Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Empresas colocavam formol em leite no RS Conforme a OMS, a composição adicionada ao leite pode causar câncer

Publicada em 08/05/2013 às 22:08
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O golpe foi confirmado depois de uma análise química (Foto: Agência Brasil)
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) deflagrou ontem a Operação “Leite Compen$ado” para desarticular um esquema de adulteração de leite. De acordo com as investigações, cinco empresas de transporte de leite adicionavam ao produto cru, entregue à indústria, uma substância semelhante à uréia, que tem formol na composição e é considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Até ontem, oito pessoas foram presas suspeitas de envolvimento no esquema.

Segundo o MP-RS, esse tipo de adulteração é considerada crime hediondo de corrupção de produtos alimentícios, previsto no Artigo 272 do Código Penal. Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de prisão e 13 de busca e apreensão em três cidades do Rio Grande do Sul (Ibirubá, Guaporé e Horizontina). Cerca de 100 pessoas participam da operação, que conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, da Receita Estadual e da Polícia Militar gaúcha.

De acordo com o Ministério Público, as empresas investigadas transportaram aproximadamente 100 milhões de litros de leite entre abril de 2012 e maio de 2013. O órgão estima que, desse total, um milhão de quilos de uréia contendo formol tenham sido adicionados, com o objetivo de aumentar o volume do leite transportado e o lucro sobre o preço do produto cru.

A fraude foi comprovada por meio de análises químicas. O formol foi encontrado no produto final mesmo depois dos processos de pasteurização. Amostras coletadas no decorrer da investigação em supermercados da capital gaúcha apontaram fraude em 14 lotes de leite. O leite alterado era comercializado no Rio Grande do Sul e em outros Estados.

As marcas dos produtos adulterados foram Italac Integral e Semidesnatado, Bom Gosto/Líder UHT Integral, Mumu UHT Integral, Latvida UHT Desnatado e Semidesnatado, Latvida UHT Integral e Semidesnatado.

ESTADOS - Além do Rio Grande do Sul, outros Estados serão investigados para saber se também houve adulteração no leite, informou o Ministério da Agricultura. O foco inicial da operação foi na Região Sul.


Governo estadual lança bolsa crack

O chamado “Cartão Recomeço”, lançado ontem pelo governador Geraldo Alckmin, prevê ajuda financeira mensal para as famílias de dependentes. A "bolsa crack" de R$ 1.350 poderá ser sacada apenas para o tratamento em clínicas particulares, inicialmente em dez cidades paulistas. A intenção do governo é de desenvolver a rede de internação, mas especialistas acreditam que a medida é equivocada.

Para o psiquiatra Thiago Fidalgo, coordenador do Programa de Atendimento a Dependentes da Unifesp (Proad), essa política privilegia a internação ao invés do tratamento ambulatorial e da redução de danos. Segundo o psiquiatra que é contra qualquer política que privilegie a internação, o investimento deveria ter sido para a rede ambulatorial. 


CFM quer dispensar atestado de neurologista em morte cerebral 

O Conselho Federal de Medicina (CFM) tem uma proposta para alterar os critérios que definem a morte encefálica. O projeto mantém a necessidade de o laudo ser atestado por dois médicos, mas dispensa a exigência de que um deles seja neurologista. Se aprovado, bastará que dois profissionais, de qualquer especialidade, sejam capazes de fazer a declaração, e em um tempo menor. A medida ainda diminui o intervalo entre os testes de seis para uma hora.

A identificação da morte cerebral é o primeiro passo para que o paciente possa tornar-se doador de órgãos. Quando há consentimento familiar, depois de confirmada a morte cerebral, é iniciado o processo, com a notificação da central de captação. Sem o neurologista para atestá-la, mesmo que a família concorde, o processo não vai para frente.

Já a proposta para a redução na espera de exames clínicos é para resguardar órgãos com potencial para transplante. Se os testes forem feitos mais rapidamente, a chance de o paciente sofrer uma parada cardíaca diminui. Mas a mudança no tempo só é indicada pelo CFM a pacientes adultos, que estejam em tratamento por pelo menos seis horas.


Presidente do PT acredita que integrantes do partido são inocentes no ‘mensalão’

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, afirmou ontem que não trabalha com a hipótese de prisão de nenhum dos petistas condenados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no processo do mensalão. Conforme Falcão, o Supremo dará outra interpretação ao caso na análise dos recursos contra as condenações. 

Os 25 condenados recorreram ao Supremo contra as penas, pois 11 estão condenados a penas em regime fechado. Destes, três são filiados ao PT, José Dirceu, Delúbio Soares e João Paulo Cunha. 

Presidente do STF e relator do mensalão, o ministro Joaquim Barbosa pediu que o Ministério Público Federal se manifeste sobre os recursos. Ele tem dito que os questionamentos não podem mudar o desfecho do processo, tese rebatida pelos ministros Ricardo Lewandowski e Gilmar Mendes. 


Inflação oficial registra taxa de 0,55% em abril

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, registrou taxa de 0,55% em abril deste ano. O dado foi divulgado ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado é superior ao 0,47% de março. Em abril do ano passado, a taxa havia sido 0,64%.

Pela primeira vez no ano, o IPCA assinalou uma taxa de inflação mensal inferior à observada no mesmo mês do ano anterior. Os alimentos permanecem respondendo por boa parte da inflação, apesar de o ritmo de aumento de preços ter diminuído em março.

A segunda maior contribuição para a inflação de abril veio do grupo de despesas com saúde e cuidados pessoais, que apresentou taxa de 1,28% no mês. Os grupos transportes e comunicação ajudaram a frear o IPCA, com deflações (quedas de preços) de 0,19% e 0,32%, respectivamente.


MEC modifica e deixa mais rigorosa a correção do Enem

O Ministério da Educação fez alterações no edital deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tornando-o mais rigoroso. Uma das medidas é que as redações com inserções indevidas serão zeradas. Outra mudança prevê que serão aceitos apenas desvios gramaticais. A correção das redações será mais rígida. 

A expectativa é de que uma a cada três redações irá para um terceiro corretor, antes o índice era de aproximadamente 21%. Isso ocorrerá quando houver uma discrepância de mais de 100 pontos entre os dois primeiros corretores. No ano passado, tinha de ser de mais de 200 pontos para que fosse encaminhada a um terceiro avaliador.  

O edital também prevê maior rigor para os corretores, que terão mais horas de capacitação e serão acompanhados e avaliados. Eles poderão ser dispensados inclusive durante a correção.


Cônsul brasileiro é condenado por desvios de comportamento 

Depois das denúncias de desvios de comportamento, o cônsul-geral brasileiro em Sydney (Austrália), Américo Fontenelle, recebeu ordens para deixar o posto. Em portaria, divulgada ontem no “Diário Oficial da União”, a ordem é clara. “Remover ex-officio Américo Dyott Fontenelle”, que é ministro da carreira diplomática, o último posto antes de ser elevado a embaixador. 

O Ministério das Relações Exteriores, Itamaraty, iniciou um processo administrativo disciplinar contra o cônsul-geral do Brasil em Sydney e o adjunto dele, César Cidade. Os dois diplomatas são denunciados por funcionários de assédio moral e sexual, homofobia e desrespeito. Inicialmente, as investigações devem ocorrer em um prazo de 30 dias, mas é possível prorrogação por mais duas semanas.


Papa Francisco nomeia primeiros bispos do País

O papa Francisco fez ontem duas primeiras nomeações de bispos brasileiros de seu Pontificado. São o padre Luís Antônio Cipolini para a Diocese de Marília (SP) e padre José Aparecido Gonçalves de Almeida para bispo auxiliar da Arquidiocese de Brasília. Nascido em Caconde (SP) em 1962 e ordenado sacerdote em 1986, padre Luís Antônio era, desde 2006, professor e reitor do Instituto Diocesano de Filosofia e pároco da igreja de Nossa Senhora de Fátima em São João da Boa Vista (SP). É licenciado pelo Instituto Alphonsianum, dos missionários redentoristas, em Roma.

Padre José Aparecido nasceu em Ourinhos (SP) em 1960 e foi ordenado em 1986. Doutor em Direito Canônico pela Universidade da Santa Cruz, do Opus Dei, em Roma, foi pároco nos bairros de Parelheiros e Jardim Prudência, em São Paulo. Era atualmente subsecretário do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos, no Vaticano.


GIRO PELO MUNDO

ACIDENTE NA ÍNDIA MATA 32 PASSAGEIROS - Pelo menos 32 pessoas morreram ontem depois de um ônibus cair em um rio em uma área montanhosa do norte da Índia, informou fonte oficial do país. O acidente aconteceu a cerca de 20 quilômetros da cidade de Kullu, no estado de Himachal Pradesh. Este tipo de acidente é muito frequente na Índia, devido em parte ao precário estado das estradas, à dificuldade da orografia em alguns pontos do território, especialmente no norte, e ao excesso de passageiros que os ônibus levam.

EUA ENVIA 100 MI DE DÓLARES PARA REFUGIADOS - Os Estados Unidos destinarão mais 100 milhões de dólares em ajuda humanitária aos refugiados sírios, anunciou ontem o departamento americano de Estado. O total de ajuda humanitária desbloqueado por Washington aos refugiados chegará, assim, a 510 milhões de dólares. O valor declarado, que será anunciado oficialmente hoje em Roma pelo secretário americano de Estado, John Kerry, ajudará as agências da ONU a fornecer alojamento e alimentos aos refugiados sírios na Jordânia, Líbano e Turquia, indicou o departamento de Estado em um comunicado.


 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar