Segunda-Feira, 25 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Autoridades pedem Centro Cultural do Banco do Brasil para Sorocaba

Publicada em 29/03/2013 às 00:22
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A vinda da mostra para Sorocaba faz parte do 'Projeto Memória', idealizado pela Fundação Banco do Brasil (Foto: Gui Urban/Secom)
"Gastei uma hora pensando um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira".       Carlos Drummond de Andrade – "Alguma Poesia"

O poema acima e outras célebres obras do poeta Carlos Drummond de Andrade (1902 – 1987) inundaram por algumas horas a vida do público e autoridades, que compareceram na manhã desta quinta-feira (28), ao lançamento da exposição itinerante "Drummond, Testemunho da Experiência Humana" na sala de exposição da Fundação de Desenvolvimento Cultural (Fundec). 

Ao som do canto lírico dos alunos da Fundec, os presentes puderam conhecer e admirar, por meio de 17 painéis, a vida, as poesias e a trajetória deste que é um dos poetas mais expressivos da Literatura Brasileira.

A vinda da mostra para Sorocaba foi uma iniciativa da Secretaria da Cultura (Secult) e teve o apoio da Secretaria da Educação (Sedu) e do Fundo Social de Solidariedade (FSS) e faz parte do 'Projeto Memória', idealizado pela Fundação Banco do Brasil, que leva ao conhecimento do público a história de brasileiros, que contribuíram para a transformação social do Brasil.

O evento contou com as presenças dos secretários da Cultura, José Simões, da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, do secretário de Relações do Trabalho, Luís Alberto Firmino, de Desenvolvimento Econômico Geraldo Almeida, e do secretário de Planejamento e Gestão, Rubens Lara. Também estiveram presentes o gerente de Desenvolvimento do Setor Público do Banco do Brasil, Vagner Carrilho e o presidente da Fundec, Geraldo Ricce.

Em seu discurso, Simões adiantou que outras exposições já estão programadas. "Essa é a primeira exposição de fora que trazemos para Sorocaba nesta nova gestão. Outras duas grandes estão agendadas que é a da CPFL e a do Museu de Língua Portuguesa".

Além disso, Simões afirmou que vai lutar para um Centro Cultural do Banco do Brasil. "Com a exposição de hoje, a exposição sobre Drummond dá o início ao processo junto ao Banco do Brasil para trazermos um Centro Cultural. Sorocaba merece e nós vamos trabalhar para isso", disse.

A secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, afirmou que já existe uma programação junto às escolas municipais para conhecerem a exposição. "Essa será uma oportunidade de divulgação e popularização da história e poesia desse grande brasileiro", falou.

"A exposição vai atingir especialmente os jovens de uma forma simples e impactante porque ela trabalha com imagens junto com os grandes textos do Drummond. Ele ocupa na nossa literatura um lugar singular e merece essa homenagem e nosso apoio", disse o presidente da Fundec, Geraldo Ricce.

Maria Inês Moron Pannunzio, presidente do Fundo Social de Solidariedade, uma das responsáveis pela vinda da mostra e apoiadora da iniciativa de trazer o Centro Cultural do BB, falou da alegria de participar da abertura da exposição. "Drummond, poeta que tanto fez pelo país e seus compatriotas, deixou um legado que expressa a mais pura da arte literária: a poesia", disse e finalizou declamando um dos mais clássicos textos de Drummond, 'José'.

A exposição segue até o dia 7 de abril, de segunda a sexta das 8h às 18h e aos sábados das 8h30 às 12h e a entrada será gratuita.


Programa `Sesc Gerações' proporciona interação entre diferentes públicos 

`Canto e desenvolvimento da musicalidade' prossegue em abril

Com o objetivo de proporcionar a socialização e o convívio entre pessoas de diferentes gerações, o Sesc de Sorocaba (rua Barão de Piratininga - Jardim Emília) promove o "Sesc Gerações", programa gratuito que mensalmente desenvolve atividades práticas e teóricas, compartilhando conhecimento e estimulando a interação entre os participantes.

Em abril, a atividade "Canto e desenvolvimento da musicalidade", com Margareth Reali, que prosseguirá em maio, traz ao público, dentro do "Sesc Gerações", elementos da música que compõem a vida de uma pessoa desde a infância. Através de aulas musicais e palestras, a proposta é desenvolver as habilidades da musicalidade, possibilitando às pessoas condições para que esse desenvolvimento prossiga.

A oficina, em andamento desde março e que ocorre às terças-feiras, às 14 horas, ainda recebe inscrições neste mês, dependendo da disponibilidade de vagas. Informações e inscrições na Central de Atendimento da Unidade, pelo telefone (15)3332.9933.


TELEVISÃO

Luciano Huck apresenta amanhã as novidades 2013 do `Caldeirão'

As tardes de sábado do "Caldeirão do Huck" (TV Globo) vêm aí repletas de novidades a partir de amanhã, 30 de março. Direto do cenário novo, Luciano Huck anuncia as próximas temporadas do "Lata Velha", "Mandando Bem" e "Lar Doce Lar" que, desta vez, terá diferentes arquitetos assinando o projeto final. Outras estreias e games como o "Desencana", uma disputa entre casais no palco, também chegam ao longo do ano ao programa. "O cenário novo ficou mais fácil de assistir para quem está em casa e confortável para quem está aqui presente e vem trazer boas energias", comemora o apresentador. 

Mais colorido e versátil segundo a emissora, o palco, agora, tem forma de arena e a plateia fica um pouco mais inclinada, reforçando o conceito de caldeirão. "Em cima do novo telão de LED, colocamos lâminas que se transpassam umas nas outras e que, com um jogo de luz e um efeito espiral, dão a impressão de bolhas em uma grande mistura, girando dentro do caldeirão", conta a cenógrafa Cris De Lamare, elogiando o resultado do trabalho entre as equipes de cenografia, iluminação e artistas gráficos. Luciano Huck ganha também um novo púlpito, mais moderno e que tem como fundo um mosaico formado por telas de alta tecnologia. 

Com uma abertura diferente também, criada pela Comunicação da Globo em computação gráfica 3D, a vinheta retrata, de maneira jovem e moderna, o conceito do "Caldeirão": um programa colaborativo, em que vários quadros contam com a participação do público e suas histórias. Tudo ao som de uma trilha interpretada por Di Ferrero, do grupo NX Zero. "A ideia é que outros cantores e cantoras que fazem parte da nossa cultura coloquem também voz na nova música da abertura do `Caldeirão'", revela Luciano. Outra novidade da temporada 2013 são os grandes destaques do cenário musical brasileiro assinando as vinhetas e trilhas dos demais quadros do "Caldeirão", com nomes como Marcelo D2, Arlindo Cruz, Luan Santana, Marcelo D2 e Gabriel Pensador. 

AS ATRAÇÖES DE AMANHÃ - Neste sábado, dia 30, o programa conta, no primeiro "Lata Velha" do ano, a história de Dalto, de Brasília. Conhecido como MC Gaguinho, o dono de uma fábrica de faixas e placas criou uma campanha na Internet para tentar uma reforma no seu Opala 1980. Em busca do tão esperado sonho, ele se apresenta no palco do programa cantando e dançando a música de Michael Jackson, "Smooth Criminal", parte do filme "Moonwalker". Mas as surpresas não param por aí. Acompanhado de estrelas do funk carioca, como MC Marcinho, Koringa, Márcio G., Os Hawaianos, Bonde do Tigrão e Robinho da Prata, MC Gaguinho ganha uma música feita exclusivamente para ele. Luciano Huck ainda recebe no palco uma fã que tatuou no braço o rosto do apresentador e encerra o programa convocando a plateia para se soltar no último hit da Internet, a dança do "Harlem Shake". 

O "Caldeirão do Huck" vai ao ar aos sábados, logo após o "TV Xuxa".


Ivete Sangalo participa do `Esquenta!'

O "Esquenta!" especial de Páscoa, que será exibido no domingo, dia 31, igualmente pela TV Globo, também está recheado de alegria, com a presença de Ivete Sangalo. Pela primeira vez no palco do programa, a baiana completa a tarde festiva da emissora ao lado do ator Pedro Cardoso, do comediante Paulo Gustavo e da atriz Luana Piovani, acompanhada do marido Scooby e do filho, Dom.

Antes de o público puxar um coro com grandes sucessos de Ivete Sangalo, a cantora conversa com Regina Casé sobre maternidade, a experiência de interpretar a Maria Machadão de "Gabriela" e suas canções que viraram hino para várias gerações. Em seguida, ela faz um dueto com Preta Gil e se junta à roda de samba do "Esquenta!". Pedro Cardoso também se reúne ao grupo em um encontro de talentos inédito, enquanto Paulo Gustavo aproveita para cair no samba.

Para reforçar o gostinho da Páscoa entre as crianças, a Galinha Pintadinha chega ao palco da atração para cantar, enquanto o público infantil corre atrás de ovos de chocolate. Quem se diverte também com a presença do sucesso infantil é Dom, filho de Luana e Scooby. A fim de mostrar novas tendências na dança, Regina promove ainda um concurso do passinho feminino. Depois de uma performance que levanta a plateia, as participantes listam os atributos que as moças devem ter para entrarem no ritmo.  

O "Esquenta!" é apresentado por Regina Casé, com direção de núcleo de Guel Arraes. O programa é uma criação de Hermano Vianna e Regina Casé e tem direção geral de Monica Almeida, direção de Daniela Gleiser e redação final de Patricia Andrade e Paula Miller. A atração vai ao ar aos domingos, após o "Esporte Espetacular".


Asteroid tem hoje a festa Showtime

Na festa Showtime desta sexta-feira, os capixabas do Dead Fish são a atração principal da noite, trazendo todo o seu peso sonoro e a bagagem de mais de 20 anos de estrada, no Brasil e no Exterior, ao palco do Asteroid Bar (rua Aparecida, 737). Os ingressos antecipados estão à venda na Urban Arts (rua da Penha, 1.366), a R$ 15. A festa conta também com a discotecagem dos DJs Luiz Terra, Tiago Oliveira e Emerson Punk, tocando rock, indie e clássicos.

Vindo da terra do congo e da moqueca capixaba, o Dead Fish costuma inflamar as centenas de fãs que lotam os seus shows. Cada apresentação é uma catarse enlouquecida de moleques quicando do palco para a plateia, num caos orquestrado e sem precedentes. Rodrigo (vocais), Marcão (bateria), Alyand (baixo) e Philippe (guitarra) estão há 19 anos juntos e, nesse tempo, souberam manter a integridade e a coerência acima de tudo, o que catapultou a banda para o topo do rock nacional. Prestes a completar 20 anos, prepara-se para gravar seu segundo DVD, que já tem data e hora marcada de lançamento: dia 11 de novembro, às 11 horas, no Circo Voador, no Rio de Janeiro.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar