Segunda-Feira, 25 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Primeiro Megaplantio Escolar do ano reúne 370 estudantes

Publicada em 27/03/2013 às 21:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O megaplantio ajuda no desenvolvimento da consciência ambiental (Foto: Zaqueu Proença/Secom)
Com a participação de 370 alunos do 1º ao 6º ano de escolas públicas de Sorocaba, foi realizado, nesta quarta-feira (27), o primeiro Megaplantio Escolar de 2013. Nem o sol forte tirou o entusiasmo dos alunos Pedro Henrique, de 7 anos, e Ludmila, de 8, da EM "Benedito José Nunes", do Parque Esmeralda. Eles fizeram o plantio de uma das mudas e não esconderam a alegria por contribuir para melhorar a cidade. "Eu já plantei árvores no quintal da minha 'vó'. Agora estou plantado aqui para ajudar a melhorar o ar da minha cidade", disse a pequena Ludmila.

Ao todo foram plantadas 1.500 mudas de árvores de aproximadamente 80 espécies diferentes, entre nativas e frutíferas. Conforme destacou a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, a área, localizada no final da alameda das Acácias, no Jardim Simus, é margem de córrego e as árvores irão ajudar a proteger melhor o local. "É uma ação ambiental que fecha as atividades em comemoração ao Dia do Rio Sorocaba e ao Dia Mundial da Água. Por isso, o foco desse plantio foi a recuperação de matas ciliares, que correspondem à vegetação localizada às margens de rios, córregos, lagos e nascentes", explicou.

Todas as mudas plantadas nesta ação, foram produzidas nos viveiros das penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no bairro Mineirão, e "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha, e das existentes no Parque Natural "Chico Mendes", na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Clube do Nais (Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba).

A atividade contou ainda com a participação da secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, educadores das duas unidades, funcionários da secretarias de Meio Ambiente e Educação, Urbes - Trânsito e Transportes e Guarda Civil Municipal (GCM). O plantio foi dividido em duas etapas: pela manhã envolveu 270 alunos da EM "Benedicto José Nunes", no Jardim Simus; na parte da tarde, 100 alunos da EE "Ana Cecília Martins" fizeram o plantio em uma área próxima à escola, no Parque Esmeralda.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Educação (Sedu), o Megaplantio Escolar tem por objetivo envolver as crianças na preservação do meio ambiente, desenvolvendo a consciência ambiental e trabalhando a questão da cidadania. "A ação está embasada no conceito das Cidades Educadoras para o desenvolvimento sustentável, com o intuito de utilizar praças, parques e outras áreas públicas para sensibilizar as crianças sobre a importância da recomposição da vegetação nas áreas urbanas", disse a secretária do Meio Ambiente.

A recuperação dessa vegetação terá impacto significativo na melhoria da qualidade dos corpos d'água pela redução da erosão das margens e também no aumento da biodiversidade, por formarem ambiente adequado para o estabelecimento de diversos tipos de animais.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar