Terça-Feira, 26 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Segurança dos ciclistas é o alvo da Urbes em campanha que começa hoje

Publicada em 17/05/2013 às 21:59
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Chamar a atenção dos ciclistas para que utilizem a bicicleta com segurança é a meta da primeira atividade da "Campanha para Ciclistas" que será desenvolvida neste sábado (18), das 9 às 13 horas, na Praça Cel. Fernando Prestes, pela Urbes – Trânsito e Transportes. A data marca também o primeiro ano de existência do Programa Integrabike de Bicicletas Públicas da Prefeitura de Sorocaba, gerenciado pela Urbes.

A "Campanha para Ciclistas" vai ocorrer ao lado da estação do Integrabike instalada na praça e contará com a distribuição de uma cartilha de orientação que ensina a pedalar com segurança na infraestrutura viária direcionada às bicicletas. Serão entregues 'squeezes' para os ciclistas que passarem pelo local. O circuito da Escola do Pedala, que ensina crianças e adultos a andar de bicicleta, também estará montada na praça e disponível para a população.

A Cartilha do Ciclista visa fomentar a convivência harmônica entre os diversos modais dentro do sistema viário e aumentar a segurança dos ciclistas a fim de diminuir ou, até mesmo, eliminar as ocorrências de acidentes envolvendo ciclistas.

"Começar a pedalar é uma ótima opção para quem se preocupa com o meio ambiente e com a sua própria saúde. Mas, antes das primeiras pedaladas, é preciso seguir alguns passos que fazem toda a diferença no trânsito e são fundamentais para a sua segurança", destaca o presidente da Urbes, Renato Gianolla.

ESTRUTURA CICLOVIÁRIA - Sorocaba possui hoje 106 quilômetros de ciclovias, o que a torna a segunda cidade do País com maior extensão de ciclovias, perdendo apenas para o Rio de Janeiro. Do total, 103 quilômetros são para uso exclusivo de ciclistas e 3 quilômetros são de ciclofaixas.

A cidade possui 50 paraciclos (estacionamentos de bicicletas), um deles está no Terminal Santo Antônio (com capacidade para 60 bicicletas), oito módulos comerciais (quiosques), com capacidade de acoplar entre 40 e 60 bicicletas cada um.

Sorocaba também conta com o Programa Integrabike de empréstimo gratuito de bicicletas. O sistema conta com 19 estações espalhadas na região central da cidade e na zona norte, somando 152 bicicletas disponíveis à população.
 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar