Terça-Feira, 26 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Presidente discursa por governos transparentes, ao lado de Obama Dilma Rousseff considera necessário haver uma imprensa

Publicada em 20/09/2011 às 20:03
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Dilma discursou ao lado dos presidentes do México, Noruega e Estados Unidos (Foto: Roberto Stuckert Filho/PR)
Durante cerimônia do grupo de países denominado “Governo Aberto”, em Nova York, a presidente da República, Dilma Rousseff, declarou que acha necessário haver uma imprensa “vigilante” e que as pessoas tenham acesso à informação como um dos pilares da democracia. O “Governo Aberto” reúne 60 países que se comprometeram a implementar políticas públicas transparentes. 

A presidente disse que as ações não podem se resumir a permitir o acesso individual à execução do orçamento do Estado ou o acompanhamento da lisura e da racionalidade da ação dos agentes públicos. “Trata-se também de assegurar a prestação de contas, a fiscalização e a participação dos cidadãos, criando uma relação de mão dupla permanente entre o governo e a sociedade. Conta-se também com a posição vigilante da imprensa brasileira, não submetida a qualquer constrangimento governamental", disse.

Dilma ficou ao lado do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama. O grupo, para ela, tem papel fundamental para o fortalecimento da democracia. A próxima reunião será no Brasil, em 2012, com organização da Controladoria-Geral da União (CGU). 

Obama já havia discursado antes, quando fez elogios ao trabalho de países emergentes no grupo. Ele garantiu que se esforça para divulgar dados sobre saúde, educação e outros setores a fim de tornar seu governo mais aberto. “Informação é poder. Queremos ajudar pessoas a tomar decisões.”

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar