Domingo, 31 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Espanhóis abrem hoje a Mostra Sesc de Teatro de Animação

Publicada em 02/07/2013 às 22:40
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Com a Cia. Jordi Bertran, da Espanha, apresentando o espetáculo "Antologia", começa nesta quarta-feira (3), em Sorocaba, a Mostra Sesc de Teatro Animaçäo'2013, que contemplará a cidade nesta semana com sete montagens do genero, sendo três internacionais, além de duas oficinas técnicas (ver o box). A apresentaçäo de hoje no Teatro do Sesc (rua Baräo de Piratininga, 555, esquina com a avenida Washington Luiz - Jardim Faculdade) está marcada para as 20 horas.

O espetáculo "Antologia" compreende sete cenas musicais e teatrais, onde o movimento, o detalhe insinuante e gesto orgânico produzem um magnetismo hipnótico que cativa o espectador. Estruturada na fórmula de cabaret, as cenas acontecem em uma cadência estudada, onde se fundem o ritmo do próprio espetáculo, com a carga emocional de cada um dos personagens recriados pelo marionetista, que dá vida através de tópicos: personagens conhecidos e presentes no imaginário coletivo, personagens anônimos inspirados no circo, teatro e cultura. Este é, aliás, um espetáculo onde a precisão é o resultado de muitos anos de trabalho: cada junta, gesto ou contrapeso foram estudados em profundidade para os sete personagens que desfilam na frente do espectador, como Louis Armstrong, Salvador Dali, Pau Casals, Pep Bou, o palhaço Toti Tipon...

A PROGRAMAÇÄO DA MOSTRA SESC DE TEATRO DE ANIMAÇÃO - A programaçäo da Mostra Sesc de Teatro de Animaçäo'2013 em Sorocaba segue amanhä, quinta-feira (4), com "Panta Rhei II", com T Magisch Theatertje, da Holanda; "Com os pés no céu", com Verónica Gonzáles, da Itália, na sexta-feira (5); e "La Polar, com Viajeinmóvil, do Chile, no sábado (6), sempre às 20 horas. No domingo (7), será aprestentado o espetáculo "Frágil café da manhä", com a espanhola La Casa Incierta, às 16 horas. Já as intervenções, incluem "Velhas caixas", com a Cia. Duoanfíbios, na quinta-feira (4), às 18h30 e 20h30, e "Do fundo do mar, com a Cia. Fios de Sombra, na sexta-feira (7), às 17 horas


Duas oficinas de Teatro de Animação

O Sesc de Sorocaba também recebe nesta semana duas oficinas paralelamente a esta Mostra Sesc de Teatro de Animaçäo. Nesta quinta-feira (4), será em torno do tema "O olhar sensível e o gesto essencial do boneco", com Fábio Supérbi e Juliana Notari, às 14 horas. Nesta oficina, destinada a artistas e interessados em geral, os participantes terão a oportunidade de trabalhar a manipulação de bonecos com enfoque para o olhar e o gesto de forma orgânica por meio de jogos e improvisações.

Já na sexta-feira (7), no mesmo horário, a segunda oficina enfocará "Manipulação em cena", com a Cia. Fios de Sombra. O objetivo é promover a aproximação do participante com o teatro de animação, proporcionando o contato com a manipulação de bonecos de mesa, de maneira teórica e prática e abordando suas várias formas e possibilidades técnicas. Para atores, bonequeiros, bailarinos, estudantes de Artes Cênicas e interessados em geral.

As oficinas säo gratuitas e têm 25 vagas cada uma. As inscrições antecipadas devem ser feitas na Central de Atendimento do Sesc (rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade), com o telefone (15)3332-9933.


`Contra-Regras', improviso e comédia, retoma temporada hoje

O espetáculo de improviso e comédia "Contra-Regras" retoma temporada neste mês de julho em Sorocaba, com sessöes todas as quartas-feiras, a partir de hoje (4), sempre às 20 horas, no Auditório "Pedro Salomäo José", situado ao lado da Escola Municipal "Dr. Getúlio Vargas", na avenida Dr. Eugênio Salerno. Interatividade, criatividade e gargalhadas de fazer a barriga doer são características presentes durante o show, adiantam os produtores, explicando que o espetáculo é composto por uma sequência de jogos de improviso. A plateia oferece os temas e sugestões e os atores criam as cenas imediatamente. O espetáculo tem muita influência do programa "Whose Line is it Anyway?" (Inglaterra e EUA) e dos espetáculos brasileiros "Z.É. Zenas Emprovisadas" (Rio de Janeiro), "Improvável" e "Jogando no Quintal" (São Paulo).

Um dos humoristas, no papel de mestre de Cerimônias, faz uma pequena introdução ao que está por vir. Começam os jogos! O mestre de Cerimônias explica as regras a cada jogo e interage com a público, pedindo sugestões de cena. Como o contra-regras e todo baseado no improviso, o público sempre vê um espetáculo novo e diferente a cada apresentação.

O elenco de "Contra-Regras" é formado por Osvaldo Barros, João Valio, Fernando Strombeck, Richard Godoy e Daniel Murillo, que vem com a bagagem e experiência de programas de TV, merecendo destaque o quadro "Maratona do Humor", do programa "Tudo é Possível", de Ana Hickmann, na Rede Record, exibido no final de 2011. 

A classificação é para 14 anos.


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar