Quarta-Feira, 8 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Prefeita de Piedade anuncia equipe de diretores de seu Governo

Publicada em 19/12/2012 às 23:08
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A prefeita eleita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva com a equipe que a ajudará governar Piedade (Foto: Divulgação)
A prefeita eleita de Piedade, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB), já anunciou a equipe de diretores e assessores diretos que irá compor o seu governo a partir de 1º de janeiro de 2013. O anúncio foi realizado durante `café da manhä' no Hotel JWF e o evento contou com a presença do vice-prefeito Renaldo Correa da Silva (PV), da mídia local e de vereadores eleitos para exercer o cargo a partir do próximo ano. Maria Vicentina foi eleita em 7 de outubro, conquistando 11.199 votos.

Em seu discurso, a prefeita eleita ressaltou, na oportunidade, que dedicação e transparência serão algumas das marcas de seu governo. Também explicou que a escolha dos diretores e assessores foi realizada seguindo critérios técnicos, levando em consideração a experiência profissional de cada um.

Para a Diretoria Administrativa, foi escolhida Tereza Moraes Ribeiro; Ação Social, Maria Cristina Ponce Abreu; Agricultura, Osmar Borzacchini; Educação, Albertina de Fátima Esteves Passos; Diretoria Financeira, Marilza Aparecida de Araújo Ribeiro; chefia de Gabinete, Sérgio Yuki Murakawa; Guarda Municipal, Júlio César Dias Vieira; Obras, Carla Roberta Abreu Nicoloau; Saúde, Marli Rodrigues de Oliveira Raymundo; Trânsito, Tarcísio Nunes Coelho Júnior; Tributos, Jerson Vaz Filho; Comunicação, Jaderson Alves da Silva; Jurídico, Renato Lima Júnior e Caio Martori; Centro do Empreendedor e do Trabalhador (CET), Ivana Ferreira Santos; Cultura, Fernando da Silva Maciel; e Esporte, Erlon e Turismo, Liyouca Sakaguti.


Prefeitos e vereadores de Piedade, Pilar do Sul e Tapiraí são diplomados

A Justiça Eleitoral de Piedade realizou na tarde da quinta-feira (13) a cerimônia de diplomação dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores eleitos em 7 de outubro nas cidades de Piedade, Pilar do Sul e Tapiraí. A solenidade foi realizada no Auditório Municipal "Orestes Romano", em Piedade, e contou com a presença de autoridades locais e da deputada estadual Maria Lúcia (PSDB), além do coordenador regional do Partido da Social Democracia Brasileira, Júnior Barbosa. Parentes, amigos e convidados dos eleitos lotaram o Auditório.

Um a um, os novos vereadores, vice-prefeitos e prefeitos das três cidades foram chamados para receber seus diplomas emitidos pela Justiça Eleitoral. Araldo Todesco, de Tapiraí, e Janete Paes, de Pilar do Sul, e seus respectivos vices receberam seus diplomas sob aplausos dos presentes. Mas a prefeita eleita de Piedade, Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva, e seu vice, Renaldo Corrêa, foram os mais aplaudidos durante a cerimônia, que não teve discursos dos eleitos.

Depois da entrega dos diplomas, os representantes da Justiça Eleitoral desejaram sorte e sucesso aos eleitos, destacando a confiança e as expectativas neles depositadas por seus eleitores e também pelas cidades que eles representarão a partir de 1º de janeiro. Logo após a cerimônia, os eleitos fizeram questão de registrar aquele momento com fotos e filmagens ao lado de parentes e amigos.


Praça em homenagem aos tropeiros porangabenses é inaugurada

O prefeito Luiz do Deraldo, acompanhado da primeira-dama Rita Cássia, inaugurou neste mês a praça das Famílias dos Tropeiros de Porangaba. Acompanhada pela população, a cerimônia que contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal, Jardelino de Queiroz, e dos vereadores Carlos Roberto da Costa e Osmar dos Reis, foi marcada pela presença da comitiva de tropeiros de Porangaba, "Os Birivas", que em homenagem aos antigos tropeiros realizou uma cavalgada para comemorar a inauguração da praça.

Localizada na região central da cidade e ao lado da rua dos Tropeiros, aberta recentemente pela atual Administração, a praça que foi construída em um espaço adquirido com recursos próprios do Município e é mais que um simples ponto de encontro, "é uma singela homenagem frente a grandeza dos tropeiros porangabenses, que ajudaram na transformação e no desenvolvimento do Município", como destacou na ocasiäo o prefeito Luiz do Deraldo.

Durante a cerimônia, o prefeito também lembrou da importância dos tropeiros não apenas para o desenvolvimento econômico do Município, mas também no legado cultural deixado por aqueles que, com garra e coragem, escreveram talvez a parte mais importante da história de Porangaba. Visivelmente emocionado, Acácio Miranda, vice-presidente dos `Birivas', em nome dos tropeiros agradeceu ao prefeito Luiz do Deraldo e aos vereadores Jardelino de Queiroz, Carlos Roberto da Costa, Marli de Miranda, Osmar dos Reis e Robson de Oliveira, que votaram a favor do projeto de lei que deu nome à praça em homenagem aos tropeiros porangabenses de outrora. Acácio falou também da sua emoção de poder estar presente durante a inauguração da praça e da importância que ela representa para o resgate da cultura tropeira e das raízes de Porangaba.

`OS BIRIVAS' - A Associação Tropeirsmo Raiz "Os Birivas", de Porangaba, foi criada para resgate da cultura tropeira e culinária e valorização do homem do campo no Município. A Associação participa também do projeto "Tropeiro Brasil", realizado em conjunto com Ong Nata e Universidade de Girona - Espanha, para o reconhecimento do Tropeirismo junto à Unesco como ramo formador do povo Brasileiro e semeador de cidades.

"Os Birivas" também estão ligados ao Caminho Paulista das Tropas, órgão oficial da Secretaria Estadual de Turismo. `Birivas' era o nome dado aos paulistas habitantes das Serras Gaúchas, formadores e negociantes de muares e gado vacum (gado selvagem, solto).


Votorantim premia escolas que mais contribuíram na campanha de recolhimento de pilhas e baterias

A EMEF João Ferreira da Silva foi a grande vencedora da campanha de recolhimento de pilhas e baterias e recebeu o título de "Escola mais Sustentável" de Votorantim. Seus alunos conseguiram arrecadar 345,7 quilos de pilhas e baterias, em um grande esforço que envolveu pais, professores e toda a comunidade próxima. Em segundo lugar, ficou a Escola `Maria Helena de M. Scripilliti', com arrecadação de 135,3 quilos, e em terceiro, a Escola `Lucinda R. Pereira Ignácio', cujos alunos arrecadaram 50,3 quilos. As três unidades escolares receberam troféus.

Ao todo, doze escolas públicas votorantinenses que integram o projeto "Escola em Tempo Integral" aderiram à campanha, promovendo durante os últimos seis meses o recolhimento total de mais de 650 quilos de pilhas e baterias. A Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura local participou doando os recipientes adequados para a coleta e armazenamento do material, ficando responsável também pela retirada e destinação desses resíduos aos órgãos competentes.

As pilhas e baterias usadas em aparelhos eletroeletrônicos são um grande fator de risco à Saúde Pública e ao Meio Ambiente quando descartadas de maneira incorreta, pois carregam metais tóxicos como mercúrio, chumbo, cobre, zinco e cádmio. No final de junho, o Programa de Coleta de Pilhas e Baterias de Votorantim chegou às escolas. "Como o assunto é de responsabilidade de todos, decidimos fazer parte desse Programa, estendendo esta ação para as unidades escolares que trabalham com as oficinas de Matemática. O tema trabalhado foi `Sustentabilidade', em que desenvolvemos diversas ações de conscientização e responsabilidade social", explica Cláudia Camargo, coordenadora das oficinas de Matemática Empreendedora em Votorantim.

A secretária de Educação do Município, Elizete Falocci Scarpanti, elogiou a iniciativa, destacando que "as pilhas e baterias são compostas de metais perigosos para o homem e a natureza. O chumbo pode provocar doenças neurológicas e o cádmio afeta a condição motora, assim como o mercúrio, daí porque ser iniciativa das mais importantes. Neste momento em que todo o mundo se mobiliza a favor da preservação do Meio Ambiente, conseguimos fazer a nossa parte, conscientizando nossas crianças e jovens e também suas famílias sobre a importância de ações como essa em prol de nossa saúde e a da saúde do Planeta".


Procon de Iperó registra mais de 100 atendimentos

O Procon de Iperó está divulgando o número de atendimentos realizados durante os meses de julho a novembro. Ao todo, foram registrados pelo órgäo local de defesa do consumidor 124 atendimentos. Destes atendimentos, 75 foram na modalidade `Simples Consulta', em que o consumidor apenas pede esclarecimentos ou é orientado a voltar com documentos para instruir o processo, e 49 foram na modalidade de atendimento em que se emite uma CIP (Carta de Informação Preliminar), em que o Procon solicita do fornecedor esclarecimentos sobre o problema apresentado pelo consumidor.

De todas as CIPS enviadas, até o momento 28 foram atendidas, ou seja, houve acordo entre o consumidor e fornecedor. Apenas 6 tiveram a necessidade da instauração da reclamação, que é um processo administrativo em que se marca uma audiência de tentativa de conciliação entre o consumidor e o fornecedor. Três destas reclamações tiveram os seus pedidos completamente atendidos pelos fornecedores na audiência, dois foram atendidos antes da data da audiência e um a consumidora não compareceu na audiência marcada. As CIP's restantes ainda estão no prazo de andamento.

Para a coordenadora do Procon/Iperó, Sirlene Felix Moreira, o consumidor tem se tornado mais consciente de seus direitos. "O consumidor está indo em busca de seus direitos e nós trabalhamos sempre para atender às demandas trazidas", ressalta ela.

SERVIÇO - Todos os consumidores que desejarem registrar sua reclamação junto ao Procon de Iperá devem comparecer na rua Santo Antônio, 35, de segunda à sexta-feira (exceto às quintas-feiras), das 9 às 12 e das 13 às 14 horas.


ITAPETININGA

Obras de restauração do Centro Histórico serão entregues este mês

A relevância do Centro Histórico e Cultural "Brazílio Ayres de Aguirre" na história de Itapetininga é inegável. O espaço, que já abrigou a primeira Cadeia, a Prefeitura, a Câmara e até o Fórum, comemorou 21 anos e guarda as memórias de uma Itapetininga nascida através de um pouso de tropeiros, está sendo restaurado pela Prefeitura. Ainda neste mês, a Administração Municipal promete realizar a entrega da primeira fase das obras de restauração deste espaço de cultura para a cidade.

A recuperação está sendo executada por uma equipe de restauradores profissionais da empresa Engesaki Construtora e Engenharia e restauradores do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), num investimento inicial de R$ 328.317,00. As obras do Centro foram divididas em três fases. A primeira, que já está sendo executada, será concluída neste mês de dezembro. No momento, estão acontecendo a reforma do telhado e do piso superior e nas paredes de taipa de diversas salas. Já as duas fases seguintes do projeto deverão contemplar a fachada do espaço e uma readequação do espaço.  

A restauração do Centro Histórico e Cultural "Brazílio Ayres de Aguirre" é de muita importância, já que o prédio preserva as origens e histórias do Município, através de suas paredes de taipa, escadas de madeira nobre e janelas com padrão diferenciado.


Escola histórica é estaurada em Capäo

Com versos do poeta capãobonitense Jango Perna destacando a importância histórica do prédio e aplausos de educadores, diretores e convidados, foi reinaugurada a Escola Municipal "Recanto Maria Lírio Tallarico", localizada na área central da cidade de Capäo Bonito. Considerada um espaço histórico, a Escola foi totalmente reconstruída. "Não foi só a reforma de mais uma escola; foi a recuperação de um importante espaço que conta a história do nosso Município. O atual Governo Municipal tem dado à Educação a atenção que ela realmente merece", destacou a diretora da Escola, Regina Nunes Mariano, que lembrou que próxima da `Recanto', no Jardim Europa , a Prefeitura também já entregou uma creche de alto padrão.

O secretário de Educação da Prefeitura, José Dimas Cordeiro de Miranda, destacou que a obra é mais uma etapa do Programa de Construção e Ampliação de Creches e Escola, que tem investimentos estimados em mais de R$ 10 milhões. O secretário também enfatizou a importância da contratação de uma empresa pela Secretaria de Educação para agilizar os projetos: "Sem estrutura adequada, fica difícil pensar em Educação de qualidade, por isso, desde 2009, o Governo Municipal vem acelerando o programa, que terá uma sequência de inaugurações em 2013 com a entrega das creches da Vila Nova Capão Bonito, Jardim Alvorada e Boa Esperança, da escola do Bairro Ana Benta e ainda o início da construção da creche da Vila Maria", informou o secretário.

Outra autoridade ilustre presente na reinauguração foi o secretário estadual de Recursos Hídricos e Saneamento, o itapetiningano Edson Giriboni, que afirmou que Capão Bonito é uma grande referência de gestão para a região sudoeste e para o Estado de São Paulo. "Obras como está são frutos de um trabalho constante do prefeito Júlio Fernando, do vice Marco Citadini e sua equipe. É um trabalho que merece reconhecimento e elogiosa até do governador Geraldo Alckmin", alegou Giriboni.

DESAFIO E SUPERAR METAS ALCANÇADAS NO PRIMEIRO MANDATO - O prefeito Júlio Fernando e o vice-Marco Citadini, de sua parte, fizeram um balanço do governo em seus discursos, agradeceram o reconhecimento da população nas eleições de outubro e o trabalho de secretários, diretores e professores e anunciaram as novas metas para 2013. Segundo o vice-prefeito, além de continuar ampliando o Programa de Reforma, Reestruturação e Construção de Creches e Escola, a Prefeitura priorizará a geração de empregos, com a implantação do novo Distrito Industrial. "Quando falamos em qualidade de vida, falamos em mais emprego, mais Saúde, Educação de qualidade e infraestrutura", afirmou o vice-prefeito.

Já o prefeito Júlio Fernando afirmou que o grande desafio a partir de 2013 é superar as metas atingidas no primeiro mandato. "As urnas mostraram que estamos no caminho certo, mas que temos ainda que melhorar bem mais. Em cada bairro, procuramos viabilizar um investimento do Poder Público e isso vem gerando reflexos positivos em todo nosso Município. O grande desafio a partir de 2013 será superar as metas alcançadas no primeiro mandato. Queremos uma segunda etapa ainda melhor e vamos cobrar muito isso", frisou o prefeito.

  


Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar