Segunda-Feira, 25 de Maio de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Vacinação contra Pólio quer imunizar mais de 36 mil crianças

Publicada em 13/08/2011 às 18:52
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Se a meta não for atingida, campanha segue no decorrer da semana (Foto: Fernando Rezende)
Mais de 36 mil crianças. Essa é a meta da segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Paralisia Infantil em Sorocaba, que foi desenvolvida ontem nas Unidades Básicas de Saúde e em postos volante do município. Caso o número não seja atingido, a campanha se estenderá no decorrer da semana, entre as 8 da manhã e 5 da tarde. Todas as crianças entre 0 e 5 anos devem ser vacinadas cinco vezes: são três doses no primeiro ano de vida, com reforço da dose ao completarem um e cinco anos. Não há contraindicação.

Embora não existam casos de poliomielite no Estado de São Paulo há 23 anos, a vacinação é importante para evitar que o vírus seja reintroduzido no País, uma vez que ele ainda está presente na Índia, no Afeganistão, na Nigéria e no Paquistão. "É importante manter a campanha, além disso os pais podem aproveitar a vinda ao postinho e acertar outras vacinas da criança", explica a diretora de vigilância em saúde, Consuelo Matiello. Ela também conta que o esforço para imunizar todas as crianças no mesmo dia não é por acaso. "Também imuniza o meio ambiente do vírus selvagem, com a eliminação do vírus pelas fezes", conta.

Consuelo lembra que o feriado de 15 de agosto, amanhã, pode acabar prejudicando a campanha. "Há muitos sorocabanos viajando e, se há vacinação em outras cidades, não temos como contabilizar", diz. Ainda assim, o movimento nos postos de saúde foi grande no início da manhã. "É uma forma de consciência da saúde dos bebês, só traz coisas boas", declara o auxiliar de produção Hector Pontes Proença, que levou a filha Ágatha, de 7 meses.

Até às 15 horas deste sábado (13), 21.527 crianças menores de 5 anos foram vacinadas contra a paralisia infantil em Sorocaba, durante a segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomelite. De acordo com a Vigilância Epidemiológica de Sorocaba (VE), esse número corresponde a 56,45% da população alvo. 
 
 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar