Quarta-Feira, 8 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Sanitário público oferece mais conforto aos frequentadores do Centro

Publicada em 14/08/2012 às 23:29
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O banheiro oferece 12 sanitários masculinos e 12 femininos (Foto: Zaqueu Proença/Secom)
A Prefeitura de Sorocaba entrega oficialmente à população nesta quarta-feira (15), a partir das 9 horas, um novo sanitário público na Praça Cel. Fernando Prestes. Com aproximadamente 270 m² de área, construído em um alto padrão de qualidade e dentro das normas de acessibilidade, o banheiro inclusive já atenderá ao público e aos participantes do ato cívico e desfile em comemoração ao 358º aniversário de Sorocaba.

O sanitário público fica em frente à Catedral Metropolitana de Sorocaba, ao lado do Posto Fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. O prefeito Vitor Lippi determinou sua construção na Cel. Fernando Prestes "pelo acesso facilitado e o objetivo de oferecer mais conforto para quem frequenta o Centro seja a trabalho, estudos ou mesmo a quem busca o comércio e serviços". A princípio, o banheiro ficará aberto de segunda-feira a sábado durante o horário comercial, com a presença de funcionários responsáveis pela manutenção.

Este novo local tem disponível 12 sanitários masculinos e 12 femininos, e em cada setor haverá sanitário adaptado para pessoas com deficiência, com barras para o apoio de idosos. A construção, coordenada pela Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), é de concreto aparente, azulejos nas paredes internas e piso de granito, com espelhos na parede, sensores automáticos nas torneiras e válvulas de descarga. O prédio conta com paisagismo na fachada, um jardim interno e, em breve, terá um fraldário.

Desde o primeiro processo de revitalização do Centro, realizado em 2003, os banheiros eram disponíveis somente para frequentadores de espaços públicos, como os Terminais Santo Antônio e São Paulo, o Mercado Municipal, a Biblioteca Infantil, a Fundec, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a Secretaria da Cultura e Lazer e a Secretaria da Cidadania.

MELHORIAS NO CENTRO - A Prefeitura vem desenvolvendo desde 2010 uma série de ações visando melhorar as condições de conforto e segurança do Centro de Sorocaba. Uma das principais mudanças foi a substituição dos 38 mil m² do piso instalados nas praças, ruas e nos bulevares Dr. Braguinha e Barão do Rio Branco. O modelo escolhido foi o ladrilho hidráulico, fabricado em concreto, e definido por uma enquete com a população.

A Praça Cel. Fernando Prestes ainda recebeu novas mudas de árvores, vasos com plantas e arbustos, bancos e a reinstalação do busto em homenagem ao Monsenhor João Soares. Já a Praça "Dr. Ferreira Braga", o Largo do Rosário, foi inteiramente reurbanizada, com a troca do piso, novos paisagismo, bancos e sistema de iluminação, além da reativação de sua fonte luminosa. Esta praça ainda foi o primeiro ponto atendido pelo Centro de Operações e Inteligência (COI), sistema de videomonitoramento 24 horas por dia operado pela Guarda Civil Municipal.


Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar