Terça-Feira, 26 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Orquestra Sinfônica recebe convidado especial na quinta Músico Rafael Hirochi Fuchigami integrará o grupo tocando Shakuhachi, um tipo de flauta japonesa; vai haver espetáculo na quinta e no domingo na Sala Fundec

Publicada em 19/09/2011 às 20:02
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Rafael Hirochi é flautista, professor de Música e pesquisador (Foto: Divulgação)
Os concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba neste mês terão uma atração especial: a participação do músico Rafael Hirochi Fuchigami, que integrará o grupo tocando Shakuhachi, um tipo de flauta japonesa. Haverá concertos nesta quinta-feira (22) e no domingo (25). 

Sob regência de Eduardo Ostergren, os concertos começam com a sinfonia “Singulière”, de Franz Berwald, e “Andante em Dó Maior”, de Wolfgang Amadeus Mozart. Em seguida, Rafael Hirochi junta-se à orquestra para tocar a música folclórica japonesa “Shimbara no Komoriuta”, com solo de shakuhachi. No encerramento do concerto, o solista toca “Yamagoe” na flauta japonesa.

Rafael Hirochi é flautista, professor de Música e pesquisador. Ele explica que o shakuhachi teve suas origens na China e foi introduzido no Japão no século VII. Caracteriza-se por uma sonoridade rica em harmônicos. O instrumento fez parte da música de corte e também foi tocado por monges. 

Em meados de 1600, o shakuhachi passou a ser fabricado a partir da raiz do bambu e seu comprimento e diâmetro ficaram maiores. O uso da flauta japonesa passou a ser monopolizado pelos monges komuso, da seita budista fuke, que utilizavam o instrumento em suas práticas religiosas. Com a dissolução da seita no início da Era Meiji (1868 a 1912), surgiram várias escolas e estilos de tocar shakuhachi.

SERVIÇO - Os concertos da Orquestra Sinfônica de Sorocaba vão ocorrer nesta quinta-feira, às 20 horas, e no domingo, às 18 horas. A Sala Fundec se localiza na Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro. Os ingressos custam R$ 2. Mais informações pelo telefone (15) 3233-2220 ou no site www.fundecsorocaba.com.br

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar