Terça-Feira, 26 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Sorocaba Refrescos lança garrafa PET feita de etanol da cana de açúcar

Publicada em 16/05/2013 às 21:40
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

DIÁRIO NAS EMPRESAS

Seguindo a plataforma de embalagens sustentáveis da Coca-Cola Brasil, a Sorocaba Refrescos lançou na região de Sorocaba, nesta quarta-feira (15), uma embalagem revolucionária feita de PET, em que o etanol da cana de açúcar substitui parte do petróleo utilizado como insumo. 

Durante o evento, que teve lugar no auditório da Sorocaba Refrescos, na Rodovia Raposo Tavares, os executivos da empresa apresentaram a nova embalagem, que por ter origem parcialmente vegetal – até 30% à base de planta renovável - reduzirá a dependência da empresa em relação aos recursos não renováveis, além de diminuir em até 20% as emissões de gás carbônico.

Sem mudança de propriedades químicas, cor, peso ou aparência em relação ao PET convencional, a PlantBottle é 100% reciclável e já entra na cadeia de reaproveitamento de materiais, consolidada no País, desde sua chegada ao mercado. A nova garrafa começa a ser comercializada na região já a partir deste mês, inicialmente na embalagem de Coca-Cola de 600 ml.

“Houve uma grande mobilização e investimentos para que a Coca-Cola Brasil chegasse à fórmula da PlantBottle e, com seu lançamento, confirmamos novamente nossa posição de vanguarda na inovação de embalagens. Ao substituir parte do petróleo usado na fabricação do PET por etanol de cana de açúcar, um recurso absolutamente renovável e abundante no País, a Coca-Cola Brasil inaugura uma nova era para as embalagens plásticas”, afirma o diretor-presidente da Sorocaba Refrescos, Cristiano Biagi.  

O uso da nova garrafa traz também vantagens à economia do Brasil. “A cana de açúcar é a fonte mais eficiente para a fabricação de etanol. Com este quadro, o Brasil coloca-se como futuro exportador de bio-MEG (componente feito com cana de açúcar, usado na PlantBottle), fomentando, assim, a geração de empregos e alavancando o setor sucroenergético do País. O Brasil é um dos primeiros mercados a adotar a PlantBottle e nós como fabricantes do sistema Coca-Cola Brasil buscamos incentivar as demais indústrias a tomar medidas semelhantes. Vale destacar também que 100% das embalagens de PlantBottle de todo o mundo usará etanol brasileiro”, explica Biagi.

Com o desenvolvimento da tecnologia liderado pela The Coca-Cola Company, a PlantBottle é fabricada por um processo inovador de transformação da cana de açúcar em um insumo do processo de fabricação do polímero PET. A cana de açúcar utilizada para produzir as garrafas PlantBottle provém de fornecedores auditados, que utilizam essencialmente a irrigação natural (chuva) e a colheita mecânica. No Brasil, 99,7% dos campos de cana de açúcar está a pelo menos 2.000 km da Amazônia.

CRYSTAL ECO - Outra embalagem sustentável que a Sorocaba Refrescos traz ao mercado de Sorocaba e região neste mês é a da Crystal Eco. Com uma quantidade 20% menor de plástico do que as embalagens convencionais, a garrafa de 500 ml sem gás da Crystal Eco também é PlantBottle e pode ser facilmente torcida, proporcionando uma redução de até 37% do seu volume original e facilitando a reciclagem.
 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar