Terça-Feira, 2 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Santuário de São Judas Tadeu é a primeira capela online de Adoração Perpétua Site do Santuário do bairro do Central Parque tem aproximadamente 60 mil acessos por mês de internautas do Brasil e do Exterior

Publicada em 13/07/2012 às 22:57
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Site do Santuário, com sua capela de adoração perpétua online 24 horas por dia, agora integra o RankBrasil (Foto: Divulgação)
O Santuário Arquidiocesano de São Judas Tadeu, situado no bairro do Central Parque, em Sorocaba, entra para o RankBrasil em 2012 pela criação da primeira capela online de Adoração Perpétua com transmissão ao vivo. A informação foi dada ontem ao DIÁRIO pelo reitor do Santuário, padre Flávio Jorge Miguel Júnior, que exultante explicou que o RankBrasil atua monitorando sites de todo o País.

A novidade foi lançada na Internet em 28 de outubro de 2011, justamente na data da solenidade litúrgica do Santo Apóstolo Padroeiro. No espaço físico do novo e belíssimo Santuário em honra do `santo protetor das causas impossíveis´ que se ergue nos altos do Central Parque, existe uma câmera que exibe imagens do local em tempo real, durante 24 horas por dia e de forma ininterrupta.

Em janeiro deste ano, o Santuário de São Judas Tadeu também inaugurou sua WebTV, pela qual, além das imagens da Capela de Adoração Perpétua ao Santíssimo, os internautas podem acompanhar as missas dominicais e rezar o terço online. Através da WebTV, também é possível fazer pedidos de oração e acender vela de sete dias. Visitado no Brasil e Exterior, o site conta com aproximadamente 60 mil acessos por mês.

Segundo ainda o padre Flávio Júnior, ao longo das últimas décadas a Igreja Católica tem procurado incentivar cada vez mais a presença do Evangelho de Cristo nos meios de comunicação, especialmente na Internet. “À luz desse incentivo inclusive do papa Bento XVI, nós aqui no Santuário de São Judas Tadeu nos debruçamos nos últimos dois anos para incrementar as ações evangelizadoras na Internet”, destaca. Para tanto, lembra também o reitor, o Santuário contou com a ajuda de cristãos que, gratuitamente, desenvolveram um projeto na área: “Além da formação de uma equipe da própria comunidade, foi preciso muito investimento na aquisição dos aparelhos necessários para a tecnologia funcionar”.

Feliz com o recorde e pelo reconhecimento do trabalho realizado, padre Flávio Júnior comenta que a repercussão do projeto tem sido uma grande surpresa. “Desde que foi lançada na Internet, milhares de pessoas não somente do Brasil, mas do mundo inteiro têm acessado nossa capela online”, comemora.

TECNOLOGIA - A equipe que desenvolveu o site e a capela online do Santuário de São Judas Tadeu foi coordenada por Marcelo Tadeu Sanches. No total, foram utilizados 700 metros de cabo de rede e 100 metros de fibra óptica, além de um servidor de vídeo. O projeto teve ainda a colaboração dos analistas de sistemas Giovanni Todesco e Roberto Vasari Nunes e do web designer Luiz Henrique Saconi. “Nosso site inicial precisou passar por uma reformulação geral para comportar toda esta estrutura e garantir que a capela de Adoração Perpétua permaneça no ar durante 24 horas, nos sete dias da semana”, acrescenta o coordenador do grupo, Marcelo Tadeu, explicando que foi justamente por se tratar da primeira capela do gênero e pelo grande número de visitantes do site que os responsáveis pelo projeto decidiram entrar em contato com o RankBrasil, que confirmou oficialmente o recorde.

ADORAÇÃO PERPÉTUA - O termo Adoração Perpétua é usado para designar a prática cristã da adoração ininterrupta ao Santíssimo Sacramento (Jesus Eucarístico), com a presença física, que acontece em um longo ou curto período de tempo. As palavras também podem significar adoração ininterrupta em uma igreja em particular, como é o caso do Santuário Arquidiocesano de São Judas Tadeu, que nunca fecha suas portas, mesmo durante a madrugada.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar