS devido à proximidade geográfica e relação econômica e social com a cidade-polo, Sorocaba.

EMENDAS EM PROL DE SÄO MIGUEL ARCANJO - O prefeito José Kodawara aproveitou a visita para entregar aos parlamentares um documento solicitando recursos de infraestrutura para São Miguel Arcanjo. Com a chegada das peças orçamentárias do Estado e da União para 2014 na Assembleia Legislativa de São Paulo e Câmara Federal, em Brasília, iniciam-se neste mês as indicações de emendas ao Orçamento com demandas dos municípios. Durante a visita, deputada Iara Bernardi lembrou dos programas do governo federal que estão sendo implantados nos municípios. "Aqui já temos liberadas duas creches do ProInfância, Praça da Juventude e retroescavadeira pelo Pac 2, além da nossa UFSCar, que será implantada em Buri, uma conquista de toda a região", enumerou ela, acrescentando que "tem ainda muito programa do governo federal legal e importante para os municípios a serem implantados". Para o prefeito, a parceria com o governo federal tem sido muito importante para o crescimento de São Miguel Arcanjo. 

Os deputados petistas por Sorocaba estiveram ainda conhecendo o Hospital Filantrópico Nipo-Brasileiro de São Miguel Arcanjo e participaram de sessão ordinária na Câmara Municipal, onde se colocaram à disposição dos vereadores e dos moradores da cidade.


Biodiversidade é tema de campanha na regiäo

Com o objetivo de conscientizar sobre a importância da preservação da biodiversidade e conservação da fauna e flora brasileiras, a Proactiva Meio Ambiente e a Organização dos Estados Ibero-Americanos oferecem aos municípios parceiros a oportunidade de participar da oitava edição da campanha "Ao Redor da Ibero-América". Este ano, o tema é "Em Direção aos Objetivos do Milênio" - um conjunto de metas desenvolvidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), para melhorar a qualidade de vida da população mundial. Uma das metas que deve ser conquistada até 2015 é a qualidade de vida e respeito ao Meio Ambiente. Alunos do 4º ano das escolas municipais das cidades de Araçariguama, Iperó, Capela do Alto, Sarapuí e Laranjal Paulista desenvolverão atividades pedagógicas, junto aos professores e, com um desenho e uma redação sobre o tema, concorrerão ao prêmio nacional - uma viagem com a equipe da Proactiva e da OEI para a Ilha de San Andrés, na Colômbia.

O projeto é realizado em oito países da América Latina: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela. No Brasil, além do Estado de São Paulo, também participa o Estado de Santa Catarina, com as cidades de Biguaçú, Bombinhas, Governador Celso Ramos, Palhoça, São José e Tijucas. Em 2011, no Brasil, o projeto reuniu 6 mil crianças; em 2012, aproximadamente 8 mil e, em 2013, a expectativa é chegar a 9 mil participantes.

A primeira etapa será realizada até o dia 28 deste mês, segunda-feira próxima, com a elaboração da redação e do desenho. Após essa data, as diretorias das escolas entregarão os os três primeiros lugares à Secretaria de Educação de cada cidade. A terceira etapa ocorrerá em novembro, quando uma comissão avaliará os três melhores da cidade e, em seguida, o melhor do Brasil. O ganhador do melhor desenho e da melhor redação participará de uma viagem pedagógica na primeira semana de dezembro. Os três primeiros vencedores de cada cidade também ganharão prêmios.

As campanhas `Ao Redor da Ibero-América' têm beneficiado não só os alunos, mas professores da rede pública também, com a oportunidade de crescimento profissional, por meio do prêmio nacional. Criada em 1949, a OEI é um organismo internacional de caráter governamental para a cooperação entre os países ibero-americanos nas áreas da Educação, Ciência, Tecnologia e Cultura no âmbito de desenvolvimento integral, da democracia e da integração regional. Seu financiamento e de seus programas é coberto pelas cotas obrigatórias e pelos aportes voluntários realizados pelos governos de seus estados membros e pelas contribuições para que determinados projetos possam auxiliar instituições, fundações e outras organizações interessadas no aperfeiçoamento da qualidade educacional e no desenvolvimento científico-tecnológico e cultural.


VOTORANTIM

Avenida Luiz do Patrocino Fernandes ganha novo conjunto semafórico 

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec), está implantando um novo conjunto semafórico na avenida Luiz do Patrocino Fernandes, no cruzamento com a rua Manoel Rangel, na região do bairro Rio acima. A ação é realizada após estudos técnicos no local que apontaram a necessidade do dispositivo.

O titular da Sesec, Milton Moreira, informa que a sinalização no local atende a um pedido de motoristas e moradores daquela região, tendo em vista que o cruzamento tem grande movimento de veículos. O conjunto foi instalado no último final de semana e está com amarelo piscante, devendo entrar em operação nos próximos dias. Nesta semana, está endo realizada a sinalização de solo, além da faixa de retenção. A Sesec informa ainda que a equipe técnica esta fazendo a programação do tempo do semáforo, para atender os motoristas de forma adequada.

Milton Moreira frisou também que a implantação de semáforos no local é reivindicado desde o primeiro semestre deste ano. "Após recebermos vários pedidos, solicitamos um estudo técnico feito por engenheiro, que apontou a necessidade de um semáforo na via levando em consideração a quantidade de veículos que trafegam naquele trecho", disse. O comerciante Wilson dos Santos, por exemplo, conta que há dois anos tem um estabelecimento próximo ao cruzamento. Segundo ele, vários acidentes foram registrados naquele trecho e que só o fato da Prefeitura colocar os dispositivos no local com amarelo piscante os motoristas já estão em alerta. "Já presenciei vários acidentes neste local; o semáforo é uma necessidade neste ponto", comenta. 

De acordo com o comerciante, o movimento é intenso durante todo o dia e aumenta nos `horários de pico'. "Essa região está recebendo empreendimentos imobiliários e o aumento do tráfego tende a crescer cada vez mais", concluiu Wilson dos Santos.

PRORROGADO PRAZO PARA REFORMA DE TÚMULOS - Atendendo a solicitações de munícipes, a Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Votorantim, responsável pela administração do Cemitério Municipal "São João Batista" informa que os serviços de reforma e manutenção de túmulos para o Dia de Finados (2 de novembro) foi prorrogado até 30 de outubro. De acordo com a Pasta, o serviço se faz necessário até a data, tendo em vista que nos dias seguintes o espaço receberá os trabalhos finais de limpeza e organização. 

A administração do Cemitério lembra ainda que muitos familiares costumam visitar o espaço nos dias que antecedem a data. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3353.8645 ou 3243.1758, na administração do Cemitério.


Projovem Urbano recebe inscriçöes em Votorantim

O Programa Projovem Urbano de Votorantim inscreve até 30 de outubro os interessados na faixa etária de 18 a 29 anos que não tenham concluído o Ensino Fundamental (até a antiga oitava série). Os participantes têm a chance de terminar essa etapa dos estudos e aprender uma profissão no prazo de um ano e seis meses, período em que também terão direito a um benefício mensal para ajuda de custo no valor de R$ 100 e todo o material didático para o curso.

As aulas acontecerão no período noturno, no horário das 19 às 22 horas, de segunda à sexta-feira. Para os alunos que tenham filhos de até 8 anos, o Programa permite, inclusive, que a criança acompanhe os pais à Escola, onde haverá auxiliares e alimentação. As aulas são ministradas na Escola Municipal "Helena Pereira de Moraes", próximo ao Terminal Rodoviário.

Para participar, o aluno(a) deve ter entre 18 a 29 anos e não ter concluído o Ensino Fundamental, tendo interrompido os estudos em qualquer série, mas precisa ser alfabetizado. As pré-inscrições podem ser feitas por telefone ou pessoalmente. O atendimento é realizado na Escola Municipal "Lucinda Rodrigues Pereira Inácio", no Jardim Morumbi, de segunda à sexta-feira, das 8 às 12 e das 13 às 22 horas. Os telefones disponíveis são 3243-3663, 3243-1283, 9695-7362 e 8810-9763. 


Engenharia Ambiental do Ceunsp é reconhecido pelo MEC 

O curso de Engenharia Ambiental e Sanitária do Ceunsp (Centro Universitário `Nossa Senhora do Patrocínio'), com câmpus em Salto e Itu, foi reconhecido pelo Ministério da Educação com uma excelente avaliação nesta semana, tendo recebido 17 notas máximas nos diversos quesitos analisados. No arredondamento, o curso ficou com a nota 4, mas por pouco não atingiu a pontuação máxima.

A avaliação ocorreu entre os dias 11 e 14 de setembro e, entre os diversos itens com nota máxima, os avaliadores destacaram a metodologia, apoio ao aluno, procedimentos de avaliação de ensino-aprendizagem, experiência de magistério dos professores, salas de aula, acesso aos laboratórios de informática e bibliografias complementar e especializada. No relatório agora divulgado, os avaliadores destacaram que "as instalações são extremamente amplas, modernas e confortáveis" e que "o curso está em atualização contínua". Apontaram ainda os avaliadores que "a estrutura curricular apresenta forte opção para uma formação sólida em Engenharia" e que "a metodologia de ensino e aprendizagem está totalmente coerente com o processo de avaliação dos estudantes, focada no aluno como futuro profissional, mas também como sujeito mediador de transformações na sociedade".

Com um corpo docente formado por 70% de doutores e mestres, o curso possui objetivos bem direcionados, como aponta a coordenadora Thaís de Almeida Garcia Pizzini. "Caminhamos na direção de um diferencial de qualidade do estudante formado, cumprindo adequadamente as Diretrizes Curriculares Nacionais, além da observação de normativas do conselho profissional. O curso permite que o aluno venha a conhecer as diferentes subáreas ambientais e, posteriormente, buscar especialização naquilo que mais se identificar", aponta a professora, acrescentando a importância da participação dos alunos, permitindo que a avaliação feita pelo MEC fosse verdadeira e realista. "Foi constatado pelos avaliadores o entusiasmo dos alunos em relação ao curso como um todo, desde a proximidade e apoio dos professores, coordenação e direção junto aos alunos, bem como a estrutura curricular e física adequadas", afirma.

Para o diretor da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEA), Neilo Trindade, a nota obtida é muito importante para reforçar e alavancar, por meio de constatações palpáveis, o curso em si e, consequentemente, os futuros profissionais formados no Ceunsp.

A PROFISSÃO - A Engenharia Ambiental e Sanitária é voltada para o desenvolvimento econômico sustentável, que respeita os limites de exploração dos recursos naturais, e para o projeto, a construção, a ampliação e a operação de sistemas de água e esgoto. O engenheiro que atua nessa área desenvolve e aplica as mais diferentes tecnologias para proteger o ambiente dos danos causados pelas atividades humanas. Sua principal função é preservar a qualidade da água, do ar e do solo. Para isso, planeja, coordena e administra redes de distribuição de água e estações de tratamento de esgoto e supervisiona a coleta e o descarte do lixo.

Também avalia o impacto de grandes obras sobre o Meio Ambiente, para prevenir a poluição de mananciais, rios e represas. É responsável ainda pela prevenção contra a poluição causada por indústrias. Em agências de meio ambiente e em polos industriais, controla, previne e trata a poluição atmosférica. Pode ainda monitorar o ambiente marinho e costeiro, atuando na prevenção e no controle de erosões em praias. 


Piedade realiza substituição de 150 refrigeradores 

A concessionária Elektro, em parceria com a Prefeitura de Piedade, realizou no sábado (19) a substituição de mais 150 refrigeradores nos bairros Bom Pastor e Parque da Torre, através do Projeto "Energia Comunitária". No período da manhã, a entrega foi realizada em frente à CEMCEI "Esperança Bom Pastor/Profª. Célia Costa Becker", no Bairro Bom Pastor, com a presença do vice-prefeito Renaldo Corrêa da Silva (PV), do responsável pelos Departamentos de Cultura e de Esporte e Lazer da Prefeitura, Fernando da Silva Maciel, do comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Júlio César Dias Vieira, e do presidente da Associação Comercial e Industrial (Acip), Pedro Herrera Esteban Filho. Renaldo falou sobre a importância da ação. "Esta é a primeira vez que algo assim acontece em Piedade. Estamos muito felizes com essa parceria que reflete em melhorias para o povo. Vocês sentiram isso na economia da conta de energia", resumiu o vice-prefeito.

À tarde, a entrega ocorreu no Parque da Torre, na EMEF Profª. Maria Helena Guazzelli Rosa, com presença da prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB). Segundo Maria Vicentina, o projeto veio para garantir a segurança e reduzir o desperdício de eletricidade. "Só temos a agradecer e parabenizar a Elektro pela excelente iniciativa", disse a Chefe do Executivo. "É com muita alegria que estamos realizando as trocas das geladeiras e presenciando a alegria destes moradores".

De acordo com a Elektro, o critério para a viabilização da troca da geladeira é o estado de conservação do equipamento, que pode causar aumento significativo do consumo de energia. Assim, as geladeiras são trocadas por aparelhos mais econômicos (selo A do Procel) e os antigos descartados de acordo com as exigências ambientais. Grande parte dos recursos utilizados no projeto é vinculado ao Programa de Eficientização Energética, promovido pela empresa por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em Piedade, são mais de 550 famílias cadastradas no Projeto `Energia Comunitária', nos bairros Ciriaco, Cotianos, João Garcia, Bom Pastor, Butuca, Vila Moraes e Pintos. De acordo com a empresa, o bairro dos Moreiras será o próximo a ser contemplado.


 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar