Quarta-Feira, 8 de Julho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< IR 2012 Número de declarações no primeiro dia de envio cai em relação ao ano passado

Publicada em 02/03/2012 às 21:55
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Mesmo com a queda, a expectativa do órgão regional continua sendo receber 325 mil declarações (Fernando Rezende)
A Receita Federal começou a receber, na quinta-feira, dia 1º, a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2012 e em Sorocaba o número deste primeiro dia foi inferior ao do ano passado. De acordo com o delegado da Receita Federal em Sorocaba, Ângelo Bosso, até a meia-noite de quinta-feira haviam sido enviadas 531 declarações de contribuintes sorocabanos e 1.547 dos que residem da região, enquanto em 2011 foram 989 e 2.090, respectivamente. Bosso explicou que diversos fatores podem ter causado a queda de documentos enviados no primeiro dia, porém a expectativa de receber 325 mil dos contribuintes de Sorocaba e região, continua. 

Em todo o País, o primeiro dia foi o escolhido por 283.055 contribuintes para o envio do documento. Na mesma ocasião no ano passado, o número foi de 153,96 mil, o que representa um crescimento de 84,2% no ritmo de entregas. A expectativa do órgão é de receber aproximadamente 25 milhões de declarações, contra 24,37 milhões em 2011. A data limite para envio do documento é 30 de abril.

Bosso ressalta que quem enviar primeiro terá direito à restituição nos primeiros lotes, porém lembrou que as pessoas com idade acima de 65 anos têm prioridade. O programa gerador da declaração está disponível na página da Receita Federal desde o último dia 24 e no site o contribuinte deve baixar o Receitanet, aplicativo responsável pela transmissão dos dados. A multa mínima por atraso é de R$ 165,74.

Para facilitar o preenchimento, a Receita atualizou a página especial com tutorial que simula o desenho de uma linha de metrô, em que cada estação representa uma etapa que deve ser cumprida até a entrega da declaração. Para visualizar o desenho, o contribuinte deve acessar o endereço www.receita.fazenda.gov.br/irpf2012. A Receita também liberou um manual para o contribuinte com perguntas e respostas sobre o preenchimento da declaração.

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar