Terça-Feira, 26 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Sesc Sorocaba abre as portas em 1º de setembro com visão sustentável A unidade é a maior do interior paulista com 30 mil m² de área construída

Publicada em 21/08/2012 às 22:21
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O consultório odontológico será exclusivo para os comerciários (Foto: Fernando Rezende)
O Sesc Sorocaba será inaugurado no dia 1º de setembro com presença de representantes da comunidade e autoridades políticas. Durante a programação especial de abertura, que se estenderá até o dia 2, são esperadas mais de 15 mil pessoas. O espaço, que foi construído em quatro anos, irá sediar a maior unidade do interior de São Paulo, com 202 funcionários e um projeto inovador e sustentável. O prédio foi apresentado para a imprensa na manhã de ontem, com destaque para as ações verdes, como a construção de um jardim vertical, aquecimento solar, sistema de captação e filtração de água.  

Com 30 mil metros quadrados de área construída, o Sesc abrigará estacionamento coberto, bicicletário, teatro com camarim, teatro de arena (com capacidade para 372 pessoas), área para exposições, salas para oficinas e biblioteca. A unidade ainda conta com campo de futebol society, sala de ginástica multifuncional, três piscinas - uma semiolímpica -, internet livre, lanchonetes, comedoria (gastronomia saudável) e um pequeno lago. 

Jardins sensoriais foram feitos com diversas plantas, devidamente nomeadas, como a hortelã, menta e flor de Guarujá, assim como de ervas usadas para tempero como salsa, cebolinha, manjericão e manjerona. Estas plantas possuem perfumes agradáveis e aguçados permitindo ao público trabalhar o lado sensorial. As crianças também terão um espaço de brincar externo e um específico para os pequenos de zero a seis anos. 

SUSTENTABILIDADE - A questão da sustentabilidade já é discutida nas unidades do Sesc desde os anos 80. Na década de 90, incorporou dispositivos de redução de consumo de água e acessibilidade para púbicos com dificuldades de locomoção. 

A construção da unidade no município foi a oportunidade de consolidar a certificação LEED (Leadership in Energy and Enviroment Design), concedida pelo USGBC (US Green Building Council), organização sem fins lucrativos que promove a sustentabilidade por meio da avaliação na forma como os edifícios são projetados, construídos e operados. 

O projeto foi adaptado para o uso de vidros com fator solar, que proporciona a redução da condução do calor aos ambientes. Os telhados verdes proporcionam melhor conforto interno e contribuem para a redução de ilhas de calor e da poluição luminosa. 

A água da chuva será reutilizada na irrigação de plantas e nos sanitários após ser filtrada por um processo que utiliza plantas e peixes em tanques, que estão localizados na laje da caixa cênica do teatro, por onde a água circula; este mecanismo somará 46% de consumo de água. O aquecimento para a piscina e chuveiros será feito por meio de placas solares, colaborando para a economia de 56% de energia elétrica. 

Outra novidade é a incorporação no projeto de paisagismo e paredes verdes, aumentando a área de vegetação que passou a recobrir parte das superfícies verticais.  O jardim em pé dará lugar para a escultura do renomado escultor de Recife, Francisco Brennand durante a inauguração. 

RESPONSABILIDADE SOCIAL - Além de sustentável o prédio é inteiramente adaptado com rampas, mapa tátil no chão e corrimãos. Para o diretor regional do Sesc, Danilo Santos de Miranda, a unidade e seus equipamentos são de última geração, sempre com a preocupação da sustentabilidade. “Trata-se de um prédio verde.” O diretor acredita que as ações da instituição vão além da preocupação com o meio ambiente. “O Sesc tem uma proposta que abriga a parte cultural, convivência social, cidadania e qualidade de vida, sem fazer atividades para determinado público ou classe social, mas promover a integração.”

Miranda espera que passem pelo local de quatro a cinco mil pessoas por final de semana e convida o público sorocabano a prestigiar o novo espaço. “A gente quer parar a cidade nos dias 1º e 2 para todo mundo saber que o Sesc chegou com uma unidade completa.”

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DE INAUGURAÇÃO:

Intervenções Artísticas

Diversos artistas recebem o público visitante da nova unidade Sorocaba, em intervenções de teatro, dança, música, literatura e circo.

Travessia
Com melodias executadas ao vivo, uma boneca convida um espectador de cada vez, ora para dançar, ora acariciar sua mão, oferecendo-lhe, antes da despedida, uma flor. Com Grupo Caixa de Imagens.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Diversos espaços

Canto a Canto
O público é convidado a escolher em uma das gavetas de uma pequena caixa, alguma lembrança. O grupo utilizada textos e poesias de autores como Adélia Prado, Manoel de Barros, Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, entre outros. Com Cia. As Graças.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Diversos espaços

Espaços – e Passos! – Do Brincar
A atividade propõe momentos lúdicos com o uso de brinquedos, dança e o próprio corpo. Com Balangandança Cia.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Diversos espaços

Gesto Falante
Os personagens Extrabão, uma mistura de anti-herói e palhaço mímico, e sua ajudante Amadis apresentam esquetes clássicos de mímica e pantomima. Com Gabriel Guimard e Nora Prado.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Diversos espaços

Histórias ao Pé do Ouvido
As narradoras percorrem vários espaços com seus guarda-chuvas coloridos, contam histórias variadas ao pé do ouvido e mesclam adivinhas e poesias. Com Fabulosa Cia.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Diversos espaços

O Último Andar – Uma Brincadeira Poética
Inspirado na obra Ou Isto Ou Aquilo, de Cecília Meirelles, a intervenção convida os espectadores a brincar “no quintal de casa”. Com Grupo Engasga Gato.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Diversos espaços

Acrobáticos Fratelli
Artistas circenses realizam números aéreos com coreografias em rapel, lira, tecido acrobático e tirolesa.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Diversos espaços

O Roubo do Chapéu
A Mocinha e o Jeca começam uma briga sem fim por causa de um chapéu e contam essa história com técnica acrobática e pitadas de comicidade. Com Carola Costa e Edu Mantovani.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Diversos espaços

Zabobrim
O palhaço Zabobrim recebe o público com números e jogos circenses e interage com muita alegria com os convidados e visitantes. Com Esio Magalhães.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Diversos espaços

Puntear
Em diálogo com os detalhes da arquitetura, passagens, luz e sons característicos do fluxo de pessoas, os dançarinos transformam esses estímulos em uma poética do espaço. Com a Cia. Damas em Trânsito.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Diversos espaços

The Jazz Brothers
Banda itinerante de jazz tradicional, no estilo New Orleans, com instrumentos típicos como a tuba, o banjo e o washboard.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Diversos espaços


Circo

Banda Gigante
O grupo musical formado pelos palhaços Lu Lopes, Eugênio La Salvia e Marcio Werneck explora diferentes tendências musicais e rítmicas e resgata as cantigas infantis da cultura popular brasileira.
Dias 1. Sábado, às 11h30. Teatro


Artes Visuais

Exposições

O Escultor Francisco Brennand – Milagre da Terra, dos Peixes e do Fogo
Apresenta cerca de 60 esculturas e painéis de cerâmica do artista Francisco Brennand, um dos maiores criadores brasileiros. Transpor o universo mágico do ateliê do artista, localizado em Recife, para o espaço expositivo do SESC Sorocaba é o desafio que essa exposição se propõe a enfrentar, propiciando a criação de novos sentidos e induzindo o espectador a uma viagem dionisíaca por aquela atmosfera. Curadoria de Emanoel Araujo.
Dias 1 e 2. Sábado, das 10h às 18h30; domingo, das 10h às 17h30. Área de Exposições

Acervo SESC de Arte Brasileira
O Acervo SESC de Arte Brasileira encontra-se distribuído nas unidades da capital, litoral e interior. Preservar e difundir esse acervo corresponde a um dos múltiplos compromissos da instituição com a democratização do acesso à cultura. Esse processo se concretiza pelo estímulo à sensibilidade e à aprendizagem do olhar por meio do contato direto entre público e obra de arte. Entre obras já existentes e novas aquisições, estarão expostas no SESC Sorocaba obras dos artistas Francisco Brennand, Chico Niedzielski, Fabrício Lopez, Júlio Villani, Nino Cais, Luis Paulo Baravelli, Thereza Salazar, entre outros.
Dias 1 e 2. Sábado, das 10h às 18h30; domingo, das 10h às 17h30. Diversos espaços


Oficinas

Laboratório de Cinema de Animação
Pequeno estúdio de animação que apresenta, passo-a-passo, o processo criativo de filmes stop motion do cineasta César Cabral, autor de curtas premiados, como “Dossiê Rê Bordosa” e “Tempestade”. Com César Cabral e equipe.
Dias 1 e 2. Sábado, das 10h às 18h; domingo, das 10h às 17h. Oficina

Lambe-Lambe: Quem você pensa que é?
Os artistas fotografam grupos de pessoas utilizando uma câmera lambe-lambe analógica. O público acompanha o processamento das imagens e os negativos ficam disponíveis no varal móvel que acompanha os artistas. Com Guilherme Maranhão e Penna Prearo.
Dia 2. Domingo, das 13h às 17h. Oficina


Artemídia e Cultura Digital

VideoPong
Instalação lúdica em realidade aumentada construída com softwares livres, inspirada no jogo que representa os primórdios dos games eletrônicos. Projeto de VJ Pixel e Tiago Pimentel.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h30 às 18h. Internet Livre

Algo a Mais?
Exposição de obras digitais gráficas especialmente produzidas por artistas e ilustradores convidados. Produção técnica baseada no projeto colaborativo Jandig: http://memelab.com.br/jandig.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h30 às 18h. Internet Livre

Crie - Publique - #Compartilhe
O público poderá participar da cobertura da inauguração da nova unidade e compartilhar as experiências no twitter e youtube para que sejam publicadas no site colaborativo Meu Novo Sesc: sescsp.org.br/meunovosesc.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das xx às xxh. Internet Livre. Grátis

Experimentações Eletro-orgânicas
Atividade que explora e cria sistemas a partir das possibilidades de integração entre a vida das plantas, a eletrônica criativa e a visualização de dados enquanto geração de imagens em tempo real. Com VJ Pixel e Ricardo Guimarães.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h30 às 18h. Internet Livre


Dança

Baobá
O espetáculo é uma adaptação livre da obra “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry, na qual o menino volta à Terra em busca de um amigo e encontra um príncipe afro-brasileiro. Com a Cia. Cisne Negro. Concepção geral e direção: José Possi Neto. Coreografia: Dany Bittencourt.
Dia 1. Sábado, às 13h. Teatro

Intervenção de BBoys
Um rádio e um piso paviflex. Com essa configuração os BBoys demonstram os diversos aspectos das danças urbanas, seja na forma de batalha de dança ou em Cypher, as tradicionais rodas de improviso.
Dias 1 e 2. Sábado, às 17h; domingo, às 15h. Anfiteatro

Glocalidades enLUArado
O espetáculo interativo é um encontro entre a dança contemporânea e a música, vinculadas às raízes culturais brasileiras. Com Núcleo Pé de Zamba.
Dia 2. Domingo, às 14h. Anfiteatro

Adoniran
No espetáculo, em homenagem a Adoniran Barbosa, as canções do compositor são interpretadas em distintas coreografias. Com Ballet Stagium. Direção: Décio Otelo e Marika Gidali.
Dia 2. Domingo, às 15h. Teatro


Música

Quarteto Camargo Guarnieri
Vencedor do Prêmio Carlos Gomes na categoria Melhor Grupo de Câmara, o quarteto executa obras de Razumovsky e Claude Debussy. Com Elisa Fukuda (violino), Ricardo Takahashi (violino), Silvio Catto (viola) e Joel de Souza (violoncelo).
Dia 1. Sábado, às 16h. Teatro

Luiz Melodia - Participação de Céu e Dona Inah
O cantor e compositor carioca, autor de clássicos como “Estácio Holly Estácio” e “Pérola Negra”, apresenta show com sucessos de carreira.
Dia 1. Sábado, às 20h. Anfiteatro

Ricardo Anastácio e Zeca Collares
Os violeiros apresentam em seu espetáculo clássicos da música regional.
Dia 2. Domingo, às 12h. Teatro

Alma Lírica - Mônica Salmaso, Teco Cardoso e Nelson Ayres
Neste projeto, em formato camerístico, a cantora Mônica Salmaso, ao pianista e maestro Nelson Ayres e o flautista e saxofonista Teco Cardoso, passeiam pelo cancioneiro popular.
Dia 2. Domingo, às 17h. Teatro


Teatro

Lamartine Babo
Musical que aborda a vida e obra de Lamartine Babo, um dos maiores compositores da Música Popular Brasileira. Espetáculo ganhador do Prêmio Shell 2010 na categoria Música. Texto: Antunes Filho. Direção: Emerson Danesi.
Com Grupo Macunaíma/ CPT - Centro de Pesquisa Teatral.
Dia 1. Sábado, às 14h30. Teatro. Livre

45 Minutos
Um ator que mora nos fundos de um teatro tem, em troca de comida, exatos 45 minutos para entreter o público. Texto: Marcelo Pedreira. Direção: Roberto Alvim. Com Caco Ciocler.
Dia 1. Sábado, às 18h. Teatro. 12 anos

Esses Olhos Tão Grandes
O espetáculo recria o conto Chapeuzinho Vermelho, de Charles Perrault. Num velho teatro perdido no tempo, duas misteriosas figuras remexem antigos bonecos empoeirados e esquecidos. Com Cia. Mevitevendo.
Dia 2. Domingo, às 10h30. Teatro. Livre

A Árvore Seca
Uma nordestina tenta incansavelmente extrair otimismo de sua sofrida rotina e luta para driblar a esterilidade, a deficiência do filho adotivo e as mágoas do marido.
Texto: Alexandre Sansão. Direção: Antonio Vanfill e Leandro Godinho.
Com Ester Laccava.
Dia 2. Domingo, às 13h30. Teatro. 14 anos

Sua Incelença, Ricardo III
O espetáculo parte do texto Ricardo III, de William Shakespeare, e ganha a rua por meio do universo lúdico do picadeiro do circo, dos palhaços mambembes e das carroças ciganas, criando um diálogo entre o sertão e a Inglaterra Elisabetana. Adaptação dramatúrgica: Fernando Yamamoto. Com Clowns de Shakespeare (Camille Carvalho, Dudu Galvão, César Ferrario, Joel Monteiro, Marco França, Paula Queiroz, Renata Kaiser e Titina Medeiros).
Dia 2. Domingo, às 19h. Anfiteatro. Livre


Literatura

Ateliê HQ
Tirinhas de conhecidos cartunistas como Laerte, Angeli, Fernando Gonsales, Lourenço Mutarelli e João Montanaro ambientam a biblioteca, onde o público é convidado a produzir suas próprias tiras e a interagir com os cartunistas convidados.
Dia 1. Sábado, das 12h às 14h (com Lourenço Mutarelli) e das 15h às 17h (com Allan Sieber). Dia 2. Domingo, das 12h às 14h (com João Montanaro) e das 15h às 17h (com Fernando Gonsales). Biblioteca. Livre

Histórias ao Pé do Ouvido
Com guarda-chuvas coloridos, as narradoras contam histórias, misturando adivinhas e poesias, e convidam o público a ler poemas e quadrinhas populares. Com Fabulosa Cia.
Dia 1. Sábado, às 14h30. Biblioteca. Livre

João de Barros
A bordo de uma carroça equipada de latas, peneiras, libélulas, pedrinhas e outros objetos, quatro personagens embarcam numa viagem até o fim do quintal, bem perto do pé de tamarindo. Inspirada na obra de Manoel de Barros. Com Grupo Engasga Gato.
Dia 2. Domingo, às 10h30. Biblioteca. Livre


Esportes

Apresentação de Hóquei na Grama
Dia 1. Sábado, às 10h. Campo de Grama Sintética

Futsal Freestyle
Com presença de MC Max.
Dia 1. Sábado, às 10h. Ginásio

Tai Chi Chuan
Dia 1. Sábado, às 10h. Sala de Expressão Corporal

Circuito de Atividades
Dia 1. Sábado, às 10h. Conjunto Aquático

Judô
Presença dos atletas olímpicos Leandro Guilheiro, João Derly, além de medalhistas nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 Felipe Kitadai, Rafael Silva, Sara Menezes e Mayra Aguiar.
Dia 1. Sábado, às 11h. Ginásio

Dança Inclusiva
Dia 1. Sábado, às 11h. Sala de Expressão Corporal

Apresentação de Beisebol
Com a presença da Little League Baseball e do atleta Adriano de Souza, do Tampa Bay Rays (USA).
Dia 1. Sábado, às 11h30. Campo de Grama

Esportes de Rua e MC Max
Dia 1. Sábado, às 13h. Ginásio

Vivência de Arco e Flecha
Dia 1. Sábado, às 13h. Campo de Grama

Handebol Masculino
Esporte Clube Pinheiros X Sorocaba
Dia 1. Sábado, às 13h30. Ginásio

Aula de Natação com Atletas da APAN/Sorocaba
Participação do nadador Fernando Scherer
Dia 1. Sábado, às 13h30. Conjunto Aquático

Vivência de Frisbee
Dia 1. Sábado, às 14h30. Campo de Grama

Esportes de Rua, MC Max e Brô MC
Dia 1. Sábado, às 15h. Ginásio

Vivência de Canoagem
Com Sebastian Cuattrin (medalhista nos Jogos Pan-Americanos de 1999, 2003 e 2007)
Dia 1. Sábado, às 15h. Conjunto Aquático

Basquete
Bauru X Liga Sorocabana de Basquete
Dia 1. Sábado, às 15h30. Ginásio

Miniesportes
Dia 1. Sábado, às 15h30. Ginásio

Apresentação de Futebol Americano
Com a equipe Vipers (Sorocaba).
Dia 1. Sábado, às 16h. Campo de Grama

Treino da Seleção Brasileira de Natação
Com os atletas Thiago Pereira, Leonardo de Deus, Henrique Barbosa,
Henrique Rodrigues e Bruno Fratus.
Dia 1. Sábado, às 16h. Conjunto Aquático

Ginástica Multifuncional
Apresentação do programa. No dia 1, presença de Fredson, maratonista, bicampeão da Maratona Disney/ 2010 e 2011. 12 anos. Vagas limitadas.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, das 10h às 18h. Espaço de Ginástica Multifuncional

Capoeira
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, às 12h. Sala de Expressão Corporal

Vivência de Arco e Flecha
Dias 1 e 2. Sábado, às 13h; domingo, às 12h. Campo de Grama Sintética

Yoga
Dias 1 e 2. Sábado, às 14h; domingo, às 11h. Sala de Expressão Corporal

Ritmos de Salão
Dias 1 e 2. Sábado, às 15h; domingo, às 16h. Sala de Expressão Corporal

Pilates
Dia 1 e 2. Sábado, às 16h; domingo, às 13h e 17h. Sala de Expressão Corporal

Ciclo SESC
Dias 1 e 2. Sábado, às 17h; domingo, às 10h. Sala de Expressão Corporal

Demonstração de Badminton
Com o C. A. Paulistano
Dia 2. Domingo, às 10h. Ginásio

Vivência de Rugby
Dia 2. Domingo, às 10h. Campo de Grama Sintética

Aula de Natação
Com alunos do SESC e participação de Fernando Scherer.
Dia 2. Domingo, às 10h e 16h. Conjunto Aquático

Vivências Aquáticas
Hidrociclo, hidroelíptico, hidrojump, slackline e bolha aquática.
Dia 2. Domingo, às 11h30. Conjunto Aquático

Vivência de Badminton
Dia 2. Domingo, às 12h. Ginásio

Gincana Aquática
Dia 2. Domingo, às 13h. Conjunto Aquático

Apresentação de Basquete
Com o Projeto Social das Ex-Jogadoras Vânia e Vanira
Dia 2. Domingo, às 13h30. Ginásio

Danças Circulares
Dia 2. Domingo, às 14h. Sala de Expressão Corporal

Vivências de Mini-Esportes
Dia 2. Domingo, às 14h. Campo de Grama Sintética

Vivências de Surf, stand up paddle e TIF (transporte individual flutuante)
Dia 2. Domingo, às 14h30. Conjunto Aquático

Apresentação de Handebol
Com o Projeto Social de Sorocaba
Dia 2. Domingo, às 15h. Ginásio

Lian Gong
Dia 2. Domingo, às 15h. Sala de Expressão Corporal

Vivências de Jogos Pré-Desportivos
Dia 2. Domingo, às 16h. Campo de Grama Sintética

Apresentação de Basquete Paralímpico
Com a equipe da ADD (Magic Hands)
Dia 2. Domingo, às 16h30. Ginásio


Infantil

Poesias de Brincar: Eu Quero um Colo!
Intervenção na qual Dona Hibrígida, uma senhora docemente rabugenta, ofertará ao público singelas poesias sobre o brincar. Com a Companhia Ilustrada de Teatro.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, a partir das 10h30. Espaço de Brincar

Polvo Poético
Intervenção poética na qual um grupo de atores utiliza-se da velha brincadeira do telefone sem fio para declamar poesias para as crianças e adultos. Com o Grupo Sensus.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, a partir das 11h. Espaço de Brincar


Diversidade Cultural

Cacuriá
Modalidade surgida no Maranhão como parte profana das festividades do Divino Espírito Santo. Com o Grupo Pé no Terreiro.
Dia 1. Sábado, às 17h30. Convivência

Enawenê-Nawê
Os indígenas da nação Enawenê-Nawê (Mato Grosso) apresentam partes de seus rituais e artesanato.
Dias 1 e 2. Sábado, às 12h30 e 14h30. Domingo, às 10h30 e 13h30. Convivência

Brô MC’s
O grupo formado por indígenas Guarani Kaiowá (Mato Grosso do Sul) faz rap cantando em português e guarani.
Dias 1 e 2. Sábado, às 15h (Ginásio); domingo, às 15h30 (Anfiteatro)

Tambor de Crioula
Dança originalmente praticada por descendentes de escravos do Maranhão. Com a Família Menezes.
Dia 2. Domingo, às 16h. Anfiteatro


Juventudes

Rádio Ambiente 21
O projeto produz programas de rádio totalmente elaborados por jovens envolvidos com a reflexão sobre questões ambientais locais. Nos dias de inauguração os jovens participantes do projeto realizam entrevistas com o público para os programas transmitidos ao vivo através do www.ambiente21.radio.br.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, a partir das 10h30. Sala do Curumim


Turismo Social

Caminhos do SESC Sorocaba
Um “guia de turismo” inusitado apresenta sua visão sobre as características do edifício e da cidade de Sorocaba. O percurso busca ampliar a percepção dos espaços e criar intimidade entre o público e os locais visitados. Com o ator Ricardo Napoleão.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, a partir das 13h. Convivência


Valorização Social

Cinco Linhas em Pauta
Bordadeiras do Distrito Federal e de São Paulo apresentam seus trabalhos e contam suas histórias. Com os grupos Ser Brasileiro, Bordadeiras de Taguatinga, Brincando com Linhas (Brasília/DF), Café Igaraí e Bordadeiras do Jardim da Conceição (São Paulo). Curadoria: Renato Imbroisi.
Dias 1 e 2. Sábado e domingo, a partir das 10h. Sala de Múltiplo Uso  

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar